Manutenção 130i

Sessão destinada a Série 1

Manutenção 130i

Mensagempor FabricioBot » 03 Fev 2015, 16:27

Boa tarde pessoal, sou novo no fórum, mais novo proprietário de uma bimmer 130i 07/08. Adquiri uma 130i aparentemente em perfeitas condições, atualmente estando com 48.000 km rodados. Sou de Brasília-DF e fui a São Paulo buscar o "brinquedinho". Evidentemente voltei pilotanto, uma diversão à parte. Sem comentários. Vocês sabem do que estou falando! rs Carro fantástico.

Antes de comprar procurei ler bastante a respeito do carro. O meu antigo carro era um C4 VTR 06/07 (carrinho tb muito bom, ótimo custo-benefício se pensarmos nas opções que temos). Inclusive, quando estava procurando a minha BMW, tentei por algumas vezes mandar uma MP para o Loudenvier (sem sucesso - na verdade nem encontrei no fórum a opção da MP), por saber que o mesmo tb vinha de um VTR (inclusive já havia lido alguns posts dele lá no C4CLUBE, mesmo ele após ter adquirido a 130i ainda ajuda o povo de lá!) e por perceber o alto conhecimento técnico que o mesmo possui, pelo nível dos posts e tópicos criados.

Mas enfim, não pude esperar tanto, fiz as pesquisas com calma, me informei sobre o carro e, a princípio, fiz um ótimo negócio, pois o carro está conservadíssimo! sem nenhuma indicação no iDrive, rodando muito liso (a viagem de SP-BSB foi muito tranquila, aproximadamente 11h de trajeto). e na configuração que procurava: 2 portas, aro 18. rs

Bom, como estou somente a poucos dias com o carro (desde de domingo mais precisamente hehe), ainda não tive tempo suficiente para dar uma checagem mais minuciosa. Porém, uma primeira coisa que já verifiquei foi o filtro de cabine (ar condicionado), que está bem sujo por sinal! Ainda vou verificar filtro de ar. O antigo dono me repassou diversas notas fiscais de revisões e serviços realizados, onde no fim do ano passado foram trocados bateria (90A - Moura), óleo e filtro de óleo. Os pneus já foram trocados e o antigo dono preferiu manter os runflat, porém com umas medidas diferentes da original: atrás 255/35 e na frente 225/40 ( o carro não está tão duro como relatam ser esses runflat...provavelmente em função das novas medidas).

Bom pessoal, então o motivo inicial de ter criado o tópico era me apresentar, contar um pouco da minha saga na compra do meu novo 'xodó' e pedir orientação e conselho na compra de peças de reposição. Inicialmente vou atrás de um filtro de cabine. No mercado livre encontrei desde R$60 a R$250...sabem me dizer se existe uma marca com custo-benefício que valha a pena? Pra tentar fugir um pouco dos preços originais...As pastilhas de freio estão em bom estado! Então seria este tipo de ajuda que busco....como saber, por exemplo, o compartilhamento de peças entre as versões das bmw, etc. (sabemos que as vezes ao se cotar um filtro pra 130i na css custa "X", já o mesmo filtro pra 118 custa "X/4"...

A princípio é isso povo! Obrigado pela atenção e espero aprender bastante neste fórum, bem como poder ajudar vocês no que estiver ao meu alcance!

Obrigado
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Re: Manutenção 130i

Mensagempor loudenvier » 03 Fev 2015, 16:54

Grande! Não se preocupe, se sua 130i está mesmo bem cuidada desse jeito, não vai ter surpresa nenhuma!

O filtro de ar da cabine pode ficar bem sujo mesmo, mas ainda estar em perfeito estado de funcionamento. Com 48.000KM já é, no entanto, hora de trocá-lo. Compra o filtro na BMW e faz a troca vc mesmo. Eu fiz em 15min (demorei um tempo para conseguir enfiar o filtro novo direitinho no compartimento!!! Mas era para ter levado 5min se não fosse minha inépcia)

Use sempre filtro original BMW (o preço dele de R$ 87 está aceitável) e óleo Motul 8100 X-CESS 5W40. Seu motor NUNCA dará problema!!! :-) Pelo menos não pelo tempo que ficar com o carro!!!

Leia o tópico de óleos indicados: viewtopic.php?f=9&t=6474

As medidas do pneu que você está usando são as mesmas do meu... contudo sua roda é "mais larga" que a minha (ela mudou em Março de 2007). Pode ser que esteja dando alguma diferença mais significativa no seu velocímetro, vou pesquisar depois usando o calculador de pneu... Só tenho que lembrar as medidas originais da BMW 130i LCI (LCI = pós facelift, que ocorreu em 2007/3 como já disse)

Para achar peças, visite o site: http://bmwfans.info/parts-catalog

Onde está o campo "BMW VIN" entre os 7 últimos dígitos do seu chassi e clique no botão "VIN DECODE". Vai listar, graficamente, TODAS as peças do seu carro. Assim vc encontra o código da peça e pesquisa o mesmo no google para achar alternativas!

Só não fique muito feliz: como a série 1 não foi vendida nos EUA, exceto a 135 e 128i, que não são hatches, mas sim coupês, muitas peças não existem nos EUA, de onde é fácil importar. Mas não se desespere. Peça de BMW tem bastante por aí afora. Só tenha a precaução de comprar as peças de manutenção preventiva com alguma antecipação para dar tempo delas chegarem, ou procure alternativas nacionais, como freios FREMAX, que não são nada ruins!

