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Performance BMW 130i Steptronic

MensagemEnviado: 22 Jul 2014, 16:32
por loudenvier
Pessoal, acabei de voltar da rua onde fiz as medições de 0-100 na minha BMW 130i. Fiquei bem empolgado!!! Usei o TORQUE + conector OBDII para medir a velocidade real do veículo. Agora, vocês não imaginam a dificuldade que é fazer a tomada de velocidade do 0-100 corretamente com uma BMW com Steptronic. Olha só as combinações possíveis:

Controle de tração:
DTC ON (tecle 1 vez no DTC: para pisos escorregadios, dizem que dá mais performance)
DSC OFF (stability control off: você tem que controlar a derrapagem: tecle demoradamente no DTC até desligar o DSC completamente)

DTC é uma subfunção do DSC!!!

Modo do câmbio
DS auto (o steptronic faz as mudanças para você)
DS M1 (usando o manual saindo de 1a marcha)
DS M2 (usando o manual saindo de 2a marcha)

Temos então 2 x 3 = 6 modos diferentes de arrancadas

Mas temos ainda outro fator: a pré-aceleração usando o freio durante a arrancada. Você deve subir o giro até uma faixa otimizada e soltar o freio. Eu testei até os 2.000, 2.500 e 1.800 RPM... mas não tenho como falar qual foi o melhor, porque eu precisaria fazer tudo isto anotando cada uma das tomadas, e, o mesmo tipo de tomada tem até .5s de diferença se der qualquer merda durante a execução (DTC acionar, kick-down baixar uma marcha, etc.)

Como o Torque bate a velocidade com o GPS também (além da velocidade real do OBDII) a medição é bem precisa...

1) 6.98s (DTC ON + DS AUTO + 2000RPM)
2) 7.28s (DSC OFF + DS M1 + 2000RPM) [derrapei por quase 1s]
3) 6.72s (DSC OFF + DS M2 + 1800RMP)
4) 6.73s (DTC ON + DS auto + 2000RPM) [igual à primeira, provavelmente não destracionou na largada, devo ter saído com mais de 2000 na primeira, ou menos de 2000 nessa)
5) 6.32s (DTC ON + DS auto + 1800RPM) [foi simplesmente PERFEITA arrancada, não destracionou nada... eu ri já na saída)
6) 6.54s (DSC OFF + DS M1 + 1500RPM) [acabou derrapando na largada, é muito difícil controlar sem embreagem!)
7) 6.75s (DSC OFF + DS M1 + 1500RPM) [sei lá o que deu errado]
8) 7.30s (DSC OFF + DS AUTO + 1500RPM) [controlei a derrapagem, mas quando comecei a pisar mais forte o carro fez kick-down e desceu uma marcha no meio da tomada)

Bom, o interessante é que descobri que meu carro é BEM mais rápido do que eu imaginava, pois achava que o Steptronic diminuiria em muito o 0-100 (tanto que nunca parei pra medir antes). Tinha acreditado em informações que com nossa gasolina, mesmo PODIUM, por ter 25% de álcool, que a potência não seria a mesma lá de fora, que o tempo seria perto dos 6,9s, etc.

Como consegui 6,32s no auto, tenho quase certeza que consigo baixar pelo menos 1s, ou 1,5s disso quando acertar uma saída com DTC OFF e no manual)

(este post foi colocado originalmente em outro tópico e duplicado aqui para evitar roubar o outro tópico!)

EDIT: Vídeo com meu melhor tempo:

Mais uma tomada de Shell V-POWER NITRO+ agora com o tanque pela metade... Já estou a 0.07s da PODIUM huaauhuahu (ou seja: nenhuma diferença significativa)

https://www.youtube.com/watch?v=Siv7NnfwxJ8

Re: Performanca BMW 130i steptronic

MensagemEnviado: 22 Jul 2014, 17:16
por egennari
Fala Loudenvier,

Mais uma vez parabéns!!!

A 130i provando o que todo mundo já sabe......o carro é forte mesmo!!! Mesmo com esse lixo de E25 +gasol que somos obrigados a usar!!

