Sessão destinada a Série 3
por Olive » 25 Jan 2015, 09:44
Bom dia! Vinha usando quase só gasolina Podium até há alguns meses mas ultimamente só com gasolina comum. Nunca abasteci com etanol. Minha primeira revisão aconteceu com 11 mil km e a segunda será por volta de 21 mil. Meu carro está com 17 mil km. Estou pensando em passar a abastecer mais com etanol. Minha pergunta é: vocês acreditam que o uso frequente do etanol possa diminuir a quilometragem para as revisões, considerando que não vou mudar minha forma de dirigir? Obrigado pelos comentários.
-
Olive
- Ativo
-
- Mensagens: 35
- Registrado em: 16 Mai 2014, 23:12
- Modelo:
por Olive » 25 Jan 2015, 09:49
PS. Meu carro é o 320i (só agora observei que consta o 118i no meu perfil e não sei como mudar...)
-
Olive
- Ativo
-
- Mensagens: 35
- Registrado em: 16 Mai 2014, 23:12
- Modelo:
por loudenvier » 25 Jan 2015, 15:25
-
loudenvier
- Moderador
-
- Mensagens: 4123
- Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
- Localização: Rio de Janeiro
- Modelo:
-
por Olive » 25 Jan 2015, 17:11
Obrigado pelos comentários. Interessante pensar que, ao mesmo tempo em que "com álcool esteja tratando melhor o motor...", usando este combustível eu "antecipo bem o período das revisões...". Não quero de forma alguma contestar as afirmações, mas não parece contraditório? Isso para mim indica que esse sistema de monitoramento para indicação das revisões que a BMW usa não é coerente (confiável). Se o etanol trata melhor o motor, então a necessidade das revisões deveria diminuir, não?
-
Olive
- Ativo
-
- Mensagens: 35
- Registrado em: 16 Mai 2014, 23:12
- Modelo:
por FGIR » 25 Jan 2015, 17:36
Posso estar falando alguma besteira, mas o alcool te menor poder de lubrificacao se comparado a gasolina. Acho que isso possa ser um dos fatores. Ele mantem o motor mais limpo, mas creio que exija mais da bomba de combustivel, etc.
Lembro que normalmente o filtro de combustivel de uma carro a gasolina tem prazo de troca bem maior do que nos flex.
A gasolina atualmente com 50ppm (comum) e 30ppm na Podium associado aos 25 (logo 27,5%) de alcool (com valores infimos de agua) ja deve ser um combustivel razoavemente limpo.
USO na minha 116 gasolina podium e escapamento esta sempre limpo (muito parecido com o outro carro que tempos, que roda so no etanol)
-
FGIR
- Colaborador
-
- Mensagens: 109
- Registrado em: 29 Nov 2014, 13:44
- Modelo:
- Localização:
por loudenvier » 25 Jan 2015, 19:06
-
loudenvier
- Moderador
-
- Mensagens: 4123
- Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
- Localização: Rio de Janeiro
- Modelo:
-
por loudenvier » 25 Jan 2015, 19:09
-
loudenvier
- Moderador
-
- Mensagens: 4123
- Registrado em: 28 Jan 2014, 16:44
- Localização: Rio de Janeiro
- Modelo:
-
por LUIZ ANTONIO BRITTO » 21 Jul 2017, 13:17
Uma gasolina fraca, possui baixa octanagem ok?
O que isto significa: Tem baixo número de octanas, ou melhor explicando, menor número de moléculas de hidrocarbonetos com cadeias de 8 carbonos (octanas) que em última análise são as consideradas melhores em termos de capacidade de explosão e resposta.
Assim sendo, discordo que uma gasolina ruim não possa ser melhorada, pode sim. Basta usar aditivos que quebrem as cadeias longas de carbonos em cadeias menores.
Quebrar por exemplo uma cadeia de 32 carbonos em 4 cadeias de 8 carbonos aumentando assim o número de octanas na mistura.
-
LUIZ ANTONIO BRITTO
- Ativo
-
- Mensagens: 8
- Registrado em: 21 Jun 2017, 22:01
- Modelo:
- Localização:
por tlucasbr » 25 Jul 2017, 22:03
Caras, não querendo ser dono da verdade mas vamos falar questões que não deixam margem pra interpretação?
- Qual a recomendação mínima de octanagem no combustível que a BMW recomenda que se use nos seus motores turbo?
R: 89 AKI (Anti-knock Index, em portugues IAD, Indice Anti-Detonação). Ta no manual da 328 e da 335 pois já os consultei e pelo que pude ver vale pra qualquer BMW turbo.
- Qual a octanagem AKI/IAD das gasolinas no Brasil?
R:
Gasolinas Comum:
Octanagem (IAD): 87
Octanagem (RON) 95
Partículas de enxofre: 50 ppm
Álcool anidro: 27%
Sem corantes e aditivos.
Gasolinas Aditivada:
Octanagem (IAD): 87
Octanagem (RON) 95
Partículas de enxofre: 50 ppm
Álcool anidro: 27%
Contém aditivos (detergentes e dispersantes) e corantes.
Gasolinas Premium:
V-Power Racing Shell
Octanagem (IAD) 91
Octanagem (RON) 98
Partículas de enxofre: 50 ppm
Álcool anidro: 25%
Contém aditivos (detergentes e dispersantes) e não contém corantes.
Original Premium Ipiranga
Octanagem (IAD): 91
Octanagem (RON) 98
Partículas de enxofre: 50 ppm
Álcool anidro: 25%
Contém aditivos (detergentes e dispersantes) e não contém corantes.
Podium BR
Octanagem (IAD): 95
Octanagem (RON) 102
Partículas de enxofre: 30 ppm
Álcool anidro: 25%
Contém aditivos (detergentes e dispersantes) e não contém corantes.
Informações adicionais sobre a regulamentação da quantidade de enxofre nas gasolinas:
Alcool hidratado (o E100) não entra na discussão ok.
Entendo que só as Premium atendem o que a BMW especifica... Aqui no sul as premium estão o mesmo preço, mas mesmo que não fosse continuaria usando só Podium...
Abraços
-
tlucasbr
- Ativo
-
- Mensagens: 32
- Registrado em: 01 Fev 2016, 15:39
- Modelo:
- Localização:
por rafa_pr » 26 Jul 2017, 08:28
-
rafa_pr
- Profissional
-
- Mensagens: 249
- Registrado em: 06 Jun 2016, 22:00
- Modelo:
- Localização:
Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes