por loudenvier » 07 Jul 2014, 11:29
Acho R$ 140.000 no GTi completo um absurdo, porque há uma diferença de R$ 40.000 entre este e o já completo, mas chamado de básico, de R$ 98.000. A maioria comprada estará na faixa dos R$ 110.000. Você vai perder, em um ano, mais de R$ 50.000 nesta compra. Eu NUNCA faria isso. Não vai conseguir, depois, vender falando: "Ah, mas este é completo".
Agora vamos à mecânica... Discordo do amigo Joanetopb no quesito motor. O GTi ganha da 125M em todos os comparativos internacionais, porque o motor é ainda melhor programado que no Jetta TSi, e não é possível comparar a qualidade do carro na pista com a do Jetta, uma vez que o GTi é muito melhor para pista. É, disparado, a melhor compra lá fora para o segmento de HOT HATCHES (hatches esportivos). Na verdade ele é considerado o ponto de referência: você compara um esportivo e vê se ele é melhor que o GTi, o que significa que ele é FANTÁSTICO, ou se ele é pior que o GTI, o que signifa que ele é MUITO BOM apenas. O GTi é o xodó das revistas internacionais... Mas tem um motivo: ele é relativamente BARATO para o que oferece... Aqui no Brasil isto não é verdade.
Status: ZERO. Sem sacanagem, parece um Fox esticado. É bonito sim, muito mais que o FOX, mas a semelhança é muito, MUITO grande. Por isso seu status será nulo. Na 125M seu status será TOP... é muito gostosa a sensação de ver seu carro tendo a atenção que ele merece para seu conjunto mecânico...
Voltando à mecânica: O GTi é superior ao 125M. Podem falar o que for sobre tração traseira, mas o GTi dá a resposta na pista e supera a 125M. E, se bem comprado, custa R$ 40.000 à menos por baixo...
E não para aí... Você não vai encontrar um KIT no estilo do APR para a BMW... Pode até achar, mas vai ser um roubo daqueles, e dificilmente terá quem instale o KIT com a mesma qualidade dos instaladores especializados em APR no Brasil. Se você tem perfil de quem mexe no carro, com certeza o seu negócio melhor seria o GOLF. Não sei se saiu o kit APR para o MK-VII, mas já estava no forno quando conferi.
O motor da 125M é o mesmo da 120i, com um turbo, acredito eu, mais potente... Portanto, se você pega uma 120i e remapeia, ganha MUITA potência. O mesmo já não vai acontecer com a 125M que já está rodando com uma programação mais agressiva. Os ganhos serão menores, e para serem maiores, será necessário mais modificações, o que vai encarecer muito, e talvez inviabilizar no Brasil por falta de mão de obra qualificada.
Já o GOLF, com o Kit APR, vai passar fácil dos 320cv... Você vai espancar TODAS as 125M na rua, e muitas 135i também.
Na minha opinião:
1) se pagar R$ 140.000 em um GTi você tem que ir ao psiquiatra. Pegue um por R$ 98.000~R$ 110.000
2) se pensa em fazer UP, pegue um GTi na faixa que falei
3) Nunca compre um GTi acima de R$ 115.000. Na revenda só existirá um único modelo de GTi... e um único preço médio
4) Se quiser status compre a BMW
A BMW vai te dar um enorme prazer de dirigir, é deliciosa e muito potente, mas perde no custo x benefício pro GTi "básico"/"médio" e perde na pista também, porém nada que seja relevante para o uso urbano ou em viagens. Só mesmo em track day. A BMW é MUITO mais bonita e tem muito mais status que o Golf. O VW vai te permitir fazer UPs de fontes muito renomadas e especializadas, a BMW vai te deixar meio às cegas e talvez limitado a remaps, em um carro que já tem um mapeamento agressivo.
No final das contas, a escolha é toda sua.
Ah! Aqui no RJ eu já vi uns 5 GTis na rua.