Vou relatar minha situação bem recente, que só corrobora o que estamos constatando na prática.
Comprei minha F20 usada na concessionária, 118 sport, 12/13, que começou a rodar em abril de 2013, que esta agora com 11.000 km, e na revisão de entrega, após a troca de óleo, setaram a troca para 6000 km.
Questionei ao chefe da oficina por que 6000 mil se o padrão do carro zero é 8000 mil, e o mesmo me disse que é assim mesmo e que não é eles que definem isso.
Mas tive a chance de ver uns papéis que estavam nas mão dele, por alguns minutos (não me deixou ficar com os mesmos claro) onde no papel referente a revisão constava lá a troca de óleo e filtro e uma informação sobre o a programação da próxima troca de óleo para 6.000 km, mas à direita deste número estava entre parenteses escrito (- 2.000). Exatamente deste jeito.
Eu perguntei o que era aquele parenteses com o menos - 2000, e o mesmo me deu a mesma resposta de que era o sistema que colocava assim. Só que aquilo não era um documento automático gerado pelo sistema e sim um documento digitado por ele no sistema de controle de serviços.
Obviamente esta km reduzida esta sendo forçado para gerar trocas de óleo mais cedo.