por loudenvier » 15 Mai 2014, 12:06
O atual é turbo. O carro turbo despeja torque em um pico logo em baixa rotação, fazendo com que a potência máxima seja atingida em giros mais baixos. Resumindo: o carro começa a acelerar com força mais cedo, diminuindo o tempo do 0-100. O consumo, por ser um 1.6, se for dirigido com parcimônia, será fabuloso. Ou seja, é muito "melhor" do que o 2.2.
Muitos não gostam do turbo justamente pela curva de torque que não é linear, mas sim um pico que dispara quando entre o turbo, gerando trancos. Por isso a BMW demorou tanto a aderir aos turbos, uma vez que é um carro feito para dar prazer de dirigir.
Para você ter uma ideia, meu carro com motor 6 cilindros em linha 3.0 de 270cv tem a mesma performance da nova 125M 2.0 de 218 cavalos. Por que? Por causa do turbo... Qual é mais gostoso de dirigir? Sem dúvida o meu, e se eu mantiver em alta, no pico da minha potência, talvez ande mais rápido que a 125 M na pista, que tem seu pico de potência mais em baixa... Ou seja: no giro alto, quem tem mais potência (eu) ganha...
Mas a BMW fez um trabalho fabuloso com seus turbos... parecem quase aspirados ao dirigir se você não pisar demais... Com certeza é uma evolução.
O meu carro, na cidade, faz 5.8km/l... Por que? Porque quando eu paro em um sinal e vou acelerar, são 3L de gasolina no motor... ou seja, gasta-se muito. No 2.0T são apenas 2L e se acelerar "na boa", ou seja, como se acelera no trânsito da cidade, o turbo nem entra, e o carro anda como um 2.0 normal, quer dizer, melhor que normal, porque tem o VALVETRONIC e a injeção direta... enfim, o consumo será ótimo, talvez acima de 10km/l...