Boa noite amigos,
Gostaria de contribuir de alguma forma com vcs.
Vou postar a publicacao q tive acesso do HTForum. O topico em questao eh: GASOLINA PODIUM X GASOLINA COMUM COM OCTANE BOOSTER.
Os argumentos levantados pelo forista Richardbroder me parecem mto bem embasados, tecnicamente falado.
Diz ele:
"Pelos testes que já vi pelo mercado o ganho real na octanagem desses ocante boosters é de cerca de 0,5-1,0 octanas.
Sobre a relação entre comum+octane booster e Podium, acho que não há comparação. A Podium não é apenas um combustivel com octanagem muito mais elevada, ela é um combustivel mais limpo. Enquanto a nossa gasolina comum/aditivada possui niveis elevadíssimos de enxofre, piores até mesmo do que a gasolina americana (uma das gasolinas mais "sujas" do mundo), a Podium é uma gasolina extremamente limpa, com teor de enxofre baixíssimo de especificação européia. A gasolina comum compromete a durabilidade dos catalisadores e abafadores, contamina o óleo do carro (gerando borra), suja/entope filtros e bicos injetores. Se você abrir um motor com 10mil km que rodou apenas com comum e um motor que rodou 10mil km apenas com Podium, o motor que rodou com comum já terá depósitos de sujeira e contaminação em vários lugares, o motor que rodou com Podium continuará parecendo novo.
Por causa do enxofre, carros à gasolina com injeção direta (FSI) de combustivel demoraram mais tempo para chegar ao mercado norte-americano; o enxofre e a sujeira gerada pela gasolina deles causava muitos problemas com as bombas de alta-pressão utilizados por sistemas de injeção direta. A BMW teve um problema muito famoso em seus carros equipados com motor N54 (135i/335i) de injeção direta. Depois de um tempo a bomba de alta-pressão começava a apresentar falhas, após a substituição o problema retornava, a BMW anunciou um recall para todos os carros equipados com motor N54 e precisou aplicar uma garantia de 10 anos para a bomba de combustivel. Mesmo assim alguns proprietários continuam tendo problemas. É interessante reparar que na europa esse problema nunca ocorreu, que mostra os efeitos que uma gasolina mais "suja" pode ter em motores modernos. Aqui no Brasil, conversando com um técnico da BMW, ele me disse que as 135/335i também apresentam o problema da bomba de combustivel, e curiosamente mencionou "mas isso só acontece com quem não usa Podium, muita gente com esses carros só usam Podium e esses nunca têm problemas com a bomba".
Para "remediar" isso, muitas montadoras comercializavam veículos com injeção comum nos EUA; a mesma versão do veículo utilizando motor com injeção direta no mercado europeu. Até hoje isso existe.
Nossa gasolina comum é pior do que americana. Nenhum octane booster resolve isso.
No mais, abastecendo com comum, você sempre terá mais chance de pegar combustivel adulterado, as vezes não pelo dono do posto, mas pela própria fornecedora, pois a cadeia de fornecimento de combustivel comum é pouco controlada. A Podium possui um esquema de fornecimento mais sério, poucos distribuidores e controle mais rigoroso. Sim, existem donos de postos espertinhos que fazem adulteração de Podium, nunca vi ao vivo mas já ouvi falar sobre casos de Podium sendo adulterada, por isso, cuidado com os preços. Não existe mágica, os próprios donos-de-postos estão comprando Podium bem acima de R$3,00, não há como vender por menos de R$3,50.
