Curiosidades sobre o DSC e o DTC.

Sessão destinada a Série 1

Curiosidades sobre o DSC e o DTC.

Mensagempor PilotMartyMcFly » 20 Nov 2013, 12:50

Pessoal,

Lendo o manual da série 1 (13/14), surgiram algumas dúvidas sobre esses controles de tração (DTC) e de estabilidade(DSC), vejam:

Quanto apertamos a tecla de controle 1 vez (função DTC), aparece no painel principal a mensagem "TRACTION" e também aquela luz amarela com a figura de um carro derrapando aparece no painel. Porém, segundo o manual (pag 111), esse procedimento é para ATIVAR o DTC e não desativar. Ao ativar esse botão e segundo o manual, é proporcionado máxima tração em piso instável, ou seja, serve para ativar o sistema para o caso de piso escorregadio como neve ou lama.

Ao apertar o botão, o controle de tração é ATIVADO e não desativado como muita gente pensa, é o que está no manual. Tanto que ao se apertar o botão, aparece a palavra TRACTION no painel e também ascende a luz amarela de tração.

Já para desativar a função DSC, deve-se segurar esse mesmo botão por alguns segundos e aparecerá no painel DSC OFF e também a figura de um carro derrapando na cor amarela.

Outra coisa, quando se ativa o DTC apetando apenas 1 vez o botão, o carro muda automaticamente para o modo CONFORT (mesmo que tenha sido selecionado o modo SPORT anteriormente). Ainda não testei se ao desativar o DSC, o carro volta automaticamente para o modo CONFORT.

Alguém já havia atentado para isso? Resolvi colocar aqui, pois li em algum lugar que o pessoal estava apertando o botão de controle de estabilidade 1 vez para o carro ficar mais "solto", com possibilidade de cantar pneu nas saídas, mas ao apertar o botão, o DTC será ativado e o funcionamento dinâmico neste caso será o oposto do esperado para esportividade.
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Re: Curiosidades sobre o DSC e o DTC.

Mensagempor romanisee » 21 Nov 2013, 14:05

Descobri isso essa semana
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Re: Curiosidades sobre o DSC e o DTC.

Mensagempor PilotMartyMcFly » 21 Nov 2013, 14:50

Uma coisa interessante que verifiquei hoje, ao desligar o DSC, constatei que o carro sai do modo SPORT e volta para o CONFORT também. É notória a diferença nas respostas. Não tem como desligar o DTC nem o DSC e manter em modo SPORT, na vestão de entrada da 118i.

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Re: Curiosidades sobre o DSC e o DTC.

Mensagempor mtedesco » 21 Nov 2013, 23:06

Mas que estranho, no site da BMW diz que o DTC ON (luz acesa com um toque no botão) permite uma tocada mais esportiva.

http://www.bmw.com/com/en/insights/tech ... ntrol.html

Dynamic Traction Control (DTC).


Dynamic Traction Control (DTC) allows more wheel slip and thus a more dynamic driving style with higher wheel traction and DSC controlling stability. A small amount of spin on the drive wheels improves traction when pulling off from a standstill in snow or on loose terrain.

Dynamic Traction Control (DTC) is a sub-function of the Dynamic Stability Control (DSC) system that can be turned on and off. DTC has two major roles: to regulate traction and to enable sports-style driving while providing active stability control.
When the drive wheels start losing traction the DSC automatically begins stabilisation measures. The Dynamic Stability Control system curbs the engine output and stops slip on the wheels. In exceptional situations, however, a small amount of wheel slip can be an advantage.

When driving in deep snow, slush or on loose terrain a small amount of wheel spin improves traction. For these occasions, as well as those when the drivers want a sportier driving style, the DTC can be activated by pressing a button and this allows more slip and reduces the DSC’s curbing of the engine. The result: better traction and more thrust.

The DTC also makes driving on snow and ice-free roads more dynamic. When activated, the DTC allows sporty drivers more room to manoeuvre around curves than the Dynamic Stability Control and even permits controlled drifts. The driver retains complete control over the vehicle in every situation and the Dynamic Stability Control’s stabilising measures remain active even when the DTC is activated.
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Re: Curiosidades sobre o DSC e o DTC.

Mensagempor PilotMartyMcFly » 22 Nov 2013, 07:48

Pois é Mtedesco.

Se você puder, faça o teste no seu carro. Ao ativar o DTC, o carro volta automaticamente para o modo CONFORT e a pegada fica bem MENOS esportiva.

No meu entender, o carro para de patinar em falso completamente e a tração fica mais controlada. Apesar que nesse texto em inglês é dito que fica mais esportiva. Esportiva para mim seria se o carro ficasse em modo SPORT e com a tração totalmente ilimitada, o que parece não acontecer.

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Re: Curiosidades sobre o DSC e o DTC.

