Amigo, a 130i é muito mais carro que o A3, só o ronco do motor já humilha! Contudo o A3 é mais confortável e econômico. Espere fazer 6.2km/l na cidade (nas estrada a média deve ficar em maravilhosos 11.5km/l). Tem gente que faz 7.8km/l na cidade, mas são os que não pegam trânsito nunca.
A 130i praticamente não dá defeito, foi o carro que ganhou a melhor nota no teste de longa duração da mais renomada revista automotiva alemã: não teve absolutamente NADA até os 100.000KM. Mas o meu, com 55.000KM queimou o motor de arranque. Em oficina especializada um remanufaturado à base de troca foi R$ 1.100 + R$ 490 de mão de obra. E só isso... O carro não dá despesa nem aporrinhação... Só colocar gasolina (PODIUM ou Shell VPOWER Nitro+) e ser feliz. MUITO FELIZ.
Eu já tive Volvo C30 e o 130i é muito mais carro e muito mais diversão. Justamente na arrancada o torque ABSURDO faz uma diferença monumental no prazer de dirigir!!! Eu tb não ligo para final.. onde é que vou atingir os 250km/h do limite eletrônico do carro? E por que?
Quando peguei a 130i eu estava de olho no A3 2010.. Andei em 2 e então andei na minha 130i (2006/2007) e não pensei duas vezes, comprei a 130i. Amor à primeira vista. O A3 é mais espaçoso atrás (muito mais) e tem uma mala de verdade. Mas nada disso me importa (mas pode importar para você). O espaço atrás da 130i é menor porque ela tem tração traseira que ocupa espaço e impede os bancos de serem posicionados mais para trás no veículo. O tamanho dele é equivalente ao A3 (ou maior!). O espaço na frente é maravilhoso e os bancos são maravilhosos.
O câmbio não se faz manutenção. Tem gente que inventa de fazer. Respeito essas pessoas, mas não é a indicação da BMW. O óleo do câmbio é feito para durar pelo tempo de vida do mesmo... Que é por volta dos 180.000KM... Se você ficar fazendo manutenção de 50.000km no câmbio, por R$ 3.000 cada uma, vai sair mais caro que refazer o câmbio aos 180.000KM (custa uns R$ 5.000~7.000... trocam-se os solenoides e óleo e algumas outras coisas). Mas isso se precisar, tenho relatos do câmbio passando de 250.000KM sem manutenção.
Um amigo nosso teve problema com o sensor de airbag do 130i e passou o carro para a frente pois não queria aporrinhação tendo que importar as peças (na CCS era inviável consertar). O que nos leva ao problema da BMW e seu pós-venda que é um lixo. Tudo é caríssimo. Você tem que fazer tudo fora. Aqui no RJ eu sei onde levar meu carro com confiança (depois de muito pesquisar!!!).
Basta olhar neste post:
viewtopic.php?f=3&t=6454 (OFICINAS ESPECIALIZADAS NO RJ)
O seguro da minha BMW 130i saiu por R$ 3.700. O Seguro do A3 que cotei era MUITO MAIS ALTO. A BMW é menos visada e mais rara, logo o seguro é mais barato se achar uma seguradora honesta.
O IPVA da 130i é igual ao do A3: 4% do carro... Logo uma 2008 vai ser o preço de um A3 2010... por aí...
Tendo dinheiro eu pegaria uma 130i LCI (LCI significa quando o carro da mesma geração sofre mudanças estéticas... O meu é pre-LCI < 2007... Pegue um 2008 em diante já LCI e com iDrive - multimídia da BMW) Se você não pegar com iDrive não é a mesma coisa colocar um multimídia qualquer... E é bem caro! Até 2009 eu acho que a tela do multimídia era escamoteável, de 2009 em diante virou fixa. Eu prefiro a escamoteável!
Quilometragem não é muito problema para a 130i que é muito robusta, mas quanto menor, provavelmente melhor. Fique de olho no antigo dono, como ele se porta, se ele é cuidadoso com o carro... Jogue verde e "reclame" de ter que usar só PODIUM para ver a reação dele... Se ele falar que usa comum, ou aditivada, tome cuidado extra com o carro, mas lembre-se que hoje em dia gasolina como a Shell VPOWER Nitro+ é boa para a 130i porque tem pouco enxofre e é muito limpa e fiscalizada! Não coloque aditivada e comum "sem marca".. Nem a merda da GRID da petrobrás... fique entre PODIUM (BR) e Shell Vpower Nitro+!
A minha foi comprada em Novembro de 2006 e tem hoje apenas 55.000KM. Ou seja, o dono original andava muito pouco. O que indica que era carro de final de semana que não pegava trânsito de dia útil. Isto foi um diferencial na minha compra. Eu procuraria uma até 50.000KM. Mais novas 2009 ou 2010 eu tentaria uma entre 30.000km e 40.000km, mas se aparecer uma até 50.000km mas muito bem cuidada não hesitaria tb!
Quanto a performance, dê uma olhada nos meus vídeos e no post aqui:
viewtopic.php?f=9&t=6301Veja o 0-100 da minha 130i:
https://www.youtube.com/watch?v=Siv7NnfwxJ8 (se o ronco do motor e o resultado não te empolgar... compre outro carro hehehe )
Se quiser posso te apresentar a 130i aqui na Barra da Tijuca, te mostro o que gosto, o que odeio, os cuidados que se tem que tomar, o que verificar, etc.