Boa tarde pessoal!
Estava com um problema parecido aos relatados aqui, parecia que tinha algo errado com a caixa de direção ou conjunto de suspensão da minha 318i (11/12), como comprei o carro aqui na Euroville de Belo Horizonte, levei 2 vezes para que eles verificassem. Na primeira vez, me falaram da questão da caixa de direção ser elétrica, e por isso ela estalava muito por trabalhar ''a seco'', insisti que era defeito e que queria a substituição da peça na garantia, o que não foi feito. Após alguns meses, inconformado com essa resposta, levei novamente até a CC, daí veio a surpresa. Acusaram que o problema estava no conjunto da suspensão, e que deveria ser trocado um monte de peças inclusive o amortecedor (Valor total das peças e mão de obra R$ 9 mil Reais). Achei um absurdo o diagnóstico da Euroville entre a primeira vez que levei o carro e a segunda! Saí da CC com aquele sentimento de raiva, e claro, retirei meu veículo sem realizar os serviços.
Há algum tempo pesquiso na internet sobre esse problema cronico na série 3, achei muitas pessoas reclamando sendo na Europa ou USA, mas não achei a solução. Felizmente achei este tópico aqui no Forum e lendo o relato do nosso amigo rafaelgk, resolvi verificar e fiquei surpreso. Segui os passos que ele colocou acima, e dei cerca de 3/4 de volta no parafuso. O carro ficou cerca de 80% melhor, o barulho/estalo quase sumiu, antes qualquer imperfeição no asfalto a direção estalava, agora somente quando é uma irregularidade bem brusca que apresenta algum barulho. Fiquei muito feliz com o resultado, penso em apertar mais um pouco para ver como fica, mas tenho medo de danificar a barra de direção... Muito obrigado pela dica Rafael!!!! Agora penso em ficar mais um bom tempo com o carro.
Segue abaixo os passos que segui para realizar o aperto do parafuso da caixa da barra de direção.
1 - Retirar os 3 parafusos (torx) conforme indica as setas verdes.
2 - Desacoplar o tubo que liga no intake conforme indicado pelo circulo verde. No meu caso foi so puxar que ele saiu bem suave.
3 – Localizar a região indicada pelo circulo verde.
4 – Localizar o parafuso (sextavado 24 pol ) indicado nos esquemas abaixo, e realizar o aperto. No meu caso girei cerca de ¾ de volta.
5 - Após realizar o aperto, voltar com a caixa de entrada de ar do intake, apertar os 3 parafusos torx e testar. Cuidado com o aperto do parafuso da barra de direção para não correr risco de danificar a caixa. Como disse acima, dei apenas 3/4 de volta e ficou muito bom, a direção não endureceu.
Bom, espero ter ajudado! Meu carro virou outro, estou feliz e mais seguro agora com ele...