Reprogramação do motor

Sessão destinada a Série 3

Reprogramação do motor

Mensagempor gpalms » 27 Out 2012, 19:29

Saudações!!

Estou pensando em reprogramar a central do motor de uma 320i E90 com a Carbase.
Alguém já fez isso ou tem alguma experiência??
Recomenda ou não??

Abraço!!
gpalms
Novato
Novato

Modelo:

Re: Reprogramação do motor

Mensagempor DODGE® » 16 Jan 2013, 15:57

Olá, gpalms!

Eu tenho uma 320 e90 Top 2008.

Fiz a reprogramação justamente com a Carbase, na época, em Brasília-DF, vai fazer 2 anos! Paguei R$2.000,00!

Inicialmente eu estava com um pouco de receio de gastar essa quantia e não sentir diferença significativa. Mas depois que fiz, a diferença é bem perceptível.

Fiquei muito satisfeito com o serviço, valeu cada centavo!

Ela melhora muito o torque em baixa para andar na cidade, melhora em ultrapassagens e por incrível que pareça, fica ligeiramente mais econômica (estrada principalmente).

O acelerador fica mais sensível, mais direto, sem delay, digamos que a resposta fica imediata. O câmbio também muda o funcionamento, as trocas ficam mais rápidas, e troca bem menos as marchas. Tipo, antes, na estrada, em sexta marcha, qualquer mínimo toque de leve no acelerador, ou, quando no piloto automático pegasse qualquer subidinha que fosse preciso acelerar para manter a velocidade, ela já voltava a quinta na hora, só usava a sexta para manter a velocidade mesmo, agora, depois de reprogramado, a sexta fica utilizável em várias situações, tipo, se vc está a 120 e quer aumentar a velocidade basta acelerar normal que ela vai de sexta, sem voltar marcha. Ela agora só volta se você pisar mais fundo no acelerador, como numa ultrapassagem.

Na cidade também ela faz menos trocas. Veja bem, ela não muda o momento de rotação das trocas, isso continua o mesmo. O que muda é ela manter a mesma marcha para você acelerar em determinadas condições, coisa que antes, ao mínimo toque do acelerador, ela já fazia troca.

Esse "cambiar" menos, faz uma diferença enorme no conforto.

Some aquela impressão de carrão pesado para andar na cidade, o carro fica leve no acelerador, esperto.

Retomadas também ficam bem mais vigorosas, parece que o motor está sempre cheio e pronto para responder.

Como eu disse, fiz esse serviço há quase 2 anos e nunca tive problema nenhum. O carro ficou um espetáculo.

Fique ciente de que a diferença que você vai sentir é na dirigibilidade, mais força e troca de marchas mais rápidas e "inteligentes", mas o carro não vai virar um série M. Se seu objetivo for correr mais, melhorar velocidade final e tal, esqueça, isso permanece a mesma coisa. Você consegue obter mais final em situações favoráveis porque na reprogramação eles liberam o limitador de velocidade máxima (é travado a 230km/h), mas você só consegue ir além disso em situações favoráveis como vento a favor, asfalto perfeito e lugar bem plano ou declive.

O que fica mais evidente de se notar é o que relatei acima.

Hoje, da maneira como está o carro, estou muito satisfeito.

Só vou sair dela quando for possível pegar uma 328i F30.

Qualquer dúvida específica, estou a sua disposição!

Abrasss...
DODGE®
Ativo
Ativo

Modelo:

Voltar para Serie 3 - (316i, 320i, 320i Top, 325i, 335i Spo, 335i Cabrio e M3) (E21, E30, E36, E46, E90,...)