Realmente, essa história de aditivos é complicada porque cada marca usa o seu tipo, cada um diz ter sua vantagem. Eu como sempre usei a Ipiranga por causa da proximidade do posto em relação à minha casa e nunca tive problemas de motor com essa marca, vou continuar usando até apresentar algum problema que me convença a trocar de marca ou tipo de combustível.
Pesquisando no site da Ipiranga, vejo a informação de que a
gasolina comum aditivada DT Clean tem exatamente os mesmos aditivos da Octapro, apenas a octanagem é diferente. Dizem também que usam um novo aditivo nas duas que reduz o atrito das peças internas(tecnologia Friction Modifier), além dos aditivos de limpeza, inclusive divulgam as marcas dos fabricantes e fornecedores de seus aditivos, com seus sites e informações (não são Brasileiros).
Quem se interessar pode dar uma lida no próprio site da Ipiranga:
Octapro:
https://portal.ipiranga/wps/portal/ipir ... es/octaproDT Clean:
https://portal.ipiranga/wps/portal/ipir ... es/dtcleanVejam no final da página, em "Duvidas frequentes" da Octapro, a última explicação confirmando a informação de que a comum aditivada e a Premium de alta octanagem tem exatamente os mesmos aditivos.
Essa era a única dúvida que eu tinha em relação à usar a aditivada ou a comum na BMW.
Li também num site sobre motos BMW, que a própria BMW fez testes de comparação apenas entre a gasolina comum e a premium e comprovou a eficiência da gasolina comum nos seus veículos apenas na eficiência de potencia pela octanagem e indicam seu uso. Quanto às gasolinas aditivadas ela não indica somente porque não fez nenhum teste e não tem comprovação de algum benefício das aditivadas em relação às comuns. Dizem também que não fizeram comparação entre as aditivadas para avaliar seus benefícios ou não, devido as diferenças de aditivos adotados pelas fornecedoras de combustível, o que seria inviável comparar pela quantidade de marcas diferentes. Os testes com aditivadas deveriam ser feitos com diversos veículos e depois desmontar os motores para avaliar as condições internas das peças por isso a inviabilidade do teste($$$$$).
Agora, tudo isso se lê pela internet, onde se escreve o que quer, pode ser informação verdadeira ou apenas propaganda paga e não se tem nenhuma prova de confiabilidade, correto?
Pelo menos, algumas fornecedoras como Shell, Ipiranga e Petrobras me parecem confiáveis, mas lá na ponta de distribuição final, nos postos, vai saber se não foi adulterada... Por isso acho que o que vale mais é a confiabilidade do posto onde vc costuma abastecer.
Eu acho que
até hoje tive sorte de nunca abastecer com gasolina "batizada" porque nunca tive problemas com meus carros e obviamente já abasteci em muito posto diferente em viagens.
Tenho como conhecimento e experiência, um cunhado que teve uma Mercedes C180 e duas BMW 320i, uma importada e outra Flex nacional, agora está com um Audi A5, e um sobrinho com uma série 1, 120i, nenhum deles tiveram problemas assim como eu com as duas BMW que tive, todos moramos próximos e usamos o mesmo posto Ipiranga mais por comodidade porque fica a 2 quadras de casa e sempre usamos a DT Clean.
Estou começando a usar a octapro que chegou em um posto aqui por perto, da Shell e da Petrobras não tem em nenhum posto próximo de casa, por isso não usei e não tenho experiência com gasolinas Premium delas.
Sinceramente, na cidade não senti muita diferença ainda entre a DT Clean e a Octapro, apenas está um pouco mais econômica, já rodei meio tanque com ela, mas acho que na estrada devo perceber a melhora de rendimento do motor, a 328i turbo flex não dá pra perceber porque é "complicado" acelerar pra valer mesmo nas ruas dentro da cidade...
Pesquisando também nos sites da Petrobras e da Shell, vejo que as suas gasolinas Premium também são aditivadas:
Shell:
https://www.shell.com.br/motoristas/com ... acing.htmlPetrobras:
http://www.br.com.br/wcm/connect/lib_po ... ras+podium e
https://gasolina.hotsitespetrobras.com. ... ium/inicioResumindo, como disse o colega em uma postagem anterior, devemos sempre usar gasolina aditivada para evitar formação de borras e crostas internas, mantendo sempre limpo as partes internas do motor, tanto nas áreas de combustão quando nas áreas de circulação do combustível, além de recentemente serem adicionados substancias redutoras de atrito.
Essa é a finalidade dos aditivos, presente tanto nas gasolinas comum aditivadas quanto nas gasolinas Premium de todas as marcas e em algumas no álcool também.
Na minha opinião os recepcionistas e mecânicos das concessionárias indicam usar gasolina comum sem aditivos por um motivo óbvio, essas gasolinas vão provocar depósitos de sujeira, fuligens e crostas em diversas áreas do motor e o usuário vai ter que fazer manutenção, essas limpezas, troca de velas, troca de óleo, limpeza de bicos injetores, etc, com muito maior frequência do que se usar as aditivadas. É óbvio que isso gera trabalho e lucro para eles. Deve ser orientação padrão de todas concessionárias e de todas as marcas...