BMW 320 Flex

Sessão destinada a Série 3

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor FGIR » 16 Jan 2016, 13:43

Um tempo atrás levantei aqui no tópico a possibilidade do motor N20 da 320i ser o mesmo da 328i, ou seja, compartilhar os mesmos pistões e taxa de compressão de 10:1 (há informações levantadas por User de um forum gringo que os pistões da 320i seriam diferentes e teriam taxa de 11:1, o que limitaria grandes ganhos com reprogramação)

A informação de que a 320i usa o motor da 328i, só que com pressão da turbina reduzida de 1,15bar para 0,55bar me foi passada por uma pessoa com acesso a fabrica.

Na época não chegamos a um consenso, pois um colega daqui do forum identificou que os pistões de uma 320i flex tinham um código diferente se comparados a 125i e a 328i.

Cerca de uns 10 dias atrás estive em uma CSS BMW e tive a oportunidade de ver a desmontagem de um motor N20 de uma 320i 15/15 que teve calço hidráulico.

O chefe da oficina, ao falarmos sobre essa questão, foi categórico ao afirmar que todos os motores N20 ActiveFlex comercializados aqui são exatamente iguais, só tendo diferenças na pressão da turbina, volume de injeção, ponto de ignição e temporização do comando variável.

Como sou muito curioso, obviamente, pequei o pistão da 320i na mão e tirei uma foto. Posteriormente consegui achar a foto daquele user do forum gringo que identificou a diferença dos pistões da 320i/328i.

Bom, contra fatos não há argumentos. Vejam nas fotos, mas o pistão da 320i que deu calço hidráulico que seguro na mão é exatamente igual ao pistão da 328i que consta na foto do user gringo e completamente diferente do pistão da 320i que usa o motor com taxa de 11:1.

Enfim, ao menos no que diz respeito a 320i activeflex, ela usa o mesmo motor da 328i apenas com pressão de turbina e mapeamento de injeção/ignição/ variador de fase dos comandos diferenciados.

Agora realmente não tenho mais dúvida acerca desse assunto.

Pistão 320i Activeflex 2015/2015 que teve calço hidráulico:

Imagem

Imagens postadas pelo User que identificou diferenças nos pistões da 328/320:

Imagem
FGIR
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 109
Registrado em: 29 Nov 2014, 13:44
Modelo:
Localização:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor loudenvier » 16 Jan 2016, 15:10

Isso é fantástico. Indica que TODAS as 320i aqui podem ter a mesma performance, sem tirar nem por, das 328i... E os preparadores que dizem ao contrário não devem nem ter tentado!
Avatar do usuário
loudenvier
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 4123
Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
Localização: Rio de Janeiro
Modelo:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor felipe teixeira » 16 Jan 2016, 21:01

Caralho FGIR .... que post top ! Cria um tópico com isso.

Acabamos de comparar os pistoes da 320i 13/14 flex made Germany e bateram com os pistoes da 328i Nacional. :shock: :shock: :shock:

Vlw pela postagem

Ex. VW Fox Plus 1.6 2007
Ex. Hyundai i30 2.0 2012
Ex. BMW X1 sDrive 18i 2013
Ex. BMW 320i GP 2014
Ex. Land Rover Evoque Dynamic 2014
Ex. BMW 320i Sport 2015
Ex. BMW M235i 2015
Ex. Audi TT Ambition 2016
Atual BMW X6 35i 2017
Avatar do usuário
felipe teixeira
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 807
Registrado em: 14 Fev 2014, 10:14
Modelo:
Localização:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor EBAM » 18 Jan 2016, 11:34

"The Ultimate Driving Machine"
[ BMW 120i Sport GP - LCi - 2016 ]
Avatar do usuário
EBAM
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 88
Registrado em: 08 Nov 2015, 08:22
Modelo:
Localização:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor bruno_es » 14 Fev 2016, 21:17

não há logica.

Só andando no Ecopro na estrada (fazendo média de 17km/l em algumas viagens curtas na BR-101 guarapari x CAchoeiro), e tambem só ecopro na cidade com pé leve, só na podium, já baixou para daqui a 9000km a revisão. com 1500km rodados. modo mais 'geriátrico' possível, fazendo raiva aos outros na estrada. a cada 500km rodados, desceu 1000km o intervalo da revisão.

Será que na estrada é melhor o confort para descer 'mais devagar' a km para revisão? tem um dono de 320i que participa no htforum que andando sempre no confort na estrada, e no ecopro na cidade estava com 2000km rodados e indicando revisão em 11000km. meu modo tá mais 'manso' que o dele e meu rendimento tá pior.

é bruxaria mesmo esse troço. os parâmetros que afetam deveriam ser divulgados pela fábrica.
bruno_es
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 63
Registrado em: 22 Nov 2015, 16:53
Modelo:
Localização:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor mec0020 » 15 Fev 2016, 07:08

Bruno, não fica muito escravo desta kilometragem para a revisão. No começo eu era assim também, escravo dos numeros do painel, relaxa e faz um reset de vez em quando. :D
BMW 320 2014 ActiveFlex.
Avatar do usuário
mec0020
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 136
Registrado em: 07 Dez 2013, 19:26
Localização: Floripa - SC
Modelo:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor Franca » 15 Fev 2016, 18:41

Ola pessoal, sou novo no forum e gostaria de tirar uma dúvida. Se não for neste tópico desculpe-me.
Tenho uma 320i 2015 e por duas vezes ocorreu de a porta do passageiro destravar e abrir automaticamente com o veiculo em movimento. Levei na concessionaria uma vez e disseram que nao detectaram nada de anormal. Alguem já passou por situação semelhante?
Franca
Novato
Novato
 
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Fev 2016, 18:37
Modelo:
Localização:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor bruno_es » 15 Fev 2016, 18:59

bruno_es
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 63
Registrado em: 22 Nov 2015, 16:53
Modelo:
Localização:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor Vladi320 » 16 Out 2016, 01:31

.
Vladi320
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 68
Registrado em: 29 Jan 2016, 22:00
Modelo:
Localização:

Re: BMW 320 Flex

Mensagempor George Wallace » 16 Out 2016, 09:59

Os carros montados aqui no Brasil (CHASSI 98 ao invés do WBA) usam exatamente o mesmo motor da 328euro
Inclusive quando o carro é 0km é possível reprogramar a 320 ficando exatamente igual a 328, tem gente que é contra e diz que viola a propriedade intelectual do fabricante :lol: :lol: :lol: , ai o camarada põe um jb4, racechip, dinan.... que copiam a curva original e fazem suas otimizações.

Seguem links dos motores e aplicações
TAXA: 10:1
184CV http://www.bmwarchiv.de/m-code/n20b20u0.html
218CV http://www.bmwarchiv.de/m-code/n20b20m0.html
245CV http://www.bmwarchiv.de/m-code/n20b20o0.html

TAXA 11:1
184CV http://www.bmwarchiv.de/m-code/n20b20u0-hv.html
Editado pela última vez por George Wallace em 16 Out 2016, 10:28, em um total de 2 vezes.
GTech Imports
http://www.gtechimports.com.br
(16) 988499234 whatsapp
Avatar do usuário
George Wallace
Quadro de Honra
Quadro de Honra
 
Mensagens: 1183
Registrado em: 09 Out 2014, 12:33
Modelo:
Localização:

AnteriorPróximo

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 47 visitantes