por choppinho » 14 Mar 2016, 23:23
Eu acho que os fabricantes aumentaram, e muito, o prazo de troca de óleo. Ele vai perdendo suas propriedades lubrificantes ao poucos, ainda mais porque vai contaminando com o combustível. E isso vai detonando anéis, retentores, válvulas, cria resíduos, etc... Ja comentei por aqui, que sempre troquei o óleo a cada 7500, no máximo 8000 km, porque:
- nosso país é tropical, quente, o que diminui a vida útil do óleo;
- nossa gasolina é de qualidade duvidosa
- muito engarrafamento (motores gostam de girar, e uso intenso são os dois extremos, muito transito, ou velocidade constante prolongada, e condução esportiva)
por isso que não acho legal o reset que o pessoal faz para troca de óleo, acho que as revisões dinâmicas foi um pacto entre o pessoal da engenharia com o pessoal do marketing....
a forma de condução também é importante. Tem gente que liga o carro e sai pisando, esticando marchas, etc. vai consumir óleo, pois ele só atinge sua viscosidade, normalmente com 15 a 20 minutos de funcionamento. outros só andam em velocidade constate, ou pegam muito transito. outros só andam distâncias curtas, com transito, nunca esticam o motor.....
outro ponto importante é que muitos carros, principalmente os turbos, possuem pistões forjados, que possuem uma folga maior, pois precisam dilatar. Por isso os fabricantes aumentaram o consumo de óleo nos manuais. 1000 km para 1l, eu pessoalmente acho elevado também, mas os carros atuais consomem um pouco mais de óleo sim.
Eu não esperaria ver óleo sendo queimado em marcha lenta. Só nas trocas de marcha, ou em altos giros, com carga (ou seja, com o carro em movimento). Em marcha lenta ou carro parado so se o problema for muito grave.....
o marcador eletrônico, tanto de vareta, todos os carros que já vi, representam entre o max e min, 1l de óleo. Ou seja, se acender o aviso, deve-se completar 1l.