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Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)

MensagemEnviado: 21 Mar 2016, 17:40
por PilotMartyMcFly
Amigos,

Hoje estive com o Bruno Panzza da Panzza Motors. Passei o meu carro no novo Dinamômetro deles para testar a potência com filtro original vs com filtro K&N Inbox.

Desde que comprei a 118i 2014, comprei o Filtro K&N Inbox antes mesmo do carro chegar. No entanto, depois que peguei o carro, tive a impressão várias vezes de que parecia que o carro ficava mais fraco com o Filtro(até cheguei a postar isso aqui no Fórum). Entrei em contato com muita gente sobre isso e a maioria sempre me falou que achava difícil o carro perder potência trocando o filtro original por um K&N. Pois bem, hoje fiz o teste.

Meu carro sempre foi abastecido com Podium desde zero. No último mês, resolvi fazer um teste com a Grid, mas como estou rodando pouco com o carro, nesse meu último tanque eu enchi com Podium. Ou seja, no teste podemos considerar que tem 80% Podium e 20% de Grid.

O teste foi feito com o novo dinamometro da Panzza Motors, que segundo o Bruno(um dos sócios), tem uma calibragem mais acertada do que muitos dinamômetros que desvirtuam demais a potência(para cima). Tanto que o Panzza oferece para quem quiser, pode levar o carro lá que ele passa no Dinamometro sem custo. É só falar que viu a mensagem no Fórum. Só não fique triste se você sair de lá com uma potência aferida menor do que em alguns dinamometros "milagrosos", pois lá segundo ele, Jetta, Golf GTI e etc dão sempre a potência bem próxima do declarado na documentação do veículo, que é o que faz sentido.

Vamos aos resutlados:
Imagem

O carro foi medido 3 vezes com cada filtro. As 3 primeiras medições foram feitas com o Filtro Original, esperamos uns 20 minutos para esfriar e fizemos mais 3 medições com o Filtro K&N Inbox.

A linha vermelha é com o Filtro Original: Vieram 206,3 cv(torque de 24,96 kgf) no motor e 171 cv na roda.
A linha verde é com o Filtro K&N: Vieram 195,3cv (torque de 24,08 kgf) no motor e 162 cv na roda.

Como eu suspeitava, o meu carro perde(mais de 10 cvs) ao colocar o Filtro K&N Inbox :o :cry: . Segundo o Panzza, isso se deve à programação original e várias outras coisas que, principalmente nesses carros mais novos, pode comprometer o desempenho ao invés de melhorá-lo. A eletrônica faz ajustes para proteger o motor.

É isso, quis compartilhar com todos vocês para acabar com aquele mito de que Filtro Esportivo, no mínimo deixa o carro com a mesma potência. Nem sempre, no meu caso, houve perda de mais de 10 cvs. ;)

Re: Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)

MensagemEnviado: 21 Mar 2016, 21:54
por mart84
Bem legal compartilhar essa experiência conosco. Será que em carros reprogramados eles irá trazer vantagens mesmo?

Re: Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)

MensagemEnviado: 22 Mar 2016, 14:36
por PilotMartyMcFly

Re: Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)

MensagemEnviado: 23 Mar 2016, 10:39
por vrebolho
É notório que os filtros esportivos liberam mais ar pro motor, o que é prejudicial. Assim, plenamente plausível a atuação da eletrônica no sentido de proteger o motor.

Talvez com uma reprogramação é possível tirar essas proteções. Mas e a coragem de fazer, só pra ganhar um pouco mais de potência?

Re: Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)

MensagemEnviado: 29 Mar 2016, 16:43
por Junin_130i
Acredito que com os filtros de Ar menos restritivos o sensor MAF envia o sinal para a ECU (original) que reponde com uma mistura mais pobre, motivo a perca de potencia.
Nos motores de aspiração natural o efeito provavelmente é o mesmo não é?

Re: Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)

MensagemEnviado: 29 Mar 2016, 21:33
por loudenvier
Mais ar no motor é BENÉFICO. É isso que um TURBO faz: injeta MAIS ar no motor. Os filtros "esportivos" na verdade não tem um ganho substancial que resulta em maior performance. Por isso os resultados no dino foram "iguais"...

Re: Teste da 118 no dinamômetro (filtro original vs K&N)

MensagemEnviado: 06 Abr 2016, 01:12
por matheusmartins
Pessoal, não podemos considerar o teste como fidedigno, o sensor de fluxo de ar precisa que você ande com o carro por um tempo para ir ajustando a central, o fato de trocar varias vezes para passar o carro no teste não diz nada.