Sorte sua que estou vendendo a minha
Até onde sei a mais nova nessa "idade" e certamente a mais bem cuidada que conheço... mas você quer saber sobre o carro, vamos lá:
Se procura adrenalina para dirigir por um preço acessível sinceramente acho a 130i a melhor compra do mercado. ~R$ 60.000 para 265cv de potência com tração traseira, com a confiabilidade do motor N52 não existe no mercado.
Quando se tem potência parecida, ou o carro é mexido (Jetta, A3, C30 por exemplo, pra andar junto tem que ser mexido), e mesmo assim ainda terão tração dianteira, ou não é confiável (SUBARU WRX, etc.). Se procura adrenalina não basta potência, o IDEAL é a tração traseira, o carro fica um milhão de vezes mais divertido.
O desempenho da 130i é de nível de esportivo mesmo, só hoje em dia, com a banalização do turbo é que vemos uma relativa quantidade de carros com performance igual ou superior. Com motor aspirado até mesmo hoje é difícil achar quem ande mais... Só nos tops esportivos de Mercedes e BMW de uns anos atrás (os atuais são todos turbo).
Se você procura performance, considero essa a ordem de custo x benefício atual (sem considerar preparação de motor, etc. que não agrada todos):
1) 130i
2) C30 T5
3) Jetta TSi /Civic Si
4) A3 (de 2009 até o fim do modelo 2.0, pois antes de 2009 ele usava correia dentada, que é muito caro de trocar, depois passou a usar corrente).
5) DS3 (mas só fica mesmo divertido com um chip!)
Esquece Cruze e Focus, não estão nem perto na performance desses carros. Se preza desempenho em um carro mais normal (não esportivo), vá de Azera (antigo), Fusion V6 (mesmo assim não é tão veloz), Toyota Camry até 2010, Honda Accord V6... pois esses são confiáveis e tem performance de sobra... Mas talvez não sejam do seu perfil.
A 130i foi o considerado o carro mais resistente do mundo pela famosa revista alemã AutoBild. Em 100.000km não houve absolutamente NADA com o carro. Fato inédito nos 40 anos de revista.
Contudo, BMW em geral tem problemas eletrônicos como seu ponto fraco, mesmo sendo RAROS. Tivemos amigos com 130i com problemas nos sensores de ABS... Outros no reator do Xenon... mas não sabemos aqui no fórum de problemas realmente sérios, nem há qualquer relato de problemas crônicos.
Uma coisa que ocorre com maios incidência é a queima de bobina. Isso é comum em motores de altíssimo desempenho como o N52 da 130i. Não causa problema no carro e o conserto é trivial. Até hoje, em 8 anos, só queimou 1 minha.
Seus custos serão mais com PNEU (são caros, pois são aro 18 e largos), pastilhas (não tão caras, mas tem que fugir da BMW), óleo (são 6,5L e tem que colocar óleo top)... mas, sinceramente, se não fosse a bobina queimada, eu não gastei nem R$ 1.000 com o carro em 2 anos...
Claro, se tiver que trocar amortecedores, vai pagar uns R$ 4.000.... Mas os amortecedores do meu Honda Fit saem os 4 por R$ 3650... No Brasil é caro mesmo.
Mas tem que procurar direitinho, tem gente que não cuida bem do seu carro, que esmerilha o mesmo em track days da vida, só anda estourando o motor... Só mesmo vendo a CARA e conversando com o dono pra saber. Fuja de concessionárias e revendedores. Se não puder "sentir" qual era a do dono, não compre o carro. Pegar uma BMW, qualquer uma, com problemas é uma dor de cabeça que vc não quererá ter.
Para referência, dá uma olhada no tópico do meu carro, sei que ele está longe de você e que é 1 ano mais velho do que vc quer, mas vai dar para vc ter uma ideia do que procurar em uma 130i boa de verdade:
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