Sobre as vantagens de se utilizar ou não utilizar Podium e os ganhos percebidos na prática, isso vai depender do seu carro e do seu cuidado com o carro. Carros mais modernos, principalmente veículos equipados com injeção direta e turboalimentação, são muito sensíveis com combustivel. No caso dos motores EA888 da VW, testamos um Jetta TSi com Podium e com gasolina comum enquanto fazíamos um diagnóstico via OBD pelo laptop, com o carro em movimento. Fizemos logs com comum e com Podium e a diferença é nítida, com Podium o motor utiliza mais ponto e mantém pressão mais elevada nas faixas superiores de rotação. É interessante notar que com a gasolina comum o pico de pressão de turbo vinha de maneira mais vigorosa, causando mais "espanto" para quem estava dentro do carro (não sabemos explicar exatamente porque esse pico mais vigoroso acontece; talvez, por ter menos ponto, a "patada" da turbina fique mais agressiva), mas, depois do pico, é nítido como o motor dá uma "amarrada" em alta quando rodando com gasolina comum. Com a Podium é o oposto, a pressão vem um pouco mais suave, mas o motor continua empurrando forte até o corte (no diagnóstico pudemos ver como a pressão mantém-se mais elevada, por isso o carro anda tanto mais). O carro foi medido com Podium no dinamômetro, e a potência subia até o corte. Comparando o gráfico dele com o de outros Jettas medidos sem Podium, é nítida a diferença na curva de potência; com Podium o carro fica mais forte e rende muito mais de alta.
Carros de concepção mais antiga, com motores de injeção comum e aspiração natural (a maior parte da nossa frota) não se beneficiam tanto com Podium. Dependendo da concepção do motor e da calibração da injeção, o carro pode ter até mesmo ganho zero quando utilizando Podium; aí vai do cuidado e da disponibilidade financeira do propritário em querer utilizar Podium apenas para mantér o motor limpo, muitas vezes não vale a pena, pois o proprietário provavelmente terá vendido o veículo antes que ele apresente algum problema.
Agora, para quem tem um carro importado, moderno, com injeção direta e turboalimentação, querer economizar no combustivel soa quase como um absurdo. Um tanque de Podium custa R$30-35 mais que um tanque com comum; é menos que o preço de uma refeição! É o preço de uma dose de whiskey em uma balada. É o valor que você vai gastar para levar sua namorada no cinema ou valor que você vai gastar para comer no McDonald's. Considerando que um tanque costuma durar pelo menos 1 semana (e isso para quem roda razoavelmente bem), estamos falando aqui de R$30-35 para (pelo menos) uma semana... será que vai fazer diferença? Agora responda; qual é o preço de um catalisador novo? Qual o preço de uma bomba de combustivel de alta pressão? Se você não sabe, nem queira descobrir, você vai se assustar.
É engraçado que muita gente pensa "ahn, mas meu carro é novo mesmo, não vai dar problema... e se der, ele está na garantia". É justamente quando o carro está novo, que você sabe que o motor é todo limpinho e tudo está perfeito, que o proprietário mais teria de querer utilizar Podium, pois isso garantiria que o motor se manteria nesse estado por muito tempo.
Isso, é claro, sem contar na vantagem e no benefício de ter o carro sempre mais forte, que p'ra mim não tem preço...
Para quem quiser um review no ocante booster:
9th STP Octane Booster – 350ml treats 57 litres RRP: $10.95
Octane Improvement: 97.4 (+0.6 RON)One of the cheapest of the group, the STP was also one of the hardest to find. Auto stores either didn’t stock it, or had simply run out! Claiming to increase the octane 2-5 points, in a well-designed-for-pouring bottle, the STP – used in the ratio determined by the label – improved the octane marginally by just over half a point. A little disappointing unless you interpret STP’s claim actually meant 0.2-0.5 points. Then it’s a good result!
http://www.fueltechexperts.com/2008/...which-is-best/".Quem quiser acessar o HTForum e ver a discussao gerada por esse tema o link eh o seguinte:
http://www.htforum.com/vb/showthread.ph ... NE-BOOSTERMinha conclusao eh: Usar gasolina podium garante um bom desempenho dos motores e uma longevidade maior de diversos componentes de qualquer carro. Numa BMW isso se reflete nos custos de manutencao. Prefiro gastar um pouco mais com gasolina do que pagar verdadeiros absurdos trocando pecas caras, al'em da mao de obra especializada pra isso.
Grande abraco pra todos e otima semana.