Mensagempor mtedesco » 22 Nov 2013, 21:40

No meu caso (130i) não tenho como selecionar o modo de condução da mesma forma que vc (por botão), eu só tendo a normal (cambio em D), a Sport (posição DS) que tem que puxar a alavanca do cambio pro lado esquerdo, e a manual. Fiz o teste ligando o DTC (DTC aceso no painel) e o modo de condução não é alterado automaticamente (fica aonde coloquei), ele funciona independente do DTC. Testei na chuva, aonde dá pra perceber bem melhor que, com o DTC ligado ainda tenho as babás eletrônicas só que com uma tolerância maior, permitindo derrapar mais nas arrancadas e curvas mas quando passa demais do ponto ele ainda corrige. Com o DTC desligado (tudo apagado no painel), o DSC interfere quando há qualquer mínimo deslize e pisca a luz no painel. Tanto faz o modo de condução. E se vc puxasse a alavanca p/ a esquerda, o que deve ser o Sport/Manual na sua e ligasse o DTC? Pode ser que ele mantenha o perfil Sport.
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Re: Curiosidades sobre o DSC e o DTC.

Mensagempor PilotMartyMcFly » 24 Nov 2013, 11:53

Acabei de fazer o teste, em todas as condições o carro sai do modo sport e volta para o confort. Mesmo com o câmbio sendo deslocado para a esquerda em DS ou até mesmo em manual, fazendo isso antes ou depois de se selecionar a função DTC.

Na 130 deve ser diferente(por permanecer na função sport), mas existem vários vídeos no youtube mostrando o funcionamento e com o DTC ligado, o carro destracionava MENOS e não mais, ou seja, ideal para pisos como a neve. O carro fica com a tração controlada/limitada.

Nesse caso, seria mesmo o contrario de uma opção mais esportiva, por isso que o carro sai da opção sport automaticamente.

Tem certeza que com o DTC ligado, a 130 fica menos restrita, ou seja, se afundar o pé ela canta mais pneu do que com o DTC desligado? Pois tudo o que eu já procurei diz justamente o contrario, o carro ficaria bem mais xôxo.

É uma pena que nesse modelo da 118i ele mude para a opção confort automaticamente, pois o carro na configuração sport é outro carro completamente.

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Re: Curiosidades sobre o DSC e o DTC.

Mensagempor mtedesco » 26 Nov 2013, 19:33

Pelo seu relato, parece-me que o DTC trabalha diferente no caso da 130i e da 118i, principalmente por não permanecer no modo Sport quando acionado o DTC. Será que ao colocar em Sport os DSC e DTC não são totalmente desligados?

No caso da 130i é nítido que a intervenção dos controles é muito menor com o DTC ligado (DTC aceso no painel, botão pressionado 1x), a tolerância aumenta e creio que seja justamente essa tolerância maior que permita que se "desatole" na neve ou em terreno de pouca tração na 130. Isso deve refletir em um comportamento mais esportivo, apesar de TALVEZ não ter sido criado com esse intuito. Além do mais, sem acionar o DTC o carro corta totalmente a tração ao menor sinal de derrapagem, o que não acontece com o DTC ligado que só corrige a trajetória. Moro no litoral e frequentemente estacionava o carro em uma faixa de areia e só conseguia desatolar desligando o controle de tração e estabilidade nos carros que "atolei". Não interessava o quanto eu acelerava, se uma roda estivesse perdendo tração, nenhuma virava e o carro não se mexia. Ainda não testei "atolar" a BMW pra ver se é igual rsrs

Olha o review dela na pista: "...I could finally try the 130 without any electronic nannying. The multi-level traction control is ideal for the road - one press of the DTC button loosens the brain's grip enough to allow a little fun - but hold that same button for a few seconds and you're on your own, the big warning light between the rev counter and speedo reminding you to keep on your toes..."

http://www.evo.co.uk/carreviews/evolong ... sport.html
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Re: Curiosidades sobre o DSC e o DTC.

Mensagempor scherer » 27 Nov 2013, 15:11

Na 130i, vc tem duas opções; deixar tudo ligado, (como quando toda vez que liga o carro); se vc entra muito rapido em uma curva, uma esquina, por exemplo, o carro tenta estabilizar, freando etc, resultando na volta de um estado de equilíbrio, faz vc conseguir terminar a curva, só que dá uma sensação de curva quadrada, já que ele entra com freio na frente etc.

se vc aperta uma vez o botao, ele desativa o DSC, mas continua com o DTC ligado, mas em modo restrito. Aparece um sinal no painel. Ao entrar em uma curva muito rápido, o sistema permite um pouco de deslocamento lateral, ou seja vc tem que corrigir no volante, fazendo o contra-esterço. é muito divertido, mas tem que entrar na curva mais rapido.

da última forma, segurando o botao, vc desliga todas as babás, ficando sem o DTC e sem o DSC. O painel vai exibir o sinal amarelo do controle de tração. Vai continuar dócil ao andar lento, mas arrancando em primeira, vai destracionar bastante, se estiver em piso molhado, e ao fazer uma curva, o carro sai completamente de traseira, violentamente, principalmente no molhado. no piso seco quase não acontece, pois o carro tem muita tração.
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Re: Curiosidades sobre o DSC e o DTC.

Mensagempor PilotMartyMcFly » 27 Nov 2013, 20:06

É uma pena que na 118i, não tem como rodar no modo Sport e com o DSC e DTC "desligados" ou seja, com os avisos em amarelo no painel. O carro sempre volta automaticamente para o modo Confort.

Eu acho que é por isso que inventaram o Sport+ na 118i Sport, pois é possível rodar com ela na opção Sport só que com alguma babá desligada.
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