TROCA OLEO CAMBIO

Sessão destinada a Série 3

TROCA OLEO CAMBIO

Mensagempor GUARNIERI » 10 Out 2012, 08:51

Oi galera amantes da BMW
Preciso de uma ajuda dos "amantes" dessa maquina maravilhosa, sou novo no forum e tambem novo proprietario de uma 320i E46 2001, e procurando no manual sobre troca de oleo do cambio automático o mesmo não tem referencias a intervalos de troca.
Alguem pode me ajudar?
Abraços
GUARNIERI .'.
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Re: TROCA OLEO CAMBIO

Mensagempor Schmitz » 10 Out 2012, 18:53

Bem vindo Guarnieri, realmente no manual da BMW não fala em troca de óleo do câmbio automático, apenas diz que o óleo é permanente.
Eu particularmente, não concordo que o óleo possa durar toda a vida útil do câmbio, já que sofre com temperatura e pressão, e isso altera qualquer substância depois de um longo tempo, porém fico com receio de trocar o da minha caixa automática, até existe o kit para trocar o óleo, com juntas e o filtro, custa US$ 32,00 no autohausaz.com, o óleo tem que ser um 100% sintético alemão, de preferência. ( Ex. Pentosin, no Mercado Livre, R$ 100,00 o litro)
Caixa automática é uma verdadeira "caixinha de surpresas", ninguém sabe o que vai encontrar lá dentro...
O meu carro quando uso por muito tempo, em trânsito pesado e em dias muito quentes, às vezes ele dá um tranco nas reduções de 3° pra 2°, em baixas velocidades, abaixo de 70 km/h, quando tiro o pé do acelerador para começar uma frenagem, porém em dias frios funciona sem dar trancos ou quando pego estrada, moro em Guarulhos, e já fui mais de 20 vezes pra Curitiba, e duas vezes pra Floripa, sem um tranco sequer, porisso acho que o problema é o óleo muito velho, quando esquenta deve ficar fino demais, pois tenho o carro a 2 anos e meio e ele sempre fez isso.
Mas estou amadurecendo a idéia de trocar o óleo, o custo é meio alto, acredito que fica na casa dos R$ 1 mil.( kit+óleo+ mão de obra)
No meu caso, não troquei porque não julguei como algo muito emergencial.
Você quer trocar o óleo por algum motivo especial?
TFA
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Editado pela última vez por Schmitz em 11 Out 2012, 16:15, em um total de 1 vez.
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Re: TROCA OLEO CAMBIO

Mensagempor GUARNIERI » 11 Out 2012, 06:30

Olá Schmitzm muito obrigado pela resposta, e me sinto mais feliz sabendo que tem gente livre e de bons costumes em nosso meio e que adoram essa jóia alemã como eu.
Na realidade a ideia de trocar o oleo de cambio é "preventiva", pois o funcionamento da caixa de cambio é simplesmente perfeita. Ando de automático a + de 6 anos e na atualidade tenho um sentra cvt alem da BMW 320i, e embora o cvt seja um super diferencial em questão de qualidade o funcionamento do cambio da Bmw é surpreendente, aliás diria até prazeroso.
Schmitzm, me encontro em Taubaté - s.p. e me coloco à disposição caso necessite de algo deste que vos escreve.
TFA
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Re: TROCA OLEO CAMBIO

Mensagempor Schmitz » 11 Out 2012, 16:24

Olá Guarnieri, fazendo uma corretiva no texto, o óleo é o Pentosin, não o Motul.
Quanto à troca preventiva, acho legal, porque apesar do manual dizer que não precisa, óleo novo sempre é melhor que um óleo velho.
Moro em Guarulhos, e estou à disposição também caso venha a necessitar! gschmitz13@hotmail.com
TFA
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Re: TROCA OLEO CAMBIO

Mensagempor GUARNIERI » 11 Out 2012, 20:46

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Re: TROCA OLEO CAMBIO

Mensagempor Magovit » 12 Abr 2013, 21:00

Senhores,

Pesquisando na internet todo mundo fala que depois das trocas de óleo do câmbio as trocas de marcha ficaram muuuito mais suaves, e que inclusive os soquinhos somem. O Conceito de óleo Lifetime da bmw na verdade são 100.000 mil kilometros, e sim tem que trocar o óleo.

A ZF fabricante do câmbio recomenda troca a cada 80mil km.
Deve-se utilizar óleo ZF Lifeguar 6 do próprio fabricante do câmbio da 335 ou da BMW ao qual o PN: 8322 0142516 : No site da ECStunning eles vendem óleo como sendo para BMW 335i com este PN: 83222220445 ( $35,00 o litro )

O óleo deve ser aprovado pela norma Shell M-1375.4 e também seguir a norma TE-ML11. Existe TE-ML11A e TM-ML11B , o B possui maior resistência a regimes elevados.

