Na minha opinião é a melhor série 1 (tirando a 1M). O motor N54 é mais antigo e estabelecido, com um mercado de preparação já bem maduro. Caso deseje realizar upgrades o N54 ainda é a melhor opção. O N55 é um pouco mais econômico pois implementa algumas "modernidades" que a BMW optou por deixar fora do N54, pois ainda não tinha know-how para colocar um turbo junto com tantos controles eletrônicos. O N54 é da mesma época do N52 (que tenho na minha 130i) e o N52 é cheio de todas essas modernidades que ficaram de fora do N54 (tanto que mesmo sendo aspirado rende 265cv). Já o N55 tem tudo que o N52 tem, mais O TURBO!!! A BMW precisou de vários anos para deixar estável o turbo junto com o VANOS duplo + VALVETRONIC + ETC. E isso culminou com N55.
Tanto N54 quanto N55 tem os pistões forjados, muito robustos para mais de 450cv! Mas como já disse o N54 tem mercado de preparação mais robusto, e como tem menos eletrônica envolvida, é mais estável com upgrades.
Não acho que a 135i seja um carro de dia a dia. O consumo em cidade será igual ou pior que da 130i, perto de 5.6km/l com trânsito moderado a pesado. Uns 6.5km/l com pouco trânsito. Para viagens, no entanto, deve ficar nos 11km/l (muito bom para a potência).
Além disso carros muito potentes não foram feitos para percursos curtos, nem trânsito, portanto não são para o dia a dia exceto se você pegar rodovias no seu dia a dia e pouco trânsito.
O STEPTRONIC é muito bom, principalmente o de 8 marchas, mas o DCT é especialmente robusto e rápido e esportivo. Obviamente dará mais esportividade a 135i, mas se a diferença de preço for muito grande, não seria um diferencial que eu levaria em conta. Com preço perto, eu pegaria o DCT, preço longe, ficaria com o Step numa boa.
Eu queria era um N54 com DCT...
Problemas frequentes: só mesmo os de todas as BMW, que é a parte eletrônica, como sistema de som, sensores ABS, etc. Bobina e cia. as vezes queima, mas isso é tranquilo e não um problema crônico. Os N54/55 são tão robustos ao ponto de podermos considerá-los inquebráveis.
Dê preferência para carros que não foram modificados com chips, ou reprogramação... E então coloque um chip você mesmo!