Qualquer dúvida mais específica, pergunte aqui em tópico próprio, DEPOIS DE USAR A PESQUISA!!!!

Abração e bem-vindo seu imitão... Ser do C4CLUBE, ter um VTR e migrar para uma 130i é muita imitação!!! PARABÉNS... Não tem nada igual à 130i!!! Talvez, só, a 135i!!! Mas pelo preço é IMBATÍVEL!!! Melhor compra!!!
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Re: Manutenção 130i

Mensagempor mindreef » 03 Fev 2015, 17:11

Parabens Fabricio pela compra! :P
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Re: Manutenção 130i

Mensagempor loudenvier » 03 Fev 2015, 17:17

Para trocar o filtro de ar da cabine: viewtopic.php?f=7&t=86
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Re: Manutenção 130i

Mensagempor FabricioBot » 04 Fev 2015, 12:46

Obrigado pelas respostas de todos! Estou um pouco sem tempo esses dias (trabalho + pós graduação), mas pretendo utilizar muito o fórum, ferramenta indispensável para troca de experiência e economia de um belo "dindin" rsrs Assim como tb espero poder ajudá-los com o pouco que sei sobre o mundo bimmer! rs

Estou curtindo demais o carro! Como não vou trabalhar sempre de carro (uso mais a moto durante a semana), nos dias que saio de possante, a alegria estampa no rosto. Hoje é um destes dias! kkkkkk Passei no posto, coloquei R$150tão de pódium, calibrei pneu e vim sorrindo! hehehe

Loudnevier, obrigado pela disposição em responder com tanta riqueza de detalhes. Você é um dos que faz esse fórum ser uma bela fonte de informação! "Carrega o piano" mesmo! Parabéns. Quanto às consultas de peças, já tinha favoritado este site que me passou. Quando estiver com mais tempo irei fuçar mais por lá. O que quero é achar peças compatíveis com modelos "de baixo", para poder cotar na CSS para estes carros, e não diretamente para nossa 130i. hehehe Igual meu irmão foi ver um emblema da moto R1 (1000cc) dele. O preço era R$120 e estava em falta. Ao ver uma moto de categoria inferior (250cc) que tinha o mesmo emblema, pasmen, o preço era de R$30. kkkkkkkk Ele comprou e coube que nem uma luva. Perfeito.

Mas é isto gente! Bom entrar pra essa nova família BMW! Agora sim posso falar que tenho um carro de verdade! =P

ps: Loud, acho que nem eu nem você somos imitão. Apenas somos mais "espertos" e procuramos pela melhor compra, analisando o famoso custo-benefício. Não me cansava de falar que o VTR era excepcional neste aspecto, pois um carro com 6 airbgas, controle de tração e estabilidade, 143cv, xenon direcional, sensor de chuva e crepuscular, bancos muito confortáveis, etc etc etc na faixa de 25-30k é imbatível na minha cabeça! hehehehe Agora uma 130i, com todas suas qualidades, na faixa de 60-70k é tão quanto imbatível! hahahahaha

Grande abraço
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Re: Manutenção 130i

Mensagempor loudenvier » 05 Fev 2015, 02:33

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Re: Manutenção 130i

Mensagempor FabricioBot » 05 Fev 2015, 12:49

Resumo das cotações que fiz na CSS aqui de Brasília-DF - Eurobike:

- Filtro de cabine: R$ 265,98/und
- Filtro de ar: R$ 191,79/und
- Óleo Pentosin 5w30: R$ 52,00/L

Achei os preços 'salgadinhos' rs (fora o óleo do motor, que será nessa faixa mesmo...mas pretendo usar o Motul 8100)...O que vcs acharam dos valores? Têm outras indicações, opções?

Valeu
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Re: Manutenção 130i

Mensagempor loudenvier » 05 Fev 2015, 15:42

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Re: Manutenção 130i

Mensagempor FabricioBot » 11 Fev 2015, 17:15

Já resolvi essa parte dos filtros, Loud. A página que pesquisa as peças e respectivos número, a partir do chassi do carro, é muito útil para isto. Fiz alguns pedidos pela net e outros vou comprar mesmo na CSS (pela diferença ser pouca - filtro de óleo, p.ex.)

Estou com mais algumas dúvidas hehehe Existe alguma solução para o iDrive - do modelo escamotável (130i 2007/08) - reproduzir vídeo/tv ? Será que alguém, mesmo na gringa, já fez esta proeza? O meu tem habilitado, além de rádio e cd, entrada auxiliar (AUX). Mas não tem vídeo, como no iDrive da bimmer do meu irmão - 645Ci 2004 !!! 2004 já tinha na dele :/

Se quiserem tb dar dicas de visual (aerofólios, pedaleiras, etc.) e/ou perfomance para nossos 130i, fiquem à vontade. Por enquanto só colei um adesivo "M" na máquina! rsrs (não me entendam mal....não quero 'papaguear' ('xuning') o carro....apenas queria ver 130i's que sofreram alterações (qquer natureza) de bom gosto!

Valeu galera!
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Re: Manutenção 130i

Mensagempor loudenvier » 13 Fev 2015, 09:19

Que xuning o quê!!! A minha tb tem adesivo 'M'... O Volante tb tam um símbolo M e a soleira tb é M, por sinal de muito bom gosto... Vou tirar fotos depois... Vou ter que vender o carro :-( ... É estratégico, mas mesmo assim já está doendo meu coração!

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