Opa! Um tópico em que posso ser útil. Trabalhei por alguns anos na área detail e gosto muito. Então creio que aqui poderei ajudar a quem como eu, ama o cuidado com o carro.
A minha lavagem é na base da foam gun (uma espécie de pistola acoplada a lavadora de pressão que faz uma espuma mais densa). Gosto da foam porque ela minimiza e muito os riscos da lavagem, porque ao invés de apenas jogar a água para remover a sujeira grossa, você já começa com o shampoo específico, que ajuda a dissolver melhor a sujeira.
Depois dessa primeira passada com a foam e o enxague, é que eu parto para a lavagem tradicional, com dois baldes, um somente com água e outro com o shampoo.
Uso SEMPRE a luva de microfibra. Não gosto das luvas de lã porque elas agarram mais sujeira e consequentemente, mais facilidade para riscos, correto? A de microfibra com tendões não agarra sujeira e a cada agitada no balde com água sai praticamente limpa.
A secagem gosto de dois tipos: Quando o carro está encerado e protegido, a água escorre com mais facilidade, então uso o soprador. Apenas ele. Mas se o carro está sem proteção aí parto para o uso da toalha de secagem, na forma de arrasto.
Basicamente a lavagem e a secagem são os que ocasionam mais riscos nos carros. Tomando cuidado com essas duas etapas, o resto é bem mais tranquilo.
Quanto ao Ceramic Pro, a marca é extremamente rigorosa com os seus aplicadores, o que acho um ponto positivo. Já o VX45, que inclusive apliquei em dois carros que tive, é muito inferior e a durabilidade é bem fraca. Porém, o preço é bem mais baixo também.
Nasiol nunca utilizei, o Tuffy de Curitiba que foi citado aqui aplicava VX45, me alegro em saber que ele ampliou os horizontes e pegou uma marca melhor para utilizar.
Se quiserem saber de produtos, equipamentos ou qualquer outra dúvida referente a estética, estou a disposição. É um prazer falar sobre o assunto e poder ajudar.
Abraços
Sandra