O problema é que o Don é fanboy e troll. Ele não leu o tópico: logo nos primeiros posts foi informado que a comparação 118i com GTi era ridícula mesmo, pois o GTi espanca a 118i.
A 125i anda junto, isso é fato e comprovado em testes lá fora. O GTi é um "esportivo" (na verdade hot hatch) de baixo custo, essa é sua categoria. E é um ótimo hot hatch, por isso é o parâmetro do mercado: compara-se se um carro é melhor, ou pior que o GTi. Uma 125i tem melhor dirigibilidade, distribuição de peso, acabamento, consumo, suspensão, tração traseira, e performance equivalente, ou melhor quando ambos estão stock. Não vamos comparar preparação aqui.
O Don é tão fanboy que afirmar que minha 130i não dá pau em GTi... quando na realidade dá, até pelos números oficiais das fábricas (lembrando que a BMW costuma postar números muito aquém da realidade, pois a 130i manual, por exemplo, faz 0-100 em 5.8s enquanto a BMW informa 6.2s). Eu, com medição séria, feita em várias tomadas, consegui 6.23s na minha AT, com PODIUM. Este é perto do que conseguem na Europa as revistas especializadas (6.1s na AT usando power braking). E, de fato, aqui na Barra já foram dois GTi para o saco... E não tenho pudores em falar quando me "ferro". Já tomei pau de Civic Si 2007 aqui na Barra... nem sei o que tinha naquele carro do demônio, mas era troço forte.
Ele tenta denegrir a imagem da 130i, como se fosse um carro velho e feio, quando, na verdade, seu design é superior às série 1 intermediárias, que foi um design bastante controverso e mal resolvido (mas é questão de gosto). As novas, com facelift, resolveram este problema (as 2016, ao vivo, estão fantásticas). Sem contar que ele nem sabe que a 130i vem com bodykit M, bastante distinta das demais mundanas. Quando compara a 116i com a 125i também esquece que a 125i tem o bodykit M... Já o Golg TSi e o GTi tem diferenças tão sutis, que quase só vendo as saídas do escape que se garante ser um GTi... ou aquelas listrinhas vermelhas no parachoque
Enfim, é uma criança boba com um brinquedo que nem ele mesmo sabe valorizar, pois precisa denegrir os demais para tentar se sentir superior. Nem leu que eu mesmo fui um dos que apoiou o GTi por todo este tópico. Mas não dá pra aturar moleque mimado que ganha carro com dinheiro do pai e conheço pouco de mecânica e menos ainda de pilotagem e quer pagar de entendido.
Discordo, no entanto, de alguns participantes do fórum que acham que não podemos discutir carros premium vs. não premium. Na verdade acho essa discussão muito salutar, como a do FUSION vs 320i que elucidou muitos pontos fracos na 320i e no Fusion. Qualquer conversa é válida, desde que tenha argumentos sólidos e respeito de ambas as partes. Não é o caso aqui.