Pessoal, acabei de voltar da rua onde fiz as medições de 0-100 na minha BMW 130i. Fiquei bem empolgado!!! Usei o TORQUE + conector OBDII para medir a velocidade real do veículo. Agora, vocês não imaginam a dificuldade que é fazer a tomada de velocidade do 0-100 corretamente com uma BMW com Steptronic. Olha só as combinações possíveis:
Controle de tração:
DTC ON (tecle 1 vez no DTC: para pisos escorregadios, dizem que dá mais performance)
DSC OFF (stability control off: você tem que controlar a derrapagem: tecle demoradamente no DTC até desligar o DSC completamente)
DTC é uma subfunção do DSC!!!
Modo do câmbio
DS auto (o steptronic faz as mudanças para você)
DS M1 (usando o manual saindo de 1a marcha)
DS M2 (usando o manual saindo de 2a marcha)
Temos então 2 x 3 = 6 modos diferentes de arrancadas
Mas temos ainda outro fator: a pré-aceleração usando o freio durante a arrancada. Você deve subir o giro até uma faixa otimizada e soltar o freio. Eu testei até os 2.000, 2.500 e 1.800 RPM... mas não tenho como falar qual foi o melhor, porque eu precisaria fazer tudo isto anotando cada uma das tomadas, e, o mesmo tipo de tomada tem até .5s de diferença se der qualquer merda durante a execução (DTC acionar, kick-down baixar uma marcha, etc.)
Como o Torque bate a velocidade com o GPS também (além da velocidade real do OBDII) a medição é bem precisa...
1) 6.98s (DTC ON + DS AUTO + 2000RPM)
2) 7.28s (DSC OFF + DS M1 + 2000RPM) [derrapei por quase 1s]
3) 6.72s (DSC OFF + DS M2 + 1800RMP)
4) 6.73s (DTC ON + DS auto + 2000RPM) [igual à primeira, provavelmente não destracionou na largada, devo ter saído com mais de 2000 na primeira, ou menos de 2000 nessa)
5) 6.32s (DTC ON + DS auto + 1800RPM) [foi simplesmente PERFEITA arrancada, não destracionou nada... eu ri já na saída)
6) 6.54s (DSC OFF + DS M1 + 1500RPM) [acabou derrapando na largada, é muito difícil controlar sem embreagem!)
7) 6.75s (DSC OFF + DS M1 + 1500RPM) [sei lá o que deu errado]
8) 7.30s (DSC OFF + DS AUTO + 1500RPM) [controlei a derrapagem, mas quando comecei a pisar mais forte o carro fez kick-down e desceu uma marcha no meio da tomada)
Bom, o interessante é que descobri que meu carro é BEM mais rápido do que eu imaginava, pois achava que o Steptronic diminuiria em muito o 0-100 (tanto que nunca parei pra medir antes). Tinha acreditado em informações que com nossa gasolina, mesmo PODIUM, por ter 25% de álcool, que a potência não seria a mesma lá de fora, que o tempo seria perto dos 6,9s, etc.
Como consegui 6,32s no auto, tenho quase certeza que consigo baixar pelo menos 1s, ou 1,5s disso quando acertar uma saída com DTC OFF e no manual)
(este post foi colocado originalmente em outro tópico e duplicado aqui para evitar roubar o outro tópico!)
EDIT: Vídeo com meu melhor tempo:
Mais uma tomada de Shell V-POWER NITRO+ agora com o tanque pela metade... Já estou a 0.07s da PODIUM huaauhuahu (ou seja: nenhuma diferença significativa)
https://www.youtube.com/watch?v=Siv7NnfwxJ8