Eu só uso na minha, aditivada ou PODIUM! A PODIUM é uma gasolina PREMIUM recomendada para motores de 10:1 pra cima! Ou seja, os nossos!
Quando uso apenas aditivada ela tem um comportamento, quando abasteço com PODIUM ela tem outro muito melhor. No meu caso foi sensível o ganho em "agilidade"... Potencia e torque. E só a BR tem essa gasolina! As de outras bandeiras, por mais pomposos que tenham o nome da gasolina, são apenas aditivadas.
É um gasto a mais mas ela trás muitos benefícios!
Deixo isso abaixo para melhor entendimento:
_______________________________________
Gasolina Podium / Taxa de CompressãoA taxa de compressão é um conceito intrínseco dos motores a combustão interna. É um valor numérico, neste caso uma razão ou proporção, que compreende a relação entre o volume da câmara de combustão completamente distendida para o volume da câmara de combustão completamente comprimida. Por exemplo, quando se diz que um motor possui uma taxa de compressão de 10:1, isto significa que a câmara de combustão, quando completamente distendida, possui volume 10 vezes maior em relação ao da câmara completamente comprimida.
Legalmente, para efeitos de classificação na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), é uma gasolina tipo Premium, com características diferenciadas: possui octanagem de 95 unidades (IAD – Índice Antidetonante), menor teor de enxofre (30 ppm) e composição especial que evita o acúmulo de resíduos no motor.
Existe uma grande diferença entre estes nomes que acabam confundindo o consumidor.
A gasolina V-Power é apenas um combustível comum aditivado batizado como (V-Power) pela shell, mas não deixa de ser uma gasolina com a mesma octanagem de todas as gasolinas comuns do Brasil com (87 octanas). Ela é apenas aditivada, nada mais.
Octanagem é a propriedade que o combustível tem de resistir a pré-ignição (explosão espontânea do combustível antes da faísca da vela) onde acontece a detonação conhecida como (Batina de pino) pelos mecânicos. Então quanto menor a octanagem do combustível, maior é a tendência á pré ignição.
Um carro com alta taxa de compressão (10:1) tende a bater pino com combustível de baixa octanagem e mais econômico com o combustível de 98 octanas (Podium) e mais resistente a batida de pino.
Um carro com taxa de compressão baixa ( < 10:1) não adianta colocar combustível com alta octanagem (Podium, premium)que não irá economizar nada, irá gastar a mesma coisa que o comum, então só irá pagar mais caro no combustível.Octanas é originada do número 8 (oito), significa que a gasolina tem oito átomos de Carbono em sua cadeia, então significa que um combustível com 98 octanas com oito átomos de carbono em cada cadeia tem ao todo 98X8 átomos de carbono= 794 carbonos
Quando você falar que existe um produto que aumenta a octanagem do combustível, não acredite porque é uma grande mentira. Não tem como aumentar a octanagem de um combustível e sim a cadeia toda de oito octanas.
A única que altera a octanagem da gasolina é na refinaria ( A Petrobrás) e mesmo assim, apenas na refinaria porque depois de refinada e pronta não tem como alterar o número de octanas.
A gasolina PODIUM é uma gasolina com classificação Premium, porém com qualidade superior.
Possui octanagem mínima de 95 octanas (IAD - Índice Antidetonante), baixa formação de depósitos, baixo teor de Enxofre (máximo de 30 ppm) e, praticamente, é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Tem coloração alaranjada, e tem odor característico.
Ela oferece um sensível aumento de desempenho em motores com de taxas de compressão superiores a 10:1. A tendência para o consumo, é de que ele permaneça constante. Em motores com taxas de compressão inferiores a 10:1, o benefício obtido será o da limpeza interna do motor.
As gasolinas de alta octanagem, permitem a obtenção da toda a potência de projeto dos motores, porém somente quando estes motores são projetados com altas taxas de compressão da mistura ar-combustível (acima de 10:1), e no caso dos motores das motos 4 tempos, estes normalmente possuem altas taxas de compressão, beneficiando - se com este tipo de gasolina. O seu uso contínuo, permite que o motor permaneça limpo (hastes e sedes das válvulas, sistema de alimentação de combustível, etc.) ocasionando uma maior vida útil do conjunto.Tem validade de até seis meses, nos tanques dos automóveis e motocicletas, sendo que as outras gasolinas, dentro de 60 dias, começam a perder suas propriedades, formando goma.
Se normalmente não se utiliza uma gasolina Aditivada ou de alta octanagem, recomendamos fazer um abastecimento progressivo aproximadamente de 10 em 10% da gasolina Podium, para evitar que devido a sua alta capacidade de limpeza, ela arraste algum depósito deixado pela gasolina comum, causando algum problema.
Eis as octanagens das nossas gasolinas:
A gasolina Comum possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas
A gasolina Supra (aditivada)possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas
A gasolina Premium possui:
Octanagem MON = 85 octanas
Octanagem IAD > 91 octanas
Octanagem RON > 97 octanas
A gasolina Podium possui:
Octanagem MON = não especificada
Octanagem IAD > 95 octanas
Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)
http://www.anp.gov.br/preco/prc/Resumo_ ... _Posto.asp