Problema Grande a ser evitado 118i
Enviado: 13 Set 2018, 16:37
Boa tarde bimmers!
Gostaria de compartilhar um perrengue que venho passando a fim de evitar que vocês se protejam e não passem também. (Antes de postar, procurei referências sobre este problema no fórum e não encontrei, caso assunto já seja tratado, favor desconsiderar).
Bom, tenho uma 118i (2009/2010), que acabou de completar 60k km, sempre muito bem cuidada, carro de final de semana. Dois meses atrás, constatei que estava começando a gotejar óleo embaixo do carro, levei no mecânico de confiança e constatou que o vazamento estava ocorrendo principalmente através da junta da tampa do cabeçote e suadores iniciais nas vedações da bomba de vácuo de óleo, da bomba de óleo (cárter) e da bomba d'água. (Já achei estranho pois não vi nenhum relato de alguém que precisou trocar essas juntas com 60.000 km, ok). Encomendei e recebi as peças e quando fui levá-lo ao mecânico novamente, suspeitou do motor estar rajando, me aconselhou completar com óleo e caso o barulho persistisse pensar em retífica. Achei um absurdo, que ele estava delirando, pois mesmo sabendo que estava vazando óleo, haveria de ser muito pouco, sendo que NENHUMA vez a luz de óleo acendeu. Bom, segui as instruções, fui completar um litro por vez e para a minha surpresa coloquei 5 litros! (Considero um erro de projeto, o sensor simplesmente mostrar que o nível está abaixo do normal somente 1L). Fui colocando e nada do nível subir! Lembrando que nenhuma vez acendeu a luz de óleo no painel. Andei um pouco com o carro e para a minha decepção, o barulho não sumiu! Levei novamente no mecânico, ele abriu a tampa do cabeçote e viu que o comando das válvulas de admissão estava todo comido. Perguntei como seria possível resultar num problema tão grande, sem ao menos o indicador de óleo no painel não acender!? Me explicou que apesar do vazamento pressão do óleo como provavelmente ainda estava nos níveis adequados, não foi suficiente para acionar o alerta. Fiquei muito decepcionado, pois sempre fui muito cuidadoso com o carro além de rodar muito pouco e só estava no aguardo das peças chegarem para realizar a manutenção. Agora estou no prejuízo muito grande que uma simples troca de juntas, terei que substituir o comando das válvulas de admissão e possivelmente os balancins e mancais, sendo que o sensor de óleo poderia ter me livrado dessa. O motor estava rajando baixinho, por sorte não acabou pegando o outro comando, anéis de pistão, bielas, virabrequim, etc, comprometendo grande parte do motor. Fica aqui minha sugestão, de mesmo não acusar aviso de óleo, SEMPRE verificar pelo sensor e só sossegar quando o mostrador de óleo estiver no nível ideal, a diferença pequena do nível pode na realidade ocultar uma grande perda de óleo. E claro, minha decepção com um carro com tanta tecnologia, sensores, etc, não conseguir proteger o motor de um problema tão simples, mas muito grave.
Gostaria de compartilhar um perrengue que venho passando a fim de evitar que vocês se protejam e não passem também. (Antes de postar, procurei referências sobre este problema no fórum e não encontrei, caso assunto já seja tratado, favor desconsiderar).
Bom, tenho uma 118i (2009/2010), que acabou de completar 60k km, sempre muito bem cuidada, carro de final de semana. Dois meses atrás, constatei que estava começando a gotejar óleo embaixo do carro, levei no mecânico de confiança e constatou que o vazamento estava ocorrendo principalmente através da junta da tampa do cabeçote e suadores iniciais nas vedações da bomba de vácuo de óleo, da bomba de óleo (cárter) e da bomba d'água. (Já achei estranho pois não vi nenhum relato de alguém que precisou trocar essas juntas com 60.000 km, ok). Encomendei e recebi as peças e quando fui levá-lo ao mecânico novamente, suspeitou do motor estar rajando, me aconselhou completar com óleo e caso o barulho persistisse pensar em retífica. Achei um absurdo, que ele estava delirando, pois mesmo sabendo que estava vazando óleo, haveria de ser muito pouco, sendo que NENHUMA vez a luz de óleo acendeu. Bom, segui as instruções, fui completar um litro por vez e para a minha surpresa coloquei 5 litros! (Considero um erro de projeto, o sensor simplesmente mostrar que o nível está abaixo do normal somente 1L). Fui colocando e nada do nível subir! Lembrando que nenhuma vez acendeu a luz de óleo no painel. Andei um pouco com o carro e para a minha decepção, o barulho não sumiu! Levei novamente no mecânico, ele abriu a tampa do cabeçote e viu que o comando das válvulas de admissão estava todo comido. Perguntei como seria possível resultar num problema tão grande, sem ao menos o indicador de óleo no painel não acender!? Me explicou que apesar do vazamento pressão do óleo como provavelmente ainda estava nos níveis adequados, não foi suficiente para acionar o alerta. Fiquei muito decepcionado, pois sempre fui muito cuidadoso com o carro além de rodar muito pouco e só estava no aguardo das peças chegarem para realizar a manutenção. Agora estou no prejuízo muito grande que uma simples troca de juntas, terei que substituir o comando das válvulas de admissão e possivelmente os balancins e mancais, sendo que o sensor de óleo poderia ter me livrado dessa. O motor estava rajando baixinho, por sorte não acabou pegando o outro comando, anéis de pistão, bielas, virabrequim, etc, comprometendo grande parte do motor. Fica aqui minha sugestão, de mesmo não acusar aviso de óleo, SEMPRE verificar pelo sensor e só sossegar quando o mostrador de óleo estiver no nível ideal, a diferença pequena do nível pode na realidade ocultar uma grande perda de óleo. E claro, minha decepção com um carro com tanta tecnologia, sensores, etc, não conseguir proteger o motor de um problema tão simples, mas muito grave.