SOMENTE GASOLINA PODIUM??

Sessão destinada a Série 3

Re: SOMENTE GASOLINA PODIUM??

Mensagempor jvlamare » 05 Nov 2017, 02:14

Abasteci um tanque com a octapro, não senti diferença nenhum para a Podium e está mais cara aqui no RJ. Não verifiquei se a ponteira ficou mais carbonizada tb, mas já voltei pro tanque de podium.
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Re: SOMENTE GASOLINA PODIUM??

Mensagempor rafa_pr » 05 Nov 2017, 11:10

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Re: SOMENTE GASOLINA PODIUM??

Mensagempor sandro.garbi » 30 Abr 2018, 16:15

Sr´s recentemente tive um problema com minha 320i 2015 que só tem 12000Kms, a mesma é vendida como Flex, porém depois de muita pesquisa enquanto ele estava aguardando resposta da cortesia de garantia (45 dias) descobri que os bicos instalados não são compativeis com Etanol, ou seja são GDI (Gasoline Direct Injection).
Na sequencia dos fatos a BMW recusou a garantia pois o carro já havia passado 2 meses do prazo de garantia (24 meses) contudo após uma intensa discussão com a concessionaria Euro Imports de Londrina, onde solicitei os documentos da BOSH que recomendam o uso com Etanol ou pelo menos a compatibilidade, estranhamente me deram a garantia no bico defeituoso.
Tbm solicitei a BOSH tal documento e a mesma assim como a BMW se calam ou diante do fatos de que esta geração de carros com injeção direta vem apresentando problemas quando utilizado Etanol, apesar dos carros serem vendidos como FLEX.
Contudo respondendo a questão: Segundo a entrega técnica da Marca deve se usar Gasolina de Alta Octanagem, Gasolina Normal ou Etanol Normal e NUNCA UTILIZAR GASOLINA ADITIVADA..
Eu aconselho aos donos de modelos Flex utilizarem só gasolina normal ou Podium e nunca Etanol, principalmente após o término da garantia.
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Re: SOMENTE GASOLINA PODIUM??

Mensagempor llegomes » 03 Mai 2018, 15:10

Concordo... só gasolina comum ou podium... NUNCA ADITIVADA!!!!!! POR MAIS QUE OS FRENTISTAS INSISTAM!

Eu particularmente só uso comum da shell (posto de confiança).. última viagem fiz 15 km/l (eco mode e tranquilamente na faixa dos 110-120 km/h)..
Na cidade venho fazendo 7 km/l (cidade nada plana)...

Outra coisa q ajudou é o óleo motul e líquido de arrefecimento (aditivo) da motul tbm (inugel expert), completei a capacidade integral com este aditivo (deu uns 7 litros e 400 ml).

Nada de problemas! melhor do que nunca! só elogio...
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Re: SOMENTE GASOLINA PODIUM??

Mensagempor Gupi » 06 Jun 2018, 17:58

Moçada, alguém já tentou fazer a mistura da gasolina comum com a podium, meio a meio? Se levarmos em consideração que a comum tem 87 octanas e a podium 97, se fizermos esta mistura, ficaremos com 92 octanas no tanque. Valor aceitável para nossos carros e igual as demais gasolinas premium, tais como da Shell e da Ipiranga. Será que causa algum problema no motor, essa mistura? Abraços.
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Re: SOMENTE GASOLINA PODIUM??

Mensagempor jvlamare » 07 Jun 2018, 00:36

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Re: SOMENTE GASOLINA PODIUM??

Mensagempor Alexeiev » 07 Jun 2018, 17:11

Boa tarde, eu só não entendo uma coisa, porque vcs dizem que nunca deve ser usada a gasolina comum aditivada se todas as gasolinas premium são aditivadas?
Não estou me referindo à octanagem, e sim aos aditivos. A gasolina Octapro da ipiranga tem os mesmos aditivos da DT Clean e mais um redutor de atritos.
Nos sites de todas as marcas de combustíveis, dizem que os aditivos são para manter a limpeza de todo sistema de alimentação e do próprio motor, reduzindo a carbonização, etc e tal e todas gasolinas premium são aditivadas...
Eu sempre usei a DT Clean Ipiranga, estou com a segunda BMW(a primeira era uma 318i ano 2011 e a atual é 328i sport GP Flex), já são 7 anos que tenho BMW e nunca tive nenhum problema de motor com nenhuma delas. A primeira era importada e só gasolina. A atual nunca usei álcool, estou no primeiro tanque com a Octapro experimentando. Realmente acelera mais,mas não sei se vale a pena a diferença de preço, a 328i já é um foguete com qualquer combustível...
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Re: SOMENTE GASOLINA PODIUM??

Mensagempor LUPIETRO » 07 Jun 2018, 17:39

:roll: :roll:
Eu entendi que a idéia aqui é que a gente evite fazer uma miscelânia de gasolina aditivadas.... Se a gente ficar só no básico, que é a gasolina "sem nada" e a "Podium", quando for possível, não teremos os possíveis conflitos entre os aditivos e, consequentemente, menos dor de cabeça pra arrumar as coisas depois...
Afinal, donos de BMW deveriam ser os últimos preocupados em "quantos kilometros faz por litro"...
BMW é diversão, prazer em dirigir, "carro"... E isso não tem preço.
Quer economizar, vai de bike!
Minha sugestão: Somente gasolina Podium... ...enquanto pudermos!
:mrgreen: :mrgreen:
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Re: SOMENTE GASOLINA PODIUM??

