por FLY-SCHMITZ » 22 Jun 2013, 15:16
Estou postando outro tutorial, é um serviço simples, fiz em uma tarde de folga, ao final do serviço degustei uma breja alemã, a Erdinger, em homenagem à essa jóia da engenharia automobilística, feita pelos meus antepassados alemães.
Primeiro, não sou mecãnico, sou piloto de uma companhia aérea brasileira que tem nome de carro...rsrsrs
Portanto, quando faço reparos e manutenções no meu BMW, faço por conta e risco, se der M..., a responsabilidade é minha, portanto quem ler este tutorial e não se sentir seguro em fazer o serviço, não faça, mas quem quiser se iniciar neste mundo da graxa, esse é um serviço relativamente simples, como o outro que eu postei, o do sensor de pastilhas, se estiver empolgado vá em frente!
Primeiro, baixe o Service Manual da BMW, busque no google, é fácil achar.
Tenha um mínimo de ferramentas, não recomendo as chinesas, são fora de medida e de péssima qualidade, as nacionais não são muito mais caras e a qualidade é muito superior, chinesas só prestam aqueles kits de chaves de soquetes com catracas, e olhe lá, tenha pelo menos um macaco hidráulico pra não ficar usando o do carro e pelo menos dois cavaletes, custam uns 30 reais cada, mas garantem que o carro não vai cair em cima de vc, eu sempre uso luvas de proteção, afinal preciso das minhas mãos pra trabalhar.
Para esse serviço compre um limpador de radiador.
Usei o da Bardahl, deixe circulando no sistema o tempo que o fabricante do fluído exige.
Compre um fluído para radiadores de alguma marca conhecida, eu usei este da Valvoline, recomendo, bom e barato!
No dia da limpeza, com o MOTOR FRIO o ideal é fazer com o manual de serviço ao lado, para seguir tudo conforme o recomendado pela BMW.
Este é o manual para o meu carro, que é uma 318ti compact/98, use o adequado para seu carro.
Vá para a seção 170 Radiator and Cooling system
Siga os passos descritos no manual, primeiro coloque o ajuste do ar-condicionado na posição " quente" , faça isto com a chave de ignição ligada, pois a válvula que ativa a circulação de água quente no sistema é elétrica, isso garante que todo o fluído do sistema vai ser drenado.
Feito isto retire o plug que fica ao lado da tampa do reservatório de expanção para quando abrir o dreno não criar vácuo no sistema e impedir que todo líquido seja drenado.
Depois solte o dreno que fica na parte inferior do radiador, no meu carro a peça é de plástico, cuidado ao retirá-la, use a maior chave de fenda que tiver, para não danificar a fenda da peça e ao recolocá-la "classe e elegância" ao apertá-la, pois se estragar a M... está feita!
Coloque uma bacia em baixo pra não fazer lambança na garagem, pois a água vai sair bem suja.
Eu coloquei a mangueira e dei uma lavada no sistema, pra ficar bem limpo, agora é colocar o tampão no dreno novamente, com cuidado e completar o sistema com água e fluido conforme o recomendado pelo fabricante do fluído, ligue o carro espere aquecer um pouco caso necessário vá completando o nível de água, recoloque o plug ao lado da tampa do reservatório e tampe o reservatório de expanção, deixe o motor ligado, sem acelerar até a ventuinha ligar, ou seja, até a válvula termostática abrir, depois disso desligue o carro, deixe esfriar para completar o nível, pois é normal que baixe um pouco pois tinha ar no sistema, recomendo verificar o nível de água nos dias seguintes ao serviço, pra ver se não tem vazamento e se todo o ar do sistema foi expelido.
Espero ter ajudado!
Um grande Abraço