Trocar óleo de câmbio ou não ?!? 330I 03/04

Sessão destinada a Série 3

Trocar óleo de câmbio ou não ?!? 330I 03/04

Mensagempor DarkmaN » 08 Out 2014, 02:37

SEnhores, mais uma vez venho incomodá-los com mais uma dúvida que não há consenso entre os mecânicos !

Já ouvi as duas opiniões:

A) Não se deve trocar o óleo de câmbio pois ele é LIFETIME e a troca somente será feita caso seja feito algum tipo de manutenção no câmbio automático, do contrário, deixar ele original pois o desgaste natural das partes móveis é proporcional à "velhice do óleo" e colocar um óleo novo irá aumentar o desgaste do uso da peça. (repassada por um ex-chefe de oficina da CSS BMW no DF).

b) Trocar a cada 80 mil KM, pois o óleo perde as propriedades conforme o uso ao longo do tempo, pois irá se tornar uma borra, dificultando a lubrificação da peça (Repassada por um mecânico multimarcas importadas).


No manual não achei nenhuma informação a respeito, nos fóruns gringos nova discussão acerca do assunto. Acho estranho uma marca conceituada deixar passar batido uma troca simples de fluído, onde a economia não é o fator primordial dos modelos da marca, então por qual motvio não fazer esta manutenção preventiva se em tese melhoraria a vida útil do conjunto do veículo ?!?

Por outro, não poderia ser conversa de mecânico esperto na espera de um $$$ do produto e da mão de obra ? :shock:

Minha bimmer está com 87K rodado e estou nesta encruzilhada.
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Re: Trocar óleo de câmbio ou não ?!? 330I 03/04

Mensagempor silvioribeiro » 08 Out 2014, 09:32

eu aconselho meus clientes a trocar sempre por volta dos 100 mil km.
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Re: Trocar óleo de câmbio ou não ?!? 330I 03/04

Mensagempor loudenvier » 08 Out 2014, 11:45

Se você não trocou o óleo do seu câmbio perto dos 60 mil, NUNCA troque depois disso, pois na troca não se consegue remover todos os detritos já sedimentados e acomodados em seu câmbio. O risco de logo após a troca você ter um problema no seu câmbio é infinitamente maior do que se não tivesse tocado nele.

Se você faz a troca preventiva em intervalos de 50mil km este problema de falha repentina logo após a troca de óleo não lhe afetará.

Eu já escrevi um testamento sobre o assunto, e não vou repetir tudo aqui agora nem vou colocar todos os argumentos. Se quiserem procurem pelos meus posts no assunto, vou só complementar com uma simples explicação lógica.

LIFETIME = Dura pelo tempo estimado de duração da peça, não para A VIDA TODA. Ou seja, óleo LIFETIME durará pelos 180.000KM no mínimo, estimados como tempo de vida do câmbio BMW. Na verdade o que se vê é que a maioria dos carros passa dos 200.000, 250.000km sem problemas no câmbio. Podemos fazer um levantamento aqui: quem teve problemas no câmbio de suas BMWs por desgaste prematuro do óleo (e não defeito de fabricação)?

Sai mais caro fazer as trocas de 50K em 50K do que esperar o câmbio dar algum problema para então intervir no mesmo (trocando solenoides, óleo e demais peças de reparação). Não sai R$ 5.000 deixar o câmbio novinho em uma oficina especializa (Vide: Car Pulse no RJ).

Isto se você vier a ter problemas... quem aqui fica com o carro por mais de 180.000km ?

Portanto, se está com 87K não troque seu óleo. É procurar sarna para se coçar. Principalmente, não troque depois dos 50K... Ou troca cedo e sempre, ou só quando tiver algum indício de problema.

No manual não tem informação, porque a troca do óleo não é indicada. A BMW não realiza o serviço. Note que isto seria uma mina de ouro para eles, mas mesmo assim não fazem, porque é indicação da fábrica na Alemanha não trocar o óleo LIFETIME do câmbio.

Cada um faz o que quer com seu carro, no meu não tocam no câmbio à menos que ele demonstre estar com algum problema. Aí troco todo o kit de reparação + óleo... O que acredito ocorrer lá pelos 200.000KM.
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Re: Trocar óleo de câmbio ou não ?!? 330I 03/04

Mensagempor DarkmaN » 08 Out 2014, 13:09

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Re: Trocar óleo de câmbio ou não ?!? 330I 03/04

Mensagempor loudenvier » 08 Out 2014, 16:42

Cara, se não aguentar, o preço de consertar o câmbio é bem menor do que ficar fazendo a manutenção preventiva do mesmo, porque, como é feito para ser LIFETIME, ele é de manutenção complexa, logo cada troca de óleo sai bem mais cara que uma troca em carros sem ser LIFETIME.
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