Mensagempor jvlamare » 08 Jun 2018, 02:01

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Re: SOMENTE GASOLINA PODIUM??

Mensagempor Alexeiev » 09 Jun 2018, 14:00

Realmente, essa história de aditivos é complicada porque cada marca usa o seu tipo, cada um diz ter sua vantagem. Eu como sempre usei a Ipiranga por causa da proximidade do posto em relação à minha casa e nunca tive problemas de motor com essa marca, vou continuar usando até apresentar algum problema que me convença a trocar de marca ou tipo de combustível.
Pesquisando no site da Ipiranga, vejo a informação de que a gasolina comum aditivada DT Clean tem exatamente os mesmos aditivos da Octapro, apenas a octanagem é diferente. Dizem também que usam um novo aditivo nas duas que reduz o atrito das peças internas(tecnologia Friction Modifier), além dos aditivos de limpeza, inclusive divulgam as marcas dos fabricantes e fornecedores de seus aditivos, com seus sites e informações (não são Brasileiros).
Quem se interessar pode dar uma lida no próprio site da Ipiranga:

Octapro: https://portal.ipiranga/wps/portal/ipir ... es/octapro
DT Clean: https://portal.ipiranga/wps/portal/ipir ... es/dtclean

Vejam no final da página, em "Duvidas frequentes" da Octapro, a última explicação confirmando a informação de que a comum aditivada e a Premium de alta octanagem tem exatamente os mesmos aditivos.
Essa era a única dúvida que eu tinha em relação à usar a aditivada ou a comum na BMW.
Li também num site sobre motos BMW, que a própria BMW fez testes de comparação apenas entre a gasolina comum e a premium e comprovou a eficiência da gasolina comum nos seus veículos apenas na eficiência de potencia pela octanagem e indicam seu uso. Quanto às gasolinas aditivadas ela não indica somente porque não fez nenhum teste e não tem comprovação de algum benefício das aditivadas em relação às comuns. Dizem também que não fizeram comparação entre as aditivadas para avaliar seus benefícios ou não, devido as diferenças de aditivos adotados pelas fornecedoras de combustível, o que seria inviável comparar pela quantidade de marcas diferentes. Os testes com aditivadas deveriam ser feitos com diversos veículos e depois desmontar os motores para avaliar as condições internas das peças por isso a inviabilidade do teste($$$$$).
Agora, tudo isso se lê pela internet, onde se escreve o que quer, pode ser informação verdadeira ou apenas propaganda paga e não se tem nenhuma prova de confiabilidade, correto?
Pelo menos, algumas fornecedoras como Shell, Ipiranga e Petrobras me parecem confiáveis, mas lá na ponta de distribuição final, nos postos, vai saber se não foi adulterada... Por isso acho que o que vale mais é a confiabilidade do posto onde vc costuma abastecer.
Eu acho que até hoje tive sorte de nunca abastecer com gasolina "batizada" porque nunca tive problemas com meus carros e obviamente já abasteci em muito posto diferente em viagens.
Tenho como conhecimento e experiência, um cunhado que teve uma Mercedes C180 e duas BMW 320i, uma importada e outra Flex nacional, agora está com um Audi A5, e um sobrinho com uma série 1, 120i, nenhum deles tiveram problemas assim como eu com as duas BMW que tive, todos moramos próximos e usamos o mesmo posto Ipiranga mais por comodidade porque fica a 2 quadras de casa e sempre usamos a DT Clean.
Estou começando a usar a octapro que chegou em um posto aqui por perto, da Shell e da Petrobras não tem em nenhum posto próximo de casa, por isso não usei e não tenho experiência com gasolinas Premium delas.
Sinceramente, na cidade não senti muita diferença ainda entre a DT Clean e a Octapro, apenas está um pouco mais econômica, já rodei meio tanque com ela, mas acho que na estrada devo perceber a melhora de rendimento do motor, a 328i turbo flex não dá pra perceber porque é "complicado" acelerar pra valer mesmo nas ruas dentro da cidade...
Pesquisando também nos sites da Petrobras e da Shell, vejo que as suas gasolinas Premium também são aditivadas:
Shell: https://www.shell.com.br/motoristas/com ... acing.html
Petrobras: http://www.br.com.br/wcm/connect/lib_po ... ras+podium e https://gasolina.hotsitespetrobras.com. ... ium/inicio

Resumindo, como disse o colega em uma postagem anterior, devemos sempre usar gasolina aditivada para evitar formação de borras e crostas internas, mantendo sempre limpo as partes internas do motor, tanto nas áreas de combustão quando nas áreas de circulação do combustível, além de recentemente serem adicionados substancias redutoras de atrito.
Essa é a finalidade dos aditivos, presente tanto nas gasolinas comum aditivadas quanto nas gasolinas Premium de todas as marcas e em algumas no álcool também.
Na minha opinião os recepcionistas e mecânicos das concessionárias indicam usar gasolina comum sem aditivos por um motivo óbvio, essas gasolinas vão provocar depósitos de sujeira, fuligens e crostas em diversas áreas do motor e o usuário vai ter que fazer manutenção, essas limpezas, troca de velas, troca de óleo, limpeza de bicos injetores, etc, com muito maior frequência do que se usar as aditivadas. É óbvio que isso gera trabalho e lucro para eles. Deve ser orientação padrão de todas concessionárias e de todas as marcas...
Editado pela última vez por Alexeiev em 17 Jul 2018, 15:19, em um total de 1 vez.
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