Como já respondi na outra mensagem, não dá para esperar que o pessoal repita aqui tudo que já foi falado. Existem tópicos específicos sobre manutenção e preço das revisões da BMW como também de preço de seguro, basta lê-los e 99% das suas dúvidas serão respondidas.
Tópico das revisões série 1:
viewtopic.php?f=9&t=5861Tópido das revisões série 3 (tem mais discussão nesse, totalmente relevante para a série 1 também):
viewtopic.php?f=10&t=5860Consumo série 3 (aplica-se a 1):
viewtopic.php?f=10&t=4807Problema crônico do cabeçote da série 1 e 3 (4 cilindros):
viewtopic.php?f=9&t=5787Tópicos sobre seguros:
1)
viewtopic.php?f=9&t=4710&p=11438&hilit=seguro&sid=d68054096062b0d059eac8e9e9f90a06#p114382)
viewtopic.php?f=10&t=5771&p=16206&hilit=seguro&sid=d68054096062b0d059eac8e9e9f90a06#p162063)
viewtopic.php?f=10&t=5202&p=13131&hilit=seguro&sid=d68054096062b0d059eac8e9e9f90a06#p13131Nunca vale a pena financeiramente trocar o seu carro por outro de maior valor, exceto se o seu carro estiver com problemas.
Quanto ao prazer de dirigir, o i30 2.0 é um carro muito bom, então, à menos que você se divirta fazendo sua BMW sair de traseira nas curvas (por causa da tração traseira), não fará muita diferença.. A BMW terá mais ou menos a mesma performance do i30, com um pouco menos de torque, logo vc poderá achá-la menos potente andando na cidade. A direção é bem mais pesada, porque a BMW prioriza o HANDLING, ou seja, quem gosta de pilotar, não quem gosta de direção levinha igual carro de mulherzinha (sem ofender as nossas pilotas de BMW que arrebentam... estou usando mulherzinha no sentido cuti-cuti da palavra).
Em compensação você se sentirá muito melhor dentro da BMW! O acabamento é infinitamente superior e o carro é infinitamente mais bonito. Ainda assim leve em consideração que a 118i não tem o mesmo acabamento de uma 120i, nem de perto de uma 130i, muito menos da série 3... O i30 é um carro bem mais racional que a 118i aspirada (se fosse a turbo, nova, com certeza nem se compara, é muito melhor). A séria 1 tem espaço ínfimo no banco de trás e porta-malas muito pequeno.
Só não tem comparação parado no sinal, estacionando na noitada, etc. A BMW dá um banho no i30... Eu, sinceramente, adoraria ter um i30 como meu segundo carro, porque o acho um carro muito bom! Mas a Hyundai é uma MERDA total... tão ruim ou pior no pós-venda que BMW... Se precisar de uma peça um pouco diferente, na BMW vai achar com mais facilidade no mercado paralelo do que o i30... Mas na CCS vai ser estuprado!!! Uma bateria tem CCS que pede R$ 2.000 (dois mil)... Eu troquei a minha por R$ 350 (trezentos e cinquenta) e coloquei uma Heliar melhor que a BOSCH que usam na CCS!!!
O problema dos cabeçotes só foi resolvido em 2011, logo o 2009 e 2010 estão sujeitos ao problema. Tente encontrar um carro de um dono que somente usava PODIUM. Você vai precisar de engenharia social para descobrir. Uma dica: chegue falando "Poxa, mas só dá pra andar de PODIUM nesse carro, fica caro não fica"... Espera a resposta do cara, se for, "Ah! Só coloco comum..." pode desconfiar, mas não ter certeza que cuidava mal, pois a BMW mesma aconselhava comum!!! Se o cara falar "Prefiro pagar caro na gasolina que ter problema no motor"... já pode ter esperanças!!! No final das contas, depende de vc...
Um carro de antes de 2011 que só rodasse com PODIUM não terá este problema dos retentores, por isso essa é uma pergunta fundamental!