por loudenvier » 14 Mar 2014, 22:00
Honda e Toyota, quando chegaram ao Brasil, arrebataram a concorrência já estabelecida com uma simples, mas eficientíssima, estratégia de marketing: pós-venda FENOMENAL.
Os carros deles são super bem construídos, quase não dão defeito, e as peças não são caras, mas o mais importante é a honestidade e o bom atendimento de TODA A REDE. Claro, há casos de problemas na Honda e Toyota, mas eles são a absoluta exceção, enquanto que em TODAS AS DEMAIS montadoras são a regra. Minha experiência na Toyota me fez confiar CEGAMENTE em todo diagnóstico deles... Uma vez eu achava que tinha problemas na minha bomba de combustível, filtro de combustível, etc. porque o dono anterior já tinha limpado os bicos e trocado as velas... Deixei lá pedindo para trocarem a bomba e o filtro de combustível... Recebi uma ligação indagando o porquê do serviço e pedindo para deixar primeiro na "mão do mecânico" que cobrariam 1h de MO para diagnóstico... quase não deixei, mas me convenceram, e fui lá na hora marcada para acompanhar (eles sugeriram). Me deram cafezinho e finalmente o agente de manutenção veio falar comigo, me trouxe as velas em estado lastimável e disse: trocamos as velas (R$ 76 o jogo), e limpados os bicos injetores que estavam sujos... perguntei: "Quanto vai sair isto tudo?"... Resposta: "Os bicos não custarão nada pois foi usada a hora do mecânico... como ficou tudo pronto em menos de 1h, não tem mão de obra das velas também não..." Paguei R$ 215 de MO + R$ 76 da vela... E eu ia pagar mais de R$ 800 se tivesse feito o que eu TINHA CERTEZA que era o problema (o antigo dono mentiu e não tinha trocado as velas nem limpado nada).
Na Honda o serviço é tão bom que te entregam na hora marcada e sai mais barato, na maioria das vezes, do que em oficinas de fundo de quintal. E eles são realmente super treinados...
Na Alemanha e em vários lugares do mundo o atendimento da BMW é exemplar. É sempre BEM caro, mas eles se preocupam DEMAIS com a IMAGEM da marca de robusta e confiável. Aqui eles CAGAM para isto. O atendimento é do tipo: quanto mais eu puder roubar, menos fazer e de preferência deixar um defeito no carro para depois cobrar muito mais, melhor.
Eu estou com um mal contato no meu SOM, e não vou levar NEM A PAU na BMW... Se fosse Honda/Toyota já tinha levado, resolvido, e praticamente de graça... Lá eu acho que se eu deixar o carro não duvido eles baixarem meu óleo do motor, trocarem meus amortecedores por uns quebrados, etc. Como conviver com isto?
Simples: NUNCA COMPRE BMW ZERO... Não vá na CSS, e compre peças importadas... de preferência as OEM de melhor qualidade que as originais, pois há muitas que excedem os parâmetros da originais... principalmente suspensão e sistema de frenagem.
Se a BMW seguisse o caminho da Honda e Toyota, e prezasse pela qualidade no pós-venda e atendimento ao seu consumidor, eles teriam esta imagem imaculada de marca prestigiada e confiável. Não haveria NUNCA sequer um segundo pensamento entre escolher um Azera e um BMW 320... mas como a BMW não é em nada melhor que a Hyundai aqui no Brasil... talvez seja melhor o Azera... Pegar uma Honda CRV ou um BMW X1??? Se a BMW tivesse a imagem imaculada da Honda, o X1 seria um grande negócio... Como está a CRV é um negócio muito melhor... Mesmo com o motor manco!