Boa tarde pessoal,
Essa semana fazendo uma "inspeção" no carro antes de sair de casa notei que o pneu traseiro direito estava completamente gasto no lado de dentro, fiquei assustado com o tanto de desgaste que havia ocorrido e a primeira coisa que veio na cabeça foi "PQP, o alinhamento se foi completamente!".
Pneu: Kumho Ecsta KU31 runflat (205/55/R16)
Carro: BMW 118i E87
O último alinhamento e balanceamento havia sido feito 4000 km atrás na Dpaschoal, desses 4000 km rodados aproximadamente 3000 foram em rodovias excelentes (Castelo Branco e Marechal Rondon), o carro não sofreu nenhuma pancada e não passou por nenhum buraco absurdo que pudesse acabar com o alinhamento dessa maneira.
Em todo caso levei o carro imediatamente para verificar o alinhamento e pra minha surpresa estava perfeito, os valores estavam exatamente os mesmos do último alinhamento 4000km atrás, não havia mudado nada! Pedi para darem uma checada na suspensão em busca de algo quebrado, solto, folga e etc e também não encontraram absolutamente nada.
Saindo de lá levei na oficina que faço as revisões, colocaram o carro no alinhador deles e os valores continuavam exatamente os mesmos, carro perfeitamente alinhado. Checaram tudo que era possível na suspensão e também não encontraram absolutamente nada que pudesse afetar isso sem que perdesse o alinhamento.
Estando a suspensão OK, alinhamento OK, alguém tem idéia do que pode ocasionar isso num pneu?? Defeito de fabricação? Alguém passou por algo parecido?
O pneu traseiro esquerdo está perfeito, os dianteiros idem, isso aconteceu somente no traseiro direito.
Como uso muito o carro em rodovia fiquei com medo de continuar rodando com o pneu desse jeito e montei um outro meia vida que tinha guardado aqui em casa. Na desmontagem e no interior não havia nada de anormal também.
Nas fotos é possível notar que o pneu está bastante ondulado / abaulado na banda de rodagem, está com 12.000 km desde a instalação, era bem novo!
Seguem as fotos:
Pneu traseiro esquerdo, sem nenhum gasto anormal:
Muito obrigado!!