Abração!

Re: Performanca BMW 130i steptronic

MensagemEnviado: 22 Jul 2014, 17:43
por loudenvier

Re: Performanca BMW 130i steptronic

MensagemEnviado: 22 Jul 2014, 18:15
por loudenvier
Vídeos de algumas tomadas ruins mostrando a dificuldade de acertar o tempo com o Steptronic:

https://www.youtube.com/watch?v=pSMzAkf ... e=youtu.be (6.987s - DTC 1 CLICK + M1 + 2000RPM) me ferrei na aceleração inicial e o DTC acionou...

https://www.youtube.com/watch?v=m58g0AEETnQ (6.83s - DTC OFF + DS + ????RPM - o celular não filmou)

Nota: eu editei o vídeo, frame à frame, até chegar no momento que o ponteiro de velocidade começa a mexer, aí voltei 2 frames e cortei pra trás e então coloquei o cronômetro... Assim qualqeur um pode usar pausa para parar o vídeo no 100km/h e ver o valor do cronômetro.. Melhor baixar e usar o VLC Player, para avançar quadro a quadro!

Re: Performanca BMW 130i steptronic

MensagemEnviado: 23 Jul 2014, 00:15
por thiagobmw120i
Parabéns pela matéria!

Re: Performanca BMW 130i steptronic

MensagemEnviado: 23 Jul 2014, 00:17
por loudenvier
Mais um vídeo mostrando como é difícil arrancar com o Steptronic e as diferentes configurações de DTC... Vocês notarão que estou ficando fera em colocar cronômetros agora, baixei o Movie Studio Platinnum e aprendi a criar máscaras, overlays, timecodes... Nada que ócio não crie! Tem duas tomadas de tempo, a primeira eu ferro tudo... a segunda é melhor em 6.542s.... O vídeo foi cortado logo depois pois recebi uma ligação telefônica, então copiei a última frame do vídeo e a mantive congelada para vocês poderem ler o valor... Acho que consigo chegar nos 6.1s!!!

https://www.youtube.com/watch?v=CURSHJ1nEa0

(eu fiz outra versão com o frame final mais longo da última tomada, mas não dá para substituir no youtube e não tô com saco de subir de novo... Deu 6.542s... é só dar pausa perto do final!!!)

Re: Performanca BMW 130i steptronic

MensagemEnviado: 23 Jul 2014, 00:26
por thiagobmw120i
Boa garoto!!!!

Re: Performanca BMW 130i steptronic

MensagemEnviado: 23 Jul 2014, 12:43
por felipe teixeira
Anda bem também hein .... meus deus !

Re: Performance BMW 130i Steptronic

MensagemEnviado: 23 Jul 2014, 23:58
por loudenvier
Esse vídeo aqui obviamente não é meu, mas é ALUCINANTE... A BMW 130i correndo contra o Subaru WRX 2008:

https://www.youtube.com/watch?v=OdQCSE_k59g

(Não sei se esse subaru era já o de 275cv ou o de 230cv...)

Re: Performance BMW 130i Steptronic

MensagemEnviado: 24 Jul 2014, 08:45
por PilotMartyMcFly
loudenvier, muito bacana. Parabéns pelos testes cara.

Você usa algum filtro esportivo?

Agora, dentre todas as opções que você testou...qual é a que você acha que se adéqua melhor em uma puxada de 0-100?

1º - DTC on (que é muito usado para trafegar em lama ou neve)
2º - DSC off (todos os controles desligados)
3º - Manter um pé no acelerador e outro no freio para subir o giro entre 2.000 e 3.000 RPM antes de arrancar.
4º - Deixar o câmbio em modo manual ao invés do automático DS
5º - Deixar tudo normal e arrancar.

Será que dá muita diferença entre uma coisa e outra? De todas essas arrancadas que você fez, qual é a melhor performance?

Estou querendo baixar um programinha tb para testar, só que não pára de chover em Ctba, aí não dá. rs