Página 1 de 1

Escapamento esportivo (válvula)

MensagemEnviado: 12 Mai 2015, 17:05
por menezes800
Pessoal,

Vi uma reportagem no Auto Esporte há um tempo atrás, onde eles colocavam uma espécie de válvula no escapamento que alterava o barulho. Essa válvula era ajustável de dentro do carro. dava para abri-la ou fecha-la, alterando o barulho do carro.

Não me lembro o nome do fornecedor, mas achei bem interessante.

Acho que o carro que estavam usando no teste era uma 125i.

Alguém conhece esse equipamento?

Não sei se o som seria igual, mas tinha interesse em coloca-lo na 118i...

abs,

Rafael

Re: Escapamento esportivo (válvula)

MensagemEnviado: 12 Mai 2015, 17:21
por menezes800
Ah, aproveitando...também ouvi que uma das séries M, o som é simulado e sai dos auto falantes do carro.

Confere essa informação?

Re: Escapamento esportivo (válvula)

MensagemEnviado: 12 Mai 2015, 17:26
por loudenvier
Não conheço nada no aftermarket que se instale no escape, o que posso te dizer é que a minha 130i, as 135i e vários outros 6 cilindros da BMW tem uma válvula borboleta que opera AUTOMATICAMENTE durante a subida e descida de giro do carro. Fiz até um vídeo mostrando que a minha está aberta quando o carro está em ponto morto:

https://www.youtube.com/watch?v=1jlkyNZdKc8

Esta válvula se chega ao chegar nos 1500RPM para aumentar a "backpressure", o que aumenta o torque e se abre novamente em 2500RPM para aumentar a potência em alta, quando o torque é menos necessário. Ela também diminui o ruído do motor nesta faixa de 1500 a 2500RPM, mas não é o objetivo principal.

Quanto aos carros da série 'M' esta informação é imprecisa. Nos atuais turbo existe sim, síntese do som de motor nos autofalantes, que é controlável pelo sistema do carro. Isto porque deixaram de ser V10 para serem V8 e o pessoal quis manter o som de antes... Nos anteriores não existia isso. Isso, até onde sei, só ocorre nos Série 5 pra cima, logo o M3 não tem isso, nem o 1M...

Re: Escapamento esportivo (válvula)

MensagemEnviado: 13 Mai 2015, 18:23
por menezes800
Obrigado pelas explicações. ;)

Será que existe um programa para instalarmos esse sistema da série 5 pra cima nos serie 1?

Mesmo sendo simulado, seria bem legal ouvir esse ronco...

Re: Escapamento esportivo (válvula)

MensagemEnviado: 15 Mai 2015, 20:00
por guifurlan
Amigo, acho que intendi sua dúvida.
é um dispositivo que altera o ronco entre original e esportivo. quem eu vi uma vez que faz é o Giba escapamentos e se chama NOISE CHANGER

segue o exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=szAmIXW7ke4

como funciona:
https://www.youtube.com/watch?v=ChoLegEKXKc

abç

Re: Escapamento esportivo (válvula)

MensagemEnviado: 16 Mai 2015, 14:11
por loudenvier
Esse pessoal do GIBA é foda! Eles montaram uma 130i com escape duplo que ficou muito fodaaaaa!!!!

Re: Escapamento esportivo (válvula)

MensagemEnviado: 27 Mai 2015, 22:18
por menezes800

Re: Escapamento esportivo (válvula)

MensagemEnviado: 29 Ago 2016, 17:51
por CBarbiero
Alguem aqui fez isso no carro??? Estou interessado

Re: Escapamento esportivo (válvula)

MensagemEnviado: 29 Ago 2016, 22:25
por depacecel
Eu coloquei na minha 130, ficou muito show o ronco, não ficou com som de escape furado, ficou muito bacana.

Re: Escapamento esportivo (válvula)

MensagemEnviado: 30 Ago 2016, 09:03
por thiago96
Hoje em dia várias lojas que fazem escape colocam essa válvula... no meio do escapamento, eles fazem um Y.. de um lado o escape continua até o final e do outro o cano já acaba ali, quando a válvula esta fechada, fica silencioso e vai até o final.. quando aberta, sai por essa saída também e aumenta o barulho..

Eu já vi pessoalmente e não gostei.. com a válvula aberta parece que mais alto fica ali no meio do carro, não fica lá no final, na ponteira...

Tenho um na M235i com a válvula, mas é um escape que trouxe de fora, ela aberta ou fechada os dois canos vão até o final e não dá essa impressão do barulho sair no meio do carro...

Procura na internet sobre isso que tem bastante informação hoje em dia, e várias fotos de como é a montagem...

[]'s