Luz de injeção acesa 118i!!! (Solucionado)
Enviado: 11 Mar 2015, 11:52
Minha BMW 118i 2009/2010 está com 52500 km.
Li bastante no fórum sobre este problema mas gostaria da opinião de vocês.
Na última revisão comentei com o mecânico que a luz da injeção eletrônica acendia e apagava constantemente dependendo do posto onde eu abastecia. Finalizada a revisão, nada foi identificado e a recomendação foi aquela de praxe que lí em vários tópicos aqui também, abastecer com Podium algumas vezes pois poderia ser sujeira na SONDA LAMBDA e blá blá blá...
Rodei uns 2000km numa viagem longa, abasteci algumas vezes com Podium mas o problema persistiu e agora ela tá acesa direta. Liguei na concessionária e após longa conversa questionando sobre o LOG de códigos da revisão os caras cederam e acertei de passar lá e fazer um check sem custo. Novamente nada relacionado a problemas mecânicos foi identificado, o mecânico fez o reset e duas aceleradas depois acendeu a luz. Ele imprimiu o LOG de códigos, disse que era problema na sonda lambda(mas citou algo em relação a sensor de oxigênio) e que eu deveria trocá-la. Peguei o orçamento(R$1503,00 incluso serviço) junto com o LOG e falei pro cara que ia avaliar porque achei o valor bem alto.
Segue LOG dos eventos:
Código / Descrição / Km
002A56 / DME: aquecimento da sonda lambda posterior ao catalisador, função / 52140
002AFC / DME: sensor de pressão diferencial do coletor de admissão, sinal / 52230
002B15 / DME: sensor de pressão diferencial do coletor de admissão, plausabilidade / 52140
002B16 / DME: sensor de pressão diferencial do coletor de admissão, plausabilidade / 52200
002FD7 / DME: proteção contra manipulações EWS / 51320
O log veio nessa ordem de eventos, acho eu que devido o número do código, porque a ordem cronológica você pega pela KM. Lendo no fórum um problema parecido, um cara citou que não necessariamente é a sonda lamba e sim um sensor de pressão do diferencial.
COM ESSE LOG DÁ PRA TIRAR UMA CONCLUSÃO MELHOR DE QUAL SERIA A SUBSTITUIÇÃO NECESSÁRIA? ESSA PEÇA EU ENCONTRO EM OUTRO LUGAR POR UM VALOR RAZOÁVEL?
Apesar de não ocasionar nenhum defeito diretamente ao motor, ocorre que eu percebi uma queda na potência quando peguei a estrada.
Alguém indica uma mecânica boa em SP, Curitiba ou SC pra fazer esse serviço (tô com viagem marcada e posso parar em qualquer um desses cantos).
Tenho que trocar as pastilhas de freio e o sensor da traseira(já tá indicando 800km restantes). Eu ando meio pesado na BR e uso o freio pra caramba. Mas na concessionária o cara orçou R$771 das pastilhas e R$240 do sensor que eu também achei abusivo. E queria agradecer a galera já de antemão porque o fórum acaba abrindo a mente dos donos para não cair nessa arapuca das concessionárias.
Li bastante no fórum sobre este problema mas gostaria da opinião de vocês.
Na última revisão comentei com o mecânico que a luz da injeção eletrônica acendia e apagava constantemente dependendo do posto onde eu abastecia. Finalizada a revisão, nada foi identificado e a recomendação foi aquela de praxe que lí em vários tópicos aqui também, abastecer com Podium algumas vezes pois poderia ser sujeira na SONDA LAMBDA e blá blá blá...
Rodei uns 2000km numa viagem longa, abasteci algumas vezes com Podium mas o problema persistiu e agora ela tá acesa direta. Liguei na concessionária e após longa conversa questionando sobre o LOG de códigos da revisão os caras cederam e acertei de passar lá e fazer um check sem custo. Novamente nada relacionado a problemas mecânicos foi identificado, o mecânico fez o reset e duas aceleradas depois acendeu a luz. Ele imprimiu o LOG de códigos, disse que era problema na sonda lambda(mas citou algo em relação a sensor de oxigênio) e que eu deveria trocá-la. Peguei o orçamento(R$1503,00 incluso serviço) junto com o LOG e falei pro cara que ia avaliar porque achei o valor bem alto.
Segue LOG dos eventos:
Código / Descrição / Km
002A56 / DME: aquecimento da sonda lambda posterior ao catalisador, função / 52140
002AFC / DME: sensor de pressão diferencial do coletor de admissão, sinal / 52230
002B15 / DME: sensor de pressão diferencial do coletor de admissão, plausabilidade / 52140
002B16 / DME: sensor de pressão diferencial do coletor de admissão, plausabilidade / 52200
002FD7 / DME: proteção contra manipulações EWS / 51320
O log veio nessa ordem de eventos, acho eu que devido o número do código, porque a ordem cronológica você pega pela KM. Lendo no fórum um problema parecido, um cara citou que não necessariamente é a sonda lamba e sim um sensor de pressão do diferencial.
COM ESSE LOG DÁ PRA TIRAR UMA CONCLUSÃO MELHOR DE QUAL SERIA A SUBSTITUIÇÃO NECESSÁRIA? ESSA PEÇA EU ENCONTRO EM OUTRO LUGAR POR UM VALOR RAZOÁVEL?
Apesar de não ocasionar nenhum defeito diretamente ao motor, ocorre que eu percebi uma queda na potência quando peguei a estrada.
Alguém indica uma mecânica boa em SP, Curitiba ou SC pra fazer esse serviço (tô com viagem marcada e posso parar em qualquer um desses cantos).
Tenho que trocar as pastilhas de freio e o sensor da traseira(já tá indicando 800km restantes). Eu ando meio pesado na BR e uso o freio pra caramba. Mas na concessionária o cara orçou R$771 das pastilhas e R$240 do sensor que eu também achei abusivo. E queria agradecer a galera já de antemão porque o fórum acaba abrindo a mente dos donos para não cair nessa arapuca das concessionárias.