Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)

Sessão destinada a Série 1

Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)

Mensagempor PilotMartyMcFly » 21 Mar 2016, 17:40

Amigos,

Hoje estive com o Bruno Panzza da Panzza Motors. Passei o meu carro no novo Dinamômetro deles para testar a potência com filtro original vs com filtro K&N Inbox.

Desde que comprei a 118i 2014, comprei o Filtro K&N Inbox antes mesmo do carro chegar. No entanto, depois que peguei o carro, tive a impressão várias vezes de que parecia que o carro ficava mais fraco com o Filtro(até cheguei a postar isso aqui no Fórum). Entrei em contato com muita gente sobre isso e a maioria sempre me falou que achava difícil o carro perder potência trocando o filtro original por um K&N. Pois bem, hoje fiz o teste.

Meu carro sempre foi abastecido com Podium desde zero. No último mês, resolvi fazer um teste com a Grid, mas como estou rodando pouco com o carro, nesse meu último tanque eu enchi com Podium. Ou seja, no teste podemos considerar que tem 80% Podium e 20% de Grid.

O teste foi feito com o novo dinamometro da Panzza Motors, que segundo o Bruno(um dos sócios), tem uma calibragem mais acertada do que muitos dinamômetros que desvirtuam demais a potência(para cima). Tanto que o Panzza oferece para quem quiser, pode levar o carro lá que ele passa no Dinamometro sem custo. É só falar que viu a mensagem no Fórum. Só não fique triste se você sair de lá com uma potência aferida menor do que em alguns dinamometros "milagrosos", pois lá segundo ele, Jetta, Golf GTI e etc dão sempre a potência bem próxima do declarado na documentação do veículo, que é o que faz sentido.

Vamos aos resutlados:
Imagem

O carro foi medido 3 vezes com cada filtro. As 3 primeiras medições foram feitas com o Filtro Original, esperamos uns 20 minutos para esfriar e fizemos mais 3 medições com o Filtro K&N Inbox.

A linha vermelha é com o Filtro Original: Vieram 206,3 cv(torque de 24,96 kgf) no motor e 171 cv na roda.
A linha verde é com o Filtro K&N: Vieram 195,3cv (torque de 24,08 kgf) no motor e 162 cv na roda.

Como eu suspeitava, o meu carro perde(mais de 10 cvs) ao colocar o Filtro K&N Inbox :o :cry: . Segundo o Panzza, isso se deve à programação original e várias outras coisas que, principalmente nesses carros mais novos, pode comprometer o desempenho ao invés de melhorá-lo. A eletrônica faz ajustes para proteger o motor.

É isso, quis compartilhar com todos vocês para acabar com aquele mito de que Filtro Esportivo, no mínimo deixa o carro com a mesma potência. Nem sempre, no meu caso, houve perda de mais de 10 cvs. ;)
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador

Modelo:

Re: Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)

Mensagempor mart84 » 21 Mar 2016, 21:54

Bem legal compartilhar essa experiência conosco. Será que em carros reprogramados eles irá trazer vantagens mesmo?
mart84
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor PilotMartyMcFly » 22 Mar 2016, 14:36

118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador

Modelo:

Mensagempor vrebolho » 23 Mar 2016, 10:39

É notório que os filtros esportivos liberam mais ar pro motor, o que é prejudicial. Assim, plenamente plausível a atuação da eletrônica no sentido de proteger o motor.

Talvez com uma reprogramação é possível tirar essas proteções. Mas e a coragem de fazer, só pra ganhar um pouco mais de potência?
vrebolho
Profissional
Profissional

Modelo:

Mensagempor Junin_130i » 29 Mar 2016, 16:43

Acredito que com os filtros de Ar menos restritivos o sensor MAF envia o sinal para a ECU (original) que reponde com uma mistura mais pobre, motivo a perca de potencia.
Nos motores de aspiração natural o efeito provavelmente é o mesmo não é?
Junin_130i
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor loudenvier » 29 Mar 2016, 21:33

Mais ar no motor é BENÉFICO. É isso que um TURBO faz: injeta MAIS ar no motor. Os filtros "esportivos" na verdade não tem um ganho substancial que resulta em maior performance. Por isso os resultados no dino foram "iguais"...
loudenvier
Moderador
Moderador

Modelo:

Mensagempor matheusmartins » 06 Abr 2016, 01:12

Pessoal, não podemos considerar o teste como fidedigno, o sensor de fluxo de ar precisa que você ande com o carro por um tempo para ir ajustando a central, o fato de trocar varias vezes para passar o carro no teste não diz nada.
matheusmartins
Novato
Novato

Modelo:

Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)