por vulturx » 05 Jun 2016, 17:41
Tive Pirelli PZero e estou com Michelin Pilot Sport 2 agora. O PZero é duro e barulhento. O Michelin é macio e silencioso. Mas isso é meio tradicional dos dois em todo carro que ja tive os dois pneus (Opala e Corolla, curiosamente).
Agora, sobre o estepe, pneu de moto aguenta o peso? A pergunta pode parecer meio estranha, mas minha 325i carregada pra viagem da 1800kg... Cada pneu tem que segurar 450Kg (mais ou menos, mas, pra uma serie 3 a conta fica aproximadamente correta considerando 25% por roda). Um pneu de moto segura isso? Uma serie 1 carregada deve dar uns 200 a 300kg menos que isso, talvez, mas ainda assim são mais de 350kg por pneu.
Pergunto porque moto, mesmo as muito pesadas, dificilmente passam de 400kg, o que da 200kg por pneu. Só pra referencia, uma Honda Goldwing pesa 407kg, e é uma moto realmente enorme. O pneu traseiro dela tem load rating pra 375Kg.
No meu carro esse pneu possivelmente estouraria depois de rodar algum tempo e com o carro em movimento, já que ele estaria com uma carga aproximadamente 25% maior que o máximo indicado. Vai superaquecer e falhar.
Enfim, não quero alarmar ninguem, mas pneu de moto pra estepe não me parece a coisa mais segura do mundo. Tem pneus finos pra carros pra essa finalidade. Como tem carros vendidos no Brasil com pneus assim, mais seguro seria usar um pneu desses em vez de pneu de moto.