Desde que retirei o carro da loja zero km, uma 118i, só abastecia com Podium. Sempre achei que o carro andava mais com Podium, pois a taxa de compressão desse motor é 10,5:1, o que justificaria um ganho de desempenho com o uso da Podium.
Depois de vários testes de 0-100 que compartilhei nesse e em outro fórum, constatei que o carro ficou um pouco melhor com a V-Power do que com a Podium, mesmo a V-Power tendo a mesma octanagem da comum. Atualmente, todas as gasolinas nacionais tiveram redução expressiva nos níveis de enxofre, ficando iguais às gasolinas americanas. Antes, o teor de enxofre das outras sem ser a Podium eram altíssimas, hoje a diferença é mínima.
Por todos os testes que eu fiz, não compensa colocar Podium. A performance ficou pior e ainda tenho dúvidas se o consumo também não piorou. Para fazer jus ao preço, tinha que haver alguma diferença, mas só houve para pior. Isso testando Podium de mais de um posto.
Eu acho que o problema da Podium sobre a adulteração é justamente por ser um posto BR. Tenho amigos donos de postos e todos eles são unânimes em dizer que a BR é uma verdadeira zona em termos de fiscalização e que esse programa "de olho no combustível" é uma grande política. Já o controle de qualidade da Shell é extremamente rigoroso. Segundo inclusive um abastecedor da própria BR me disse, os postos Shell são muito mais confiáveis que os BR(o próprio abastecedor da BR me disse isso, por incrível que pareça), além dos meus amigos que possuem posto Ipiranga, Shell e BR.
Veja aqui o resumo dos meus testes:
Gasolina V-Power + Filtro original de papel (tanque abaixo da metade) e 14º: =7s
https://www.youtube.com/watch?v=2p0N17s4anAGasolina Podium + K&N, (tanque na reserva) e 14º: =7,3s
https://www.youtube.com/watch?v=Fvzs3QpSv-ITambém fiz algumas puxadas usando Podium e o filtro original, não dando bons resultados. Definitivamente para mim o psicológico que antes me mostrava que o carro parecia estar andando mais com a Podium foi completamente desmentido pelos números.