por gamayer » 29 Dez 2016, 10:08
Como havia comentado no post anterior, seu problema pode ter outra causa, os motores são bem diferentes um é 6 cilindros aspirado e o seu é 4 cilindros turbo, então pode existir outras variáveis. Como você disse que foi substituído o conjunto de retentores, e se não foi há muito tempo, é meio difícil de ser, claro que se algum foi avariado na instalação, pode haver esse consumo de óleo, então sugiro que tu faça o mesmo processo de avaliação das velas, verificar se estão todas com a mesma coloração (cor café com leite) e caso alguma ou todas estejam úmidas e ou com fuligem escura, você sabe que o problema vem antes da parte quente da turbina, podendo ser os anéis (mas por ser um motor novo, acho improvável), parte fria da turbina ou os malditos retentores de válvula.
Antes de voltar para essa função de trocar retentores, verifique toda a admissão, corpo de borboleta, mangueiras da turbina e verifique se realmente não tem excesso de óleo por ai, certa umidade é tolerável. Outro aspecto é a vedação entre a turbina e a junção do coletor até o bloco, sei que você não citou perda de potência, mas se houver algum vazamento é possível que em certas situações gere uma pressão negativa no sistema (um leve pico) que faça com que o óleo dos mancais flutuantes da turbina extravase pelas vedações e passe pelo sistema.
Visto isso e nada de errado, motor saudável e parte fria da turbina à mil, vamos para a parte quente, se as velas estiverem limpas com aspecto de queima normal, pode haver vazamento nas vedações da parte quente do turbo, sem passar por dentro do motor, mas pelo fato dos gases estarem trincando de quente, ele é incendiado na hora, gerando a fumaça. Para fazer uma avaliação mais profunda, acredito que só removendo o turbo ou o tubo de saída dele, vou dar uma aprofundada no assunto e assim que possível te dou um retorno.
Abraços!