por Sanbor » 10 Abr 2014, 18:07
Prezados,
ontem, em um noite de insônia, vi um vídeo de como fazer o reset para a chamada "revisão".
Como ainda não tenho o carro, nem nunca andei em nenhum, mas observando o vídeo, vieram-me as seguintes perguntas:
1- No manual do carro, quando da compra, não consta o plano de revisão programada?
2- Qual a indicação teórica das revisões? 8k em 8k?
3- Há a indicação de componentes a serem substituídos?
Pela leitura do painel há a aparente indicação de troca de óleo. Não de revisão em si...
O manual indica perda de garantia se a indicação do painel não for observada ou somente se as revisões (em seu sentido próprio e de acordo com a km prevista no manual) não forem realizadas em Css?
Se a questão for pela interpretação da mera troca de óleo creio que o problema não é do carro. Mas das concessionárias que acabam "ofertando" serviços e peças desnecessárias de acordo com o plano de revisão programada do carro...
Nem se diga que, por ser Português (acho que o plano de revisão enviado para os BMW`s importados está previsto é o mesmo para Portugal) não teria aplicação para o Brasil.
Do ponto de vista legal, se este é o plano entregue ao consumidor é este que deve prevalecer diante do dever de informação que deve ter o fabricando (e o concessionário) diante do adquirente/consumidor... O instrumento do painel figuraria como componente coadjuvante, contudo sem afetar a garantia. Já que as revisões foram realizadas segundo o plano previsto por fábrica. Independente do que venha o concessionário dizer quando da entrega do carro...
Alguém poderia postar os planos de revisão das 320 para análise?
O mostruário do carro indica troca de óleo somente?
Mesmo que seja só troca de óleo seria estranho, em função deste ser sintético. Podendo o motor funcionar por mais tempo....
Mas lembro que outras marcas faziam troca de óleo de 5k em 5k, para óleo mineral... Como foi o caso dos corollas 1.8 antes de 2011, se não me falha a memória...
Ter que trocar só o óleo é uma coisa. Outra é aceitar a empurroterapia. Com a troca de peças e realizações de serviços não previstos no plano de manutenção preventiva. Estas podem ser recusadas pelo consumidor...
Assim, em suma, figuraria este sensor do carro como um mero acessório de informação ao motorista/proprietário. Sem que, contudo, possa criar vínculo de obrigação para realização do serviço. Tal qual o sensor que mede a pressão dos pneus...
Ficam as considerações e desculpem qualquer ignorância em relação ao carro...
Agora, se a fábrica não dá um plano de manutenção preventiva, francamente não se trata de uma marca premium!!!