Borra de sujeira - Tampa de Valvulas

Sessão destinada a Série 3

Borra de sujeira - Tampa de Valvulas

Mensagempor Gabriel Modica » 26 Jul 2016, 19:30

Boa noite pessoal,

Tenho uma 320i 2010 com 48.000 Km rodados. Nessa semana notei que estava um mal cheiro de queimado logo quando o carro estava quente e então logo levei ao mecânico e o mesmo me falou que era a junta da tampa de válvulas que estava vazando óleo. Porem quando ele abriu a caixa do motor para trocar a junta notou que estava muito sujo (borras) e me disse que isso era devido ao uso de gasolina ruim... ele fez a limpeza na parte de cima até onde conseguia alcançar, porem não tem como saber como está a parte de baixo do motor.. então ele me aconselhou a fazer o flushing e tirar todo o óleo com o produto ainda com o carro quente e logo em seguida colocar óleo novo e filtro de óleo novo, porem fico com medo de mesmo com o flushing as borras que por acaso tiver em baixo acabar não saindo totalmente e mesmo com o óleo novo ter problemas como o pescador, no caso de as borras entupir a "peneirinha".

Qual vocês acham que é a melhor saída para esse problema? Devo mesmo fazer o flushing?
Sou novato aqui no Fórum e estou adorando as perguntas, espero conseguir ajudar com a minha experiencia e aprender com todas as de vocês.


Obrigado Pessoal!!!!
Gabriel Modica
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Re: Borra de sujeira - Tampa de Valvulas

Mensagempor sergiobmw » 27 Jul 2016, 00:14

o que tambem gera essa bora é oleo de baixa qualidade ,muito tempo sem trocar , muita propaganda diz oleo para 10000km por exemplo, mas tem gente que leva 5 anos para rodar essa kilometragem.
O correto é trocar a cada 6 meses se não atingir a kilometragem, pois o oleo dentro do motor oxida e é contaminado pela umidade restos de combustivel não queimado e impurezas que vao surgindo pelo funcionamento do motor.
O LOUDENVIER sempre recomenda a marca MOTUL, eu particularmente na minha uso MOBIL, veja tambem outras marcas premium.
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Re: Borra de sujeira - Tampa de Valvulas

Mensagempor George Wallace » 27 Jul 2016, 08:47

Gabriel, bom dia

Voce tem historico das trocas de oleo desse carro ?
Tenho um amigo que e chefe de oficina em concessionaria BMW e ele ja constatou que existe uma formacao de borra maior em motores que usam oleo sintetico do que o semi-sintetico.
Fui pesquisar a respeito, parece que Isso ocorre em virtude da reacao da nossa gasolina, de baixa qualidade, com o oleo, no caso o sintetico e mais suscetivel a essa deterioracao, principalmente porque o intervalo de troca acaba sendo maior.
Seguindo +- a linha do Sergio, eu faco a troca de 6 em 6 meses e so uso oleo semi-sintetico, depois vou ver se acho a foto que tirei do motor da serie 5 sem a tampa de valvulas, na epoca com 100mil km e bem limpo
Em 2006 eu tive uma situacao semelhante a sua, precisei trocar a junta da minha m3 recem-adquirida e tambem encontrei um pouco de borra acumulada na tampa e nas molas, com receio de fazer o flush e depois causar entupimento no pescador procedi da seguinte forma.
Comprei o stp engine flush, adicionei ao motor, rodei os 15 minutos, drenei todo oleo em uma bacia, depois filtrei usando uma peneira de cozinha com a malha mais fechada que eu encontrei ( de filtrar suco mamadeira de crianca ), inseri novamente o oleo no motor, rodei mais 15 minutos, drenei, filtrei novamente e refiz mais uma vez o flush ( ate a peneira nao reter mais nada ) no meu entendimento o motor estava limpo
Nao cheguei abri-lo novamente, mas rodei uns 2 anos com o carro sem nenhum problema, sempre fazendo a troca nos 6 meses, so nao rodei mais porque me acidentei e o carro deu pt.
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Re: Borra de sujeira - Tampa de Valvulas

Mensagempor dmt01 » 02 Ago 2016, 16:31

Minha 320i está com 95.000 km e não tem nenhuma borra dentro da tampa de válvulas, está totalmente limpo.

A qualidade da gasolina realmente pode acarretar a formação de borra. No meu carro sempre foi utilizado Podium, até a redução do enxofre na gasolina quando passei a usar aditivada.

Mas o que causa mais problema de borra é usar um óleo de pior qualidade do que o recomendado pela BMW ou não trocar-lo a cada 10.000 km ou 1 ano (que é o que eu faço). O computador de bordo às vezes manda trocar com 15.000 km, mas a própria BMW já abandonou essa recomendação nos carros mais novos.
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