Então, hoje foi o dia. Os sensores chegaram eu fiz o trabalho todo, e que trabalho !!!
Sensor com acabamento original. Uma alternativa para quem não tem os originais.
Segue um passo a passo bem resumido e rápido.
Retire as lanternas traseiras e o para choque. E aproveite para limpar algumas parte que desejar. Como sou chato, limpei tudo!
Obs.: Antes de retirar o friso marque com um lápis os buracos pré definidos que tem no para choque para depois fazer a marcação de onde irá furar.
Retire o friso com cuidado e calma para não quebrar. Vai desencaixando do meio para as pontas, depois de praticamente solto você puxa as pontas para traz, essa foi melhor forma que achei para retirar o friso. Com ele solto lave com pincel e shampoo automotivo o para choque e o friso (retire as luzes de placa antes de lavar para não entrar água e estragar, pois vai estar sem o conector)
Depois de tudo lavado seco etc, marque o centro de onde fez a marcação dos furos do para choque. Fure com um broca bem fina de dentro para fora, e depois usa a serra copo que acompanha o kit de fora para dentro. Lixe para dar acabamento e para melhor fixação da dupla face. Limpe com álcool.
Teste os furos com os sensores e veja se precisa lixar mais etc ...
Depois de tudo limpo furado etc. volte com o friso no para choque.
Lixe também a parte onde vai a dupla face e limpe com álcool.
Coloque a fita dupla face somente de um lado e rosqueie o sensor na base até ficar regulado conforme a necessidade. Desde que fique faceado com a parte externa.
Cole os sensores observando a posição "UP" que vem escrito atras do sensor para cima, para que funcionem corretamente e marca as pontas dos cabos A B C D da esquerda para direita (olhando de fora) A Motorista > D Passageiro !!! Na hora de ligar na central vai precisar dessas marcações. (pode ser escrito no papel e passe durex, ou fita crepe do jeito que achar melhor). Se quiser reforçar com outra cola ou algum outro material a base no friso fique a vontade e use imaginação. Eu fiz um recurso técnico não formalizado aqui pois eu fiquei com medo de somente a fita dupla face não aguentar kkkkkk
Organize os cabos com fita isolante passando para o lado do D ao A ficando como se fosse somente "1 fio". Fiz desse lado para não ficar próximo ao escape sendo que e uma fonte de calor muito alta.
Como estava ficando tarde e escuro não tirei mais fotos. Ai é só passar os cabos para dentro do carro e fazer a ligação. Eu deixei tudo escondido próximo ao triangulo e kit primeiro socorros (tem uns buracos ali que cabem ele la dentro certinho). E o visor também, pois queria utilizar somente o sinal sonoro e não levar ele até o painel la na frente próximo ao para brisa. Acho feio!
Está marcado desse lado, mas eu passei os fios do outro lado conforme foto, é apenas para mostrar por onde passei os fios, passando eles por trás da lanterna e saindo nos buracos próximo ao triangulo e kit primeiro socorros.
Como eu já fiz todo o trabalho de achar os fios da ré para ligar o sensor vou resumir para não estender e facilita a vida de quem for fazer.
Resumindo: Os fios são, POSITIVO AZUL E PRETO e NEGATIVO MARROM. Vermelho do sensor no positivo e preto no negativo.
Teste tudo, termine de montar a lanterna e organize os fios e as demais partes conforme achar melhor! Eu deixei tudo escondido !!!
Pronto! Agora sua 118i tem sensor de estacionamento! Com acabamento como se fosse original, pois eu já vi alguns que os caras furaram o para choque no lugar errado e ficou tosco, tipo na direção da placa.
Resultado final! Exatamente igual original!
Obs.: Eu sempre gosto de fazer minhas coisas, pois tenho cuidado etc. E também é hobby! Só levo ao profissional (que muitos são PORCOS) quando eu não sei mesmo realizar o trabalho. Quem não levar jeito de realizar o procedimento leve em alguém de confiança!
Abraços.