Problema Grande a ser evitado 118i

Sessão destinada a Série 1

Problema Grande a ser evitado 118i

Mensagempor marcelofree » 13 Set 2018, 16:37

Boa tarde bimmers!

Gostaria de compartilhar um perrengue que venho passando a fim de evitar que vocês se protejam e não passem também. (Antes de postar, procurei referências sobre este problema no fórum e não encontrei, caso assunto já seja tratado, favor desconsiderar).

Bom, tenho uma 118i (2009/2010), que acabou de completar 60k km, sempre muito bem cuidada, carro de final de semana. Dois meses atrás, constatei que estava começando a gotejar óleo embaixo do carro, levei no mecânico de confiança e constatou que o vazamento estava ocorrendo principalmente através da junta da tampa do cabeçote e suadores iniciais nas vedações da bomba de vácuo de óleo, da bomba de óleo (cárter) e da bomba d'água. (Já achei estranho pois não vi nenhum relato de alguém que precisou trocar essas juntas com 60.000 km, ok). Encomendei e recebi as peças e quando fui levá-lo ao mecânico novamente, suspeitou do motor estar rajando, me aconselhou completar com óleo e caso o barulho persistisse pensar em retífica. Achei um absurdo, que ele estava delirando, pois mesmo sabendo que estava vazando óleo, haveria de ser muito pouco, sendo que NENHUMA vez a luz de óleo acendeu. Bom, segui as instruções, fui completar um litro por vez e para a minha surpresa coloquei 5 litros! (Considero um erro de projeto, o sensor simplesmente mostrar que o nível está abaixo do normal somente 1L). Fui colocando e nada do nível subir! Lembrando que nenhuma vez acendeu a luz de óleo no painel. Andei um pouco com o carro e para a minha decepção, o barulho não sumiu! Levei novamente no mecânico, ele abriu a tampa do cabeçote e viu que o comando das válvulas de admissão estava todo comido. Perguntei como seria possível resultar num problema tão grande, sem ao menos o indicador de óleo no painel não acender!? Me explicou que apesar do vazamento pressão do óleo como provavelmente ainda estava nos níveis adequados, não foi suficiente para acionar o alerta. Fiquei muito decepcionado, pois sempre fui muito cuidadoso com o carro além de rodar muito pouco e só estava no aguardo das peças chegarem para realizar a manutenção. Agora estou no prejuízo muito grande que uma simples troca de juntas, terei que substituir o comando das válvulas de admissão e possivelmente os balancins e mancais, sendo que o sensor de óleo poderia ter me livrado dessa. O motor estava rajando baixinho, por sorte não acabou pegando o outro comando, anéis de pistão, bielas, virabrequim, etc, comprometendo grande parte do motor. Fica aqui minha sugestão, de mesmo não acusar aviso de óleo, SEMPRE verificar pelo sensor e só sossegar quando o mostrador de óleo estiver no nível ideal, a diferença pequena do nível pode na realidade ocultar uma grande perda de óleo. E claro, minha decepção com um carro com tanta tecnologia, sensores, etc, não conseguir proteger o motor de um problema tão simples, mas muito grave.
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Re: Problema Grande a ser evitado 118i

Mensagempor CarlosWagner » 13 Set 2018, 19:49

Amigo

Posso estar falando besteira, pois nao sou mecanico, mas tenho idade e certa experiencia com carros para poder levantar tal suspeita:

- Acredito que o pescador pode ter entupido e nao subido oleo suficiente para lubrificar a parte de cima do motor. Nesse caso, o carro nao acusaria falta de oleo.

Minha 118i 2010/2011, antes de eu compra-la aos 56 mil km, verifiquei na concessionaria da regiao quais manutenções haviam sido feitas e, dentre elas, o dono antigo tinha mandado fazer um flush no motor para evitar esse problema.

Talvez o dono anterior do seu carro tenha pasado muito tempo sem trocar oleo e borras foram criadas e entupiram o pescador do oleo em algum momento.

De qualquer forma, encaro com tristeza seu problema.

Meus sentimentos ai amigo...
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Re: Problema Grande a ser evitado 118i

Mensagempor GutoRamos » 15 Set 2018, 16:27

Boa tarde, Confrades

O fato dos modelos não possuírem vareta para verificar o nível de óleo complica, ficamos na dependência do sensor de nível, eu tive problema de entupimento no sensor que para minha sorte acusava falta de óleo na época por falta de conhecimento cheguei a colocar 8 litros em um cárter de 4,5 lt e continuava marcando falta, achei muito estranho, retirei o sensor que fica localizado embaixo no cárter e constatei entupimento fiz uma limpeza e resolvi o problema.
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Re: Problema Grande a ser evitado 118i

Mensagempor LUPIETRO » 15 Set 2018, 16:56

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