por FMF » 10 Mai 2015, 03:52
A minha 118, que é 12/12 e está com 51 mil km (está comigo desde os 10mil km), começou a aparecer a mensagem do grupo propulsor ontem. No meu caso, saí de manha e percebi que o carro estava mais fraco meio que "patinando" e como se estivesse querendo esquentar (como nos carros antigos a álcool), até aí nada de mensagem.
Voltei para casa e quando fui sair mais tarde apareceu a mensagem do propulsor.
Resolvi não sair com o carro, até para não correr o risco de ficar na rua.
Em razão do ocorrido, comecei a pensar o que poderia ser. Como meu carro estava na reserva, mas ainda com autonomia de 90 km, pensei que o problema poderia ser pouco combustível. À noite, resolvi colocar mais combustível e passados alguns minutos do abastecimento, a mensagem de erro sumiu. Porém, quando resolvi dar uma pisada mais forte, senti o carro "patinando" da 2ª pra 3ª marcha e aí a mensagem apareceu novamente no painel. Pouco depois, a mensagem sumiu novamente e andando bem tranquilo e no ECON, o carro parecia normal. Como eu tinha colocado menos de meio tanque, resolvi procurar um posto com a Podium para completar e assim, se livrar da mensagem. Mal saí do posto e a mensagem de erro voltou e não saiu mais até eu chegar em casa.
Pelo que vi de relatos dos usuários do fórum, o problema não é comum e a BMW não está conseguindo resolvê-lo.
No caso específico do meu carro, sempre fiz todas as manutenções em autorizadas da BMW (sendo a última delas no fim de fevereiro) e, por indicação do próprio consultor (que me disse que se não fosse a Podium, era para abastecer com a gasolina comum), abasteço com a gasolina comum, já que não é sempre que encontro a Podium e não posso ficar refém dela (aqui em SP mesmo, não é sempre que acho ela nos BR´s, no interior e litoral então, piorou). Também abasteço sempre em 2/3 postos que eu já conheço e confio e não fiz nada diferente disso ultimamente, tirando o fato de o carro ter ficado uns 3/4 dias sem uso (o que não é comum no meu caso). Antes da falha que aconteceu ontem, a minha 118, com exceção de uma lanterna queimada, nunca tinha me dado problema. Aliás, tinha viajado um dia antes e ela estava excelente na estrada. Meu carro, apesar dos 51 mil km, está praticamente novo.
Como relatado aqui, creio que um dos problemas pode ser o aumento da percentagem de álcool na gasolina, mas aí já não posso resolver né? Outra coisa que pensei, foi que várias 118 da geração anterior (com o motor 2.0) começavam a pipocar a partir dos 50 mil, mas não vi nada a respeito das novas cujo motor é o Prince. Será que os problemas recorrentes com o motor também serão recorrentes nas 1.6 turbo? A 118 é o melhor carro que já tive até hoje, mas se isso ficar acontecendo, não dá para ficar com o carro. Pego muita estrada e não pretendo ficar na mão.
Abs