Esta troca de mensagens neste tópico me deixou um pouco decepcionado com o forum BMW... Está parecendo até o forum do Hyundai Veloster, onde basta falar bem de um "concorrente" para ser sabatinado, quiça banido, pelos demais membros. Sinceramente, achava que este forum, formado por pessoas que compram carros de alto nível, estivesse um nível acima dos compradores de Veloster da vida... Esperava reações como as que já vi no clube do A3, um lugar conde só vi resposta de classe, e todas pautadas não na pura emoção, ou desprezo pelas classes inferiores, mas sim em méritos técnicos, mercadológicos e, quando emocionais, focados na emoção do "proprietário" não no desprezo do amigo que compra/admira outro carro...
Isto posto, aqui vai minha opinião:
A BMW 116i e 118i apenas se justificam em um comparativo com o Golf GTi por dois quesitos, um subjetivo: BELEZA, outro objetivo: STATUS.
Você poderá ainda incluir um quesito se quiser que, após entrar em um novo Golf não é mais tão importante: qualidade do acabamento interior.
No resto as bimmers vão perder em tudo: performance, itens de série, preço, etc.
O Golf GTi é um carro SOBERBO... quem está falando que por ter 220cv e tração dianteira será uma porcaria, não andou em um. O diferencial dele é tão esperto e o controle de tração tão moderno, podendo até desligar toda a tração em uma roda em menos de microsegundos, que não duvido ter mais "grip" que as 116i e 118i.
Além disso, se você mora no Rio por exemplo, tem uma gama imensa de concessionárias para levar seu carro e não apenas a única BMW Autokraft, onde será roubado sem qualquer pudor, onde inventarão problemas que seu carro não tem, etc. Na VW isto vai acontecer em uma ou outra CSS, mas você tem opção de mudar de CSS... várias opções... E peças não faltarão.
Lá fora igualar QUALIDADE ao nome BMW se justifica não pela qualidade do carro em si, mas pela qualidade do atendimento pós-venda, coisa que no Brasil a BMW está pior que Hyundai. Portanto achar que vai comprar BMW para não ter dor de cabeça não condiz com a realidade.
O GTi deve ser comparado ao 125i... Aí ele perde... mas a diferença de preço é tão grande que os dois carros parecem de categorias diferentes... Lá fora a diferença é BEM PEQUENA relativamente.... Mas lá fora tem o Golf acima do GTi, com tração integral, que aí é duro de combater sem um carro da divisão M da BMW...
Se o Golf GTi estiver mesmo por R$ 94.000 é uma compra fabulosa em nosso mercado. Será o melhor desempenho pelo preço. Sem contar que o mercado de UPGRADEs do Golf é ENORME e super ESTABELECIDO e MUITO BARATO (relativamente) e muito seguro por não mudar a originalidade do carro (quase tudo é OEM, bolt-on installation).
Mas eu acho que o GTi bom mesmo é o com dupla embreagem... qual é o preço do GTi DSG? Ele é mais rápido que o manual, e mais confortável, por isso melhor... será que está muito mais caro? Se tiver por R$ 110.000 fica duro de engolir em um VW...
Resumindo: O Golf ganha em tudo, menos: Imagem, aparência (eu acho MUITO sem graça, um Fox com proporções um pouco diferentes), e (relativamente) menor qualidade no acabamento interno.
Se fosse para comprar um Golf zero eu pegaria um Volvo V40 usado