Boa noite, Srs!
Tenho um 120i 2009 há 7 meses, comprei pouco rodado, tudo certinho, nem pneus haviam sido trocados ainda.
Sempre questionei o comportamento desse cambio steptronic, porque a meu ver, ele hesitava demais.
Cheguei até a contribuir em um post de um colega aqui, que questionava exatamente o comportamento do cambio.
Pois bem, pesquisa daqui e ali, achei muita coisa sobre reprogramação/update, enfim.
Acabei encontrando um post que orientava como fazer um suposto reset do cambio, para que assim, após esse procedimento, ele voltasse ao mapa standard de fábrica, e aprendesse então o seu modo de dirigir.
O procedimento é simples:
1.Ligar a parte elétrica do carro apertando o botão com a chave conectada, mas sem pisar no freio (sem dar a partida no motor).
2. Pressionar o acelerador até o fundo por 25 segundos, desligar o carro sem tirar o pé do acelerador, para então tirar o pé.
3. Aguardar 2 minutos, e dar a partida normalmente.
Meio desconfiado, mas como não custava tentar, eu tentei.
De fato o carro mudou, no post tem gente dizendo que na verdade, esse procedimento faz é a calibração do pedal do acelerador, ou seja, não é exatamente o cambio, mas que algo mudou realmente no meu carro, isso mudou.
Piso bem menos no acelerador, e as respostas ficaram mais rápidas, saí da minha garagem, e logo na saída (rampa), já era visível o comportamento diferente do curso no pedal.
Dirigi por uns 10 minutos, e realmente houve mudanças de comportamento.
No meu caso (que comprei o carro usado), eu senti muita diferença, haja vista que quando eu o comprei, obviamente o carro já acompanhava o jeito de dirigir de uma outra pessoa.
Os cambios automaticos hoje em dia são adaptativos.
Então, pode ser que nos casos dos carros que sempre foram somente de um dono, caso se faça o teste, pode ser que o dono não perceba muita coisa, enfim.
Não foi efeito placebo.
O post é gringo.
http://www.e90post.com/forums/showthrea ... rbox+reset
Achei bastante interessante, e resolvi compartilhar.
Se é repost, podem excluir.
Abraço!