Já relatei em alguns posts e tópicos sobre a vontade de comprar minha primeira BM. E como não disponho de muito $$$ para gastar com carro no momento, estava à procura de uma 118 ou 120ia, e considerando o custo benefício de ambos os modelos, especifiquei a procura de uma 120ia. Após dias lendo alguns anúncios encontrei a 120 do link abaixo, ano/modelo 2008/2009, com 49.100km, ao valor de R$ 52.900,00 à venda na css Toyotya de um município aqui do RJ. Ontem fui ver o carro e me surpreendi com seu estado de conservação: está como novo – à exceção de pequenas marcas na lataria típicas de um carro com 6 anos de uso, mas no geral, a pintura está ótima.
Porém, eis que após analisar e gostar do carro, fui fazer o teste de direção. Resultado: me surpreendi negativamente. Isso porque achei o carro com pouco fôlego, principalmente nas retomadas. Guiei pela Rodovia Presidente Dutra por um pequeno trecho e depois fui para o interior do bairro, onde testei suspensão, freios, e tudo parecia normal. E até mesmo o motor parecia em ordem, então acho que essa falta de fôlego trata-se de característica do modelo mesmo.
No mais, o carro é espetacular, principalmente o design, que é F***da demais, além do isolamento acústico, que me surpreendeu. Além do acabamento e sobriedade dos materiais, totalmente diferentes dos carros coreanos atuais, cujos instrumentos são todos azuis fortíssimos – acho de péssimo gosto.
Enfim, mesmo sabendo do problema com os retentores das válvulas e demais problemas ocorridos em razão da péssima gasolina que somos obrigados a comprar – e li relatos em outros fóruns que mesmo usando somente podium o carro começou a consumir óleo em demasia perto dos 60k rodados, ainda quero comprar uma 120ia, mas confesso que me decepcionei com esta que guiei. Não sei se foi porque eu criei uma expectativa de que seria mais empolgante, e tal... mesmo sabendo que o 2.0 aspirado não faz milagre. Até mesmo a tração traseira eu sequer percebi – eu nunca havia guiado uma BM.
O meu carro atual é um C4 automático, e quando abasteço com álcool e acionando o modo esportivo do câmbio o carro fica bem legal. Não sei se pelo costume, mas parece que meu carro tem mais força / explosão do que a 120 que andei, sei lá... pode ter sido a falta de costume em andar num carro com 6 marchas – no meu C4 é o famigerado AL4.
E a decepção foi maior porque sempre li que, após andar numa BM, sabe-se direitinho o porquê de se pagar mais pelo modelo. Claro, a 120 não é o exemplar que nos remete a uma BM verdadeiramente puro-sangue, mas pensei, sinceramente, que fosse mais empolgante.
Queria a opinião dos colegas que entendem do assunto, pois ainda quero pegar um modelo desses.
http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro ... 9-42636609