Vi relatos no forum e90 que o cara utilisou o pensotis atf1 e não teve nenhum problema. Eu contudo prefiro adquirir o óleo correto.
Aqui tem um bom tópico sobre o assunto postado por um fanático por óleo de câmbio hahah )http://www.e90post.com/forums/showthread.php?t=363648

Eu ainda não achei onde vende ZF Lifeguard 6 aqui no brasil, continuo procurando.....
Especificação técnica sobre o Pentosin ATF1 - Me parece bom mesmo, mas a referência dele é para bmw serie 5 http://www.pentosin.net/specsheets/Pentosin_ATF1.pdf
Daqui a pouco se eu não conseguir encontrar o óleo que quero vou por o Pentosin mesmo já que ele é aprovado pela BMW e pela ZF.

Mas uma coisa é certo. óleo LifeTime não existe. Troque o seu já!

espero ter ajudado.
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Re: TROCA OLEO CAMBIO

Mensagempor GUARNIERI » 17 Abr 2013, 06:27

Obrigado Magovit, e de fato essa historia do óleo lifetime sempre me deixou preocupado.
A troca já esta programada.

abraços
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Re: TROCA OLEO CAMBIO

Mensagempor digaosouza » 22 Fev 2014, 13:35

Ola amigos do fórum, recentemente comprei uma BMW 325i 2001 E46 Sedan automática, sabendo da troca do óleo do cambio pergunto aos amigo... o que realmente é nescessario se trocar... kit overhaun??? kit master??? (carisssimo)... ou só troca de filtro e ATF(Fluído) da caixa automática???? Qual o modelo desta caixa chamada de Steptronic??? No Ebay tem bastante peça nova pra BMW e só ter paciência e esperar pela importação por 40 dias.. Espero a resposta de algum dos amigos... obrigado!
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Re: TROCA OLEO CAMBIO

Mensagempor loudenvier » 23 Fev 2014, 00:17

Sugiro FORTEMENTE pesquisar nos fóruns do exterior. Nem mesmo entre os especialistas há unanimidade. A

Além disso eles falam em 100.000 MILHAS e não 100.000 KM como o tempo de vida, não do óleo, mas da caixa de câmbio da BMW... Ou seja: o óleo é feito para durar o tempo que a caixa é feita para durar, algo em torno de 160.000 KM.

Absolutamente TODOS (pelo menos os que são mais entendidos do assunto) vão te dizer que abrir o câmbio para trocar o óleo cm 100.000KM vai é dar problema, porque:

1) Ou se troca em intervalos de 40.000/50.000 ou no indicado pelo fabricante

2) Ou não se troca

Por que? Simplesmente porque abrir um caixa com óleo vitalício (ou seja: até o tempo de vida previsto da caixa de marcha) irá afetar "o que está lá dentro". O óleo novo irá causar mais dano do que benefício.

Então quem quer trocar o óleo como precaução o faz à cada 50.000km, evitando esperar demais... Mesmo assim, entre estes, uns dizem que a caixa deu problema com 120.000km e teve que realizar um serviço de reparação, outros que durou 160.000km (o tempo esperado sem troca de óleo). Quem não trocou tem exatamente o mesmo relato na média, uns duram 100.000, outros 120.000, a maioria esmagadora passa dos 160.000km... Ou seja: aparentemente não existe NENHUM benefício da troca do óleo que a BMW afirma ser vitalício (não eterno, apenas enquanto durar a vida útil do componente).

Quem tem algum problema, tanto fazendo trocas mais frequentes, quando nunca trocando, normalmente não é algo catastrófico, descambando para trocas de retentores, solenóides e o óleo em si.

Tenham em mente que a troca do óleo para ser bem-feita necessitará de mão de obra realmente especializada e não em qualquer câmbio, mas sim no câmbio BMW, o que deve ser difícil de achar por aí, fora das BMW. Na BMW será proibitivo fazer.

Eu, sinceramente, esperarei meu câmbio apresentar problemas para aí então começar a pensar em mexer no mesmo. Não confio nos mecânicos da BMW, não confio nos não especialistas de fora (levar em autocenter NEM PENSAR) para um serviço delicado desses, e não estou convencido que trocar o óleo projetado para durar 160.000km antes traz algum benefício.
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Re: TROCA OLEO CAMBIO

Mensagempor Mario Luiz » 24 Fev 2014, 23:25

Boa noite! A cerca de 5 meses comprei uma 325i ano 95 e apesar de nunca ter apresentado problemas de câmbio, fiquei pensando sobre o tempo da troca do óleo do câmbio. Meu carro tem 93.000 milhas e resolvi verificar o estado do óleo do cambio. Após levantar o carro e abrir o bujão superior da caixa de marchas, pude verificar que o óleo estava com o tom avermelhado normal e viscosidade, também aparentemente normal. Porém quando o carro completar as 100.000 milhas farei a troca do óleo e do filtro do câmbio, para a manutenção preventiva.
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