Olá Pessoal boa noite,
Gostaria de relatar um problema que ocorreu após uma troca de óleo do meu carro, a peça que se chama trocador de calor, ela fica em frente o filtro do óleo do motor, ocorreu o vazamento do óleo para o sistema de agua do carro, essa peça é parte do sistema de arrefecimento do motor, pelo que ouvi falar aqui é um problema bem comum em bmw, eu observei o problema pois todo dia antes de ligar o carro costumo abrir o capo do motor, observar o motor e sempre conferir como está a agua apesar de mostrar no painel caso o nível da agua esteja baixo, nisso eu observei uma leve machinha de óleo na tampa e logo coloquei meu dedo dentro do reservatório no qual vi que havia óleo no reservatório.
Mandei o carro para oficina especializada de confiança minha e foi constatado que a peça com defeito era o trocador de calor, quanto aos sintomas não há, o carro funciona normalmente sem alarmar nada, a única coisa que talvez de para perceber é que o nível do óleo começa baixar, mas isso depende do tamanho do vazamento, no meu caso chegou a vazar 300ml de óleo, como tinha acabado de trocar o óleo nem percebi por nível, foi só observando a agua mesmo. O que mais me preocupou foi que ao meu ver poderia ter vazado ao contrário, em vez de o óleo ter ido para a agua, a agua poderia ter ido para o óleo, segundo meu mecânico isso é uma possibilidade remota pois a pressão do óleo é muito superior à da agua no motor. Acho que deveria ter um sensor para analisar a existência de óleo na agua pois se trata de um problema silencioso.
Obs: Além do trocador de calor do óleo do motor, existe também trocador de calor do óleo do câmbio.
Alguém aqui no fórum já passou por isso também?