falha motor 318 ti

Sessão destinada a Série 3

falha motor 318 ti

Mensagempor henrique31 » 17 Nov 2015, 13:25

Amigos, tenho uma bmw 318 TI 1997 com 125.000 km rodados minha desde zero. sempre dei manutenção e sempre troquei as peças preventivamente e nunca deu defeito. Infelizmente ao abastecer em posto perto do trabalho, eles encheram o tanque com gasolina de fim de tanque me ocasionando diversos problemas. O auto começou a estourar o motor, ratear e morrer. O que eu fiz? troquei velas, limpei tanque de combustivel, limpei bomba de combustível, limpei bicos, limpei linha do combustível, troquei filtro de combustível, troquei filtro anti chama e troquei o óleo. Ora, o defeito foi amenizado porém persiste (pega normalmente de manha, e funciona ok, porem apos meia hora de uso, ele começa a falhar, a morrer, e para andar tem de queimar embreagem e acelerar muito como se estivesse entupido, porem só melhora quando desligo o carro e deixo esfriar - este problema dá também quase que instantaneamente quando ligo o ar condicionado). Levei a um especialista para escanear o carro, porem não conseguiram ler (o conector do auto deve estar com defeito). Não sei mais o que fazer. Vou trocar o refil da bomba de combustível agora porem se o defeito persistir? Alguma sugestão, visto que não posso escanear o carro?
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Re: falha motor 318 ti

Mensagempor henrique31 » 24 Nov 2015, 14:20

Como solução foi andar. Simplesmente andar. Abastecido com gasolina podium e rodar bastante para o modulo se reprogramar e sair da condição de erro.
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Re: falha motor 318 ti

Mensagempor sergiobmw » 25 Nov 2015, 22:11

sera que esse combustivel ruim não detonou o catalizador do escape deixando pouca vazão, já vi esse tipo de problema em outro carros, dai o carro fica sem força esgasga etc
dá uma checada
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Re: falha motor 318 ti

Mensagempor henrique31 » 02 Dez 2015, 11:17

vou verificar o catalizador e posto o resultado.
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Re: falha motor 318 ti

Mensagempor henrique31 » 26 Dez 2015, 00:06

A solução para o defeito apresentado não foi nada do descrito até agora. Como tinha escrito anteriormente, não havia conseguido scannear a BMW, pois no mecânico que havia levado primeiramente o carro e que tinha feito toda a mecânica, o seu aparelho de diagnostico não conseguia ler e consequentemente fazer o diagnostico. Posteriormente havia levado a BM a um especialista que possuía diversos scanners, porem nenhum deles conseguiu se conectar com a unidade de comando principal. Então, eis que um amigo mecânico, comprou um scanner hiper ultra completo, que faz o diagnostico em português, e que conseguia ler e diagnosticar qualquer carro (é certo que as autorizadas BMW tem o scanner apropriado, porém devido ao custo, poucos mecânicos tem este aparelho, pois custam muito $$). Levei então a BM até o mecânico e após um scanneamento completo dos circuitos eletrônicos do carro pelo aparelho, este apontou três ocorrências: uma no sensor abs, uma falha no code da chave e bingo, falha no sensor TPS, ou seja, sensor de posição da borboleta, tudo isto em português claro). Mas antes de levar a BM para este novo diagnostico, em leitura de fóruns especializados, deduzi que deveria antes de qualquer coisa lubrificar os conectores dos sensores do carro (sensor posição borboleta, sensor atuador marcha lenta, conectores da bobina, sensor temperatura ar, etc) com limpa contato w-max da wurth. Feito então a limpeza dos sensores aonde todos eles foram muito bem encharcados e lubrificados, e o resultado desta limpeza foi que o funcionamento do carro ficou excelente bem como ficou melhor do que antes do defeito, inclusive como teste tenho andado com ar condicionado ligado direto bem como tenho viajado, não apresentando nenhuma falha (carro morrendo, estouro no motor, falha na aceleração, falta de potencia, que eram os defeitos apresentados). Apesar do resultado comprei um sensor do corpo de borboleta usado por 230,00 no mercado livre com garantia (novo custa 600,00 também no ML e na autorizada 2.100,00) e vou instalar mais a frente, porem sem necessidade. Conclusão: Achava que a BMW que tenho quase não tinha eletrônica; ledo engado. Tem muita eletrônica, basta ver que consigo descobrir qualquer defeito nela, basta conectar no scanner apropriado, e o numero elevado de sensores, aonde seus erros são descobertos somente com aparelhagem apropriada. O resto é chute, achometro, pois comprei e instalei uma bomba de combustível completamente desnecessária e estava comprando também uma bobina que felizmente não cheguei a comprar. Isso em uma ano 1997 imagina nas atuais que tem muito, muito mais eletrônica (só alemão mesmo para fazer um carro assim a 20 anos atrás). É certo que foram dois defeitos simultâneos que confundiram o diagnostico (gasolina batizada e falha no sensor), mas acontece, e nada como uma troca de experiências para ajudar a fazer o diagnostico correto, principalmente este defeito que é mais comum do que se imagina - carro morrendo, estouro no motor, buraco na aceleração, falta de potencia, tudo ocasionado por mau contato em conectores.
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Re: falha motor 318 ti

Mensagempor henrisil » 29 Fev 2016, 21:49

ESQUECE TUDO. Melhorou com a lubrificação dos conectores porem apos um tempo o defeito apareceu novamente. O Scanner tinha acusado defeito no sensor de corpo de borboleta (TPS). Compra feita e trocada a peça. Pelo Scanner estava tudo ok (havia acusado também dois outros erros que foram apagados - sensor de abs e code da chave). Ora, e o defeito voltou novamente apos algum tempo (motor morrendo quando andando - maior perigo, estouro no cano de descarga parecendo carro a gás, sem força, ora funcionando perfeitamente, ora não firmando a marcha lenta, sem força, etc). Disposto a vender o carro para um ferro velho por qualquer preço, levei o carro pela ultima vez ao mecânico, e apos descrever a minha insatisfação, ele espetou o Scanner no motor e deixou funcionando para testes. Apos duas horas do motor em funcionamento, o motor morreu, apresentando novamente o defeito. E o que apareceu? o sensor de fase, que falhava e enviava informações erradas (parâmetros) para a central. A principal função do Sensor de Fase é informar a ECU em que fase(tempo) está cada cilindro do motor, para que a ECU possa efetuar mais precisamente a injeção sequencial de combustível. Isso é feito obtendo a posição do eixo do Comando de Válvulas. Ora, que coisa logica. Se eu mando informações erradas para o computador (ECU), ele fica completamente perdido. E fica mandando a grosso modo ordens erradas ao motor. Por isso é que o motor morria andando, estourava por falta de combustível nos bicos, o carro morria porque a central "achava" que devia diminuir a rotação do motor, enfim um completo desastre. Sensor comprado e trocado, a bmw está como zero. O motor está com um funcionamento perfeito. E aproveitando, fiz uma limpeza no coletor de admissão. Estava muito carbonizado, culpa de nossa gasolina. Então o defeito eram os dois sensores defeituosos (TPS e FASE). Só que defeito de sensor de fase não aparece no Scanner. O Scanner tem que ficar espetado no motor aguardando dar o erro para acusar.
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Re: falha motor 318 ti

Mensagempor henrisil » 29 Fev 2016, 21:55

E outra coisa: tinha comprado um sensor TPS usado. Não funcionou. Tive de comprar um novo em folha. Peça usada nunca mais, é perda de tempo.
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