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120ia: impressões ao dirigir

MensagemEnviado: 26 Ago 2014, 14:36
por Bruno Costa
Já relatei em alguns posts e tópicos sobre a vontade de comprar minha primeira BM. E como não disponho de muito $$$ para gastar com carro no momento, estava à procura de uma 118 ou 120ia, e considerando o custo benefício de ambos os modelos, especifiquei a procura de uma 120ia. Após dias lendo alguns anúncios encontrei a 120 do link abaixo, ano/modelo 2008/2009, com 49.100km, ao valor de R$ 52.900,00 à venda na css Toyotya de um município aqui do RJ. Ontem fui ver o carro e me surpreendi com seu estado de conservação: está como novo – à exceção de pequenas marcas na lataria típicas de um carro com 6 anos de uso, mas no geral, a pintura está ótima.
Porém, eis que após analisar e gostar do carro, fui fazer o teste de direção. Resultado: me surpreendi negativamente. Isso porque achei o carro com pouco fôlego, principalmente nas retomadas. Guiei pela Rodovia Presidente Dutra por um pequeno trecho e depois fui para o interior do bairro, onde testei suspensão, freios, e tudo parecia normal. E até mesmo o motor parecia em ordem, então acho que essa falta de fôlego trata-se de característica do modelo mesmo.

No mais, o carro é espetacular, principalmente o design, que é F***da demais, além do isolamento acústico, que me surpreendeu. Além do acabamento e sobriedade dos materiais, totalmente diferentes dos carros coreanos atuais, cujos instrumentos são todos azuis fortíssimos – acho de péssimo gosto.

Enfim, mesmo sabendo do problema com os retentores das válvulas e demais problemas ocorridos em razão da péssima gasolina que somos obrigados a comprar – e li relatos em outros fóruns que mesmo usando somente podium o carro começou a consumir óleo em demasia perto dos 60k rodados, ainda quero comprar uma 120ia, mas confesso que me decepcionei com esta que guiei. Não sei se foi porque eu criei uma expectativa de que seria mais empolgante, e tal... mesmo sabendo que o 2.0 aspirado não faz milagre. Até mesmo a tração traseira eu sequer percebi – eu nunca havia guiado uma BM.

O meu carro atual é um C4 automático, e quando abasteço com álcool e acionando o modo esportivo do câmbio o carro fica bem legal. Não sei se pelo costume, mas parece que meu carro tem mais força / explosão do que a 120 que andei, sei lá... pode ter sido a falta de costume em andar num carro com 6 marchas – no meu C4 é o famigerado AL4.

E a decepção foi maior porque sempre li que, após andar numa BM, sabe-se direitinho o porquê de se pagar mais pelo modelo. Claro, a 120 não é o exemplar que nos remete a uma BM verdadeiramente puro-sangue, mas pensei, sinceramente, que fosse mais empolgante.

Queria a opinião dos colegas que entendem do assunto, pois ainda quero pegar um modelo desses.

http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro ... 9-42636609

Re: 120ia: impressões ao dirigir

MensagemEnviado: 26 Ago 2014, 14:44
por loudenvier
Cara, se o seu C4 parece ter mais força que esta BMW 120i, duvide do estado desta BMW... Eu tinha um VTR manual, muito arisco, e ele é BEM mais gostoso de guiar que o mesmo motor no Pallas, por exemplo. O câmbio do C4 auto é um LIXO... será muito pior que o da BMW... Você não percebeu a operação fabulosa do câmbio BMW em relação ao do C4?

Note que a tração traseira perde mais potência que a dianteira do motor até as rodas, portanto o 120i deve ter menos potência nas rodas que o C4... o C4 tb tem o torque maior em 21.2kg contra 20.4 da BMW, mas o câmbio é tão ruim que o 0-100 do C4 é na casa dos 11s e o da BMW nos 9.5s...

Por isso eu acho que tem alguma coisa de errado nesta 120i...

Agora não espere um comportamento empolgante, porque não terá mesmo... Não é um carro para correr.

Re: 120ia: impressões ao dirigir

MensagemEnviado: 26 Ago 2014, 15:11
por Bruno Costa
Pois é, pode ser que haja algum problema com aquela 120ia. Mas não parecia, pois tanto o motor quanto o câmbio funcionaram sem qualquer anomalia aparente.

Quanto ao câmbio da BM, confesso que, em razão do curto período em que guei, não consegui perceber toda essa superioridade, mas percebi, obviamente, que é melhor, principalmente o escalonamento e passagem das marchas, tudo muito suave, quase que imperceptível não fosse o ronco do motor alterando o giro. E o meu C4 não é o pallas, e como no álcool fica com aproximadamente 22kgfm de torque e 151cv, e considerando o que você falou sobre a perda de potência na roda em decorrência da tração traseira, pode ser que, por isso, eu tenha tido a impressão de mais força do C4.

Re: 120ia: impressões ao dirigir

MensagemEnviado: 26 Ago 2014, 15:30
por loudenvier

Re: 120ia: impressões ao dirigir

MensagemEnviado: 26 Ago 2014, 15:52
por Bruno Costa

Re: 120ia: impressões ao dirigir

MensagemEnviado: 27 Ago 2014, 01:20
por thiagobmw120i
Amigo!

Seu relato está estranho! Esse carro deve ter algum problema!

Tenho uma 120ia 2008, são 156 cv! Ela entrega o esperado para um motor com essa cavalaria!

Abraço!

Re: 120ia: impressões ao dirigir

MensagemEnviado: 27 Ago 2014, 10:41
por loudenvier

Re: 120ia: impressões ao dirigir

MensagemEnviado: 27 Ago 2014, 10:54
por gnad46

Re: 120ia: impressões ao dirigir

MensagemEnviado: 27 Ago 2014, 11:16
por Bruno Costa

Re: 120ia: impressões ao dirigir

MensagemEnviado: 21 Set 2014, 19:26
por Rafael Fonseca
Amigo comprei justamente esse carro em questão, e posso dizer que você ficou um pouco equivocado quanto ao dezempenho,pois o carro está 100%. Já andei em outras BMs 120 e não tem diferença alguma. Abraços!!