Problema trocador de calor óleo motor BMW 130iA

Sessão destinada a Série 1

Problema trocador de calor óleo motor BMW 130iA

Mensagempor saullomart » 07 Jul 2015, 00:34

Olá Pessoal boa noite,

Gostaria de relatar um problema que ocorreu após uma troca de óleo do meu carro, a peça que se chama trocador de calor, ela fica em frente o filtro do óleo do motor, ocorreu o vazamento do óleo para o sistema de agua do carro, essa peça é parte do sistema de arrefecimento do motor, pelo que ouvi falar aqui é um problema bem comum em bmw, eu observei o problema pois todo dia antes de ligar o carro costumo abrir o capo do motor, observar o motor e sempre conferir como está a agua apesar de mostrar no painel caso o nível da agua esteja baixo, nisso eu observei uma leve machinha de óleo na tampa e logo coloquei meu dedo dentro do reservatório no qual vi que havia óleo no reservatório.

Mandei o carro para oficina especializada de confiança minha e foi constatado que a peça com defeito era o trocador de calor, quanto aos sintomas não há, o carro funciona normalmente sem alarmar nada, a única coisa que talvez de para perceber é que o nível do óleo começa baixar, mas isso depende do tamanho do vazamento, no meu caso chegou a vazar 300ml de óleo, como tinha acabado de trocar o óleo nem percebi por nível, foi só observando a agua mesmo. O que mais me preocupou foi que ao meu ver poderia ter vazado ao contrário, em vez de o óleo ter ido para a agua, a agua poderia ter ido para o óleo, segundo meu mecânico isso é uma possibilidade remota pois a pressão do óleo é muito superior à da agua no motor. Acho que deveria ter um sensor para analisar a existência de óleo na agua pois se trata de um problema silencioso.

Obs: Além do trocador de calor do óleo do motor, existe também trocador de calor do óleo do câmbio.

Alguém aqui no fórum já passou por isso também?
saullomart
Ativo
Ativo

Modelo:

Re: Problema trocador de calor óleo motor BMW 130iA

Mensagempor loudenvier » 07 Jul 2015, 02:33

Nunca ouvi falar desse problema, mas a água passar para o óleo é quase mortal. Meu amigo tem uma C63 AMG e por um vazamento no sistema de arrefecimento acabou misturando água no óleo e o motor parou, tendo que abrir tudo. A expectativa eram bielas empenadas e uma desgraça só, mas o motor se protegeu direitinho e o conserto não passou de uns R$ 6.000... Ainda bem que no seu caso foi mesmo no sentido óleo -> água!
loudenvier
Moderador
Moderador

Modelo:

Mensagempor saullomart » 08 Jul 2015, 00:49

Então, em conversa com meu mecânico que entrou em contato com a autorizada BMW aqui em SC a TopCar, eles informaram que a peça foi projetada justamente em caso de falha contaminar a agua com óleo e não o contrário, pois se isso acontecesse o motor já era, quando eu vi o óleo na agua já me veio a cabeça, junta do cabeçote já era, mas o carro estava normal, sem nenhum defeito, liguei para o meu mecânico que informou na hora que seria isso, mas ele já me informou que existe uma outra peça chamada trocador de calor além dessa do motor, só que essa é da transmissão automática, elas são até parecidas por sinal, agora só tenho que ficar de olho no nível de óleo do câmbio. O mais engraçado nisso foi que eu entrei em contato com vendedores de peças paralelas de carro para averiguar o preço da peça, eles estão cobrando mais caro que na própria autorizada, fique até espantado, na autorizada a peça custa R$1100,00 e nos vendedores paralelos custa R$1300,00, por fim fiz uma pesquisa no eBay que está R$290,00 Original, só que 30 dias pra chegar, não vou ficar com o carro parado.

O concerto total incluindo a peça, troca da peça com limpeza do sistema de arrefecimento para remoção do óleo completo, mais concentrado Motul Mocool para radiador, ficou em R$1689,00 eu não achei caro tendo em vista que a peça custou R$1100,00 .

Está chegando a próxima troca das pastilhas de freio dianteiras, estou pensando em colocar as pastilhas da Textar, alguém aqui que já fez essa troca sugere alguma marca que não faça barulho mesmo em caso pós frenagem extrema?

abraço
saullomart
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor loudenvier » 08 Jul 2015, 15:59

Boa marca, mas se for trazer, porque não uma AKEBONO, ou FERODO, ou EBS?
loudenvier
Moderador
Moderador

Modelo:

Mensagempor saullomart » 10 Jul 2015, 02:12

Humm, então eu não conheço muito as marcas que produzem as melhores peças para bmw, ouvi falar dessa textar, mas vou ver essas que vc comentou, vc diz que são melhores que a textar é isso? Se for qual dessas fica em primeiro lugar em qualidade?

Obrigado pelo comentário.
saullomart
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor loudenvier » 13 Jul 2015, 02:52

AKEBONO e FERODO.
loudenvier
Moderador
Moderador

Modelo:

Mensagempor Anderson Sousa » 02 Ago 2015, 12:40

Pessoal, alguém conhece as marcas Behr ou Tropan?
São originais, será que posso confiar?
Anderson Sousa
Novato
Novato

Modelo:

Mensagempor loudenvier » 02 Ago 2015, 23:15

loudenvier
Moderador
Moderador

Modelo:

Mensagempor JankGiovanella » 03 Ago 2015, 09:18

Bom dia amigos,

Marca Behr na linha de freio não sabia que atuava, mas na parte de refrigeração como bombas d'agua, radiadores, mangueiras e etc é original, fornecedora de diversas montadoras, pode confiar tranquilamente. Quanto a tropan não conheço, mas acredito que original não seja.

Espero ter ajudado, abraços.
JankGiovanella
Ativo
Ativo

Modelo:

Mensagempor Anderson Sousa » 03 Ago 2015, 10:30

Obrigado!!! Vou pegar da marca Behr como indicou.
Abraços e obrigado, me ajudou muito para decisão de compra da peça.
Anderson Sousa
Novato
Novato

Modelo:
Próximo

Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)