Evandro, a história não é tão simples assim. O óleo LL-01 é e sempre será mais robusto que o LL-04. O LL-04 foi criado para melhorar o consumo e atender tanto a carros gasolina e diesel, não são superiores a LL-01. Nunca serão.
A gasolina brasileira tinha 500ppm de enxofre (500 partes por milhão), hoje tem 50. A Alemã tem 0 ou 10ppm dependendo da qualidade. Nem nossa PODIUM, com 30ppm se iguala a qualidade delas. LL-04 não é usado nem nos EUA.
Aqui temos outro agravante: gasolinas batizadas e carros flex.
A recomendação oficial da BMW é que se continue com o uso de LL-01 fora da Europa.
Também vale frisar que a BMW do Brasil adotou o Shell Ultra Helix 5W30 LL-01 como seu óleo oficial (e chama de super mega óleo BMW para motors turbo etc. e tal, cobrando um roubo por ele...)
Se quer custo x benefício, vá de PENTOSIN SYNTH que é 5W30 LL-01 e super barato (entre 27 e 37 reais o litro).
Esqueçam LL-04 se tiverem realmente amor aos seus motores BMW.