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viewtopic.php?f=10&t=2093E leia até o final, porque tem várias pessoas indicando a troca, mas eu, que sou terminantemente contra a troca do óleo, respondi só mais para o final.
O óleo é VITALÍCIO, ou seja, dura o mesmo tempo de vida do seu câmbio. É totalmente selado. Abrir é um risco. Manutenção preventiva não é indicada. Há relatos de pessoas que têm problema com o câmbio e nunca abriram, como pessoas que acabam tendo logo depois de fazer "manutenção preventiva". Em foruns em inglês não há unanimidade, exceto que para mexer tem que ser alguém ESPECIALIZADO, com equipamento ESPECÍFICO, para tirar TODO o óleo, inclusive do conversor de torque, trocar os filtros, etc. Mas mesmo assim, muita gente diz que isto faz mais mal do que bem, e acaba soltando impurezas que com o novo óleo acabam afetando solenoides, o conversor de torque, e tudo mais, causando uma falha pouco tempo (até 1 ano) após a "manutenção preventiva".
O tempo de vida esperado da transmissão é de 160.000 KM, muitos chegam até 250.000KM...
Eu não mexo na minha, à menos que comece a dar indicação de problema no câmbio. Aí, então, já compro um kit para substituir solenoides, filtros, retentores e levo em algum especialista (NUNCA NA BMW, só tem incompetente lá).
Uma das informações que já li:
"A BMW specialist in London advised NOT to tinker with the 'box at all, saying disturbance of internal magnets could result in accelerated wear and damage from the release of debris from the magnets. Various internet forums offer no clearer picture from experience, with some saying don’t touch it, while others warn of difficulties."