por matteis » 29 Mai 2015, 01:06
Desculpem-me, mas eu não concordo.
Nós brasileiros temos esse hábito de achar que sempre alguém está querendo passar a perna na gente (vai ver é pq realmente passam; estamos acostumados a ser "mal tratados" em todos os setores da sociedade, principalmente no automobilístico. Até as marcas "premium", como a BMW, não entregam "o básico" e te tratam como qualquer. Cobram valores absurdos de revisão, "empurram" produtos e serviços dispensáveis, não têm um canal de atendimento diferenciado e eficaz, o manual não traz qualquer especificação do que é preciso trocar a cada revisão... enfim, "premium", pra mim, não deveria se referir só ao "prazer de dirigir", mas sim à experiência da marca como um todo).
No entanto, isso não quer dizer que boas oportunidades não existam.
No caso da 130i a 74.000 (não havia uma nesse preço, haviam 2), eu pessoalmente fui ver o carro. Estava zerado. Tá na dúvida se tem sinistro, participou de leilão, tem chassi remarcado, motor retificado, recuperado de PT, teve dano estrutural, problema crônico ? Hoje temos algumas formas de nos precaver: paga um laudo, leva o mecânico, faça a pesquisa na Base Nacional de Veículos. Está tudo (ou quase tudo) lá. Caso o dono ou a revenda ou a concessionária não libere o carro para essas inspeções de procedência, aí desconfie, e parta pra outra.
BMW 130i 2011 a 75.000 não é nenhum milagre. O cara leva na na revenda, ela paga 72.000; leva na concessionária, paga 70.000. Não estou chutando, esses são números reais. Resumo: o cara tem pressa; 130i não é boa de mercado; ele precisa do dinheiro... vende "barato".
Outros exemplos: aqui em SP tem um colecionador "famoso". Ele gosta de esportivos e seu hobby é, obviamente, curtir os carros. Ele só abastece com podium, sai com os carros em dias alternados para manter o bom funcionamento, lava, cuida como um filho.
Há 2 meses a mulher adoeceu gravemente. Ele resolveu vender alguns carros da coleção. Entre eles:
Honda Civic SI 2007, com 6.000 km por R$ 40.000
Golf Vr6 2003, número 9, com 9.000 km por R$ 40.000
Nissan 350z 2009 com 3 mil km por R$105.000
Todos muito abaixo do valor de revenda.
Um amigo vendeu um civic 2011 com 6 mil km por 15% abaixo da tabela fipe. Ele comprou da empresa por 30% abaixo.
Outro amigo comprou a BMW com 19 mil km. O dono recebeu na troca de um imóvel, quis realizar o lucro rápido e vendeu bem abaixo da tabela. Carro tá zero.
Outro amigo foi morar na Itália e precisava vender rápido o Renault dele. Valia 32k, vendeu por 24k.
Aqui só estou usando exemplos de quem eu conheço, mas com certeza muitos conhecem o termo "a pessoa entregou o carro por R$ xxx" ou seja: vendeu por muito menos do que ele vale. Vejo isso pessoalmente quase todos os meses.
Agora, voltando a 130i 2010 com 10 mil km. É raro, principalmente pra esse carro. O vendedor pode se dar ao luxo de vender mais caro que a "média"? Com certeza. Ele vai conseguir vender? Depende. Se encontrar algum comprador específico, que busque exatamente aquele carro, sim. Se não, pode dar sorte de vender rápido, pode levar meses. Se o cara precisar da grana e tiver pressa, vai ter de anunciar pelo valor de mercado ou, pior, abaixo...
MAS, como disse: o carro é diferente, é um tesão, tá com 10 mil km, é o sonho de consumo de muita gente. Se analisar pelo emocional, não discutimos preço. Paga o preço que achar que vale, pois a sensação de realizar um sonho ou conquistar aquilo que se quer muito não tem preço (desculpem o trocadilho). Se for analisar pelo valor, vai perder dinheiro. Eu não pagaria esse preço.
Por experiência pessoal (na verdade, nem precisaria ter pra afirmar isso) concordo que tem muita coisa ruim no mercado de automóveis; muito pilantra, muita gente desonesta. Porém, tem muita coisa boa também, outras ótimas e as excepcionais, mais raras.
Em suma: siga o seu coração (ou o seu bolso) e seja feliz.
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matteis em 29 Mai 2015, 14:42, em um total de